Goiânia, 07 de novembro de 2005.

A ACADEMIA COMO ESPAÇO DE FORMAÇAO POLÍTICA DO ACADÊMICO DE ENFERMAGEM

Maria Lígia dos Reis Bellaguarda

Helga Regina Bresciani

INTRODUÇÃO: Numa luta para se atingir um status profissional, a Enfermagem vem consolidando seu corpo de conhecimento e fazendo ser reconhecido seu espaço. Na academia, o espaço de formação política tem sua possibilidade, principalmente, durante as disciplinas de História, Filosofia, Teorias de Enfermagem e nas disciplinas de Organização e Gerenciamento. Atrelado a todo este conhecimento os demais conteúdos que intensificam a formação acadêmica. Momentos específicos marcam a vida estudantil, mas nenhum é mais significante que aquele em que os acadêmicos estão unidos, fortalecidos em prol de uma causa política, de demarcação de espaços. Este trabalho tem o OBJETIVO de relatar a experiência vivida no Curso de Graduação em Enfermagem da Universidade do Vale do Itajaí - Campus Biguaçu, do ponto de vista das docentes, quando das discussões contra o Ato Médico, em que os acadêmicos se mostraram comprometidos com as causas da categoria. Ao se considerar um relato de experiência a METODOLOGIA utilizada foi à observação participante das autoras, durante todo o processo em que os acadêmicos se organizaram sob o direcionamento do Centro Acadêmico e se encaminharam como unidade, como escola e com a determinada correspondência político-ideológica à discussão. Munidos de cartazes, faixas e vestidos de preto como forma de representar a negação a uma atitude de exclusão de tantas categorias para a garantia de uma hegemonia que não tem mais espaço e valor. Como RESULTADOS de toda a participação e ação contra o ato médico, se obteve um sentimento de compromisso e cumplicidade. Um empenho em chegar a um só resultado, ao impedimento de uma categoria se sobrepor sobre tantas outras, em caráter de superioridade e poder. A população, neste estudo, o acadêmico de Enfermagem foi o ator histórico mais importante neste cenário de luta para consolidação do espaço profissional. A academia, ao abrir para discussão o ato médico possibilitou à formação acadêmica a prática da cidadania oportunizando um exercício político ativo. CONSIDERAÇÕES: Considera-se imperativo no curso da formação acadêmica que os docentes tenham atitudes coerentes com seus discursos, para que não sejam apenas teóricos, mas caracterizados na identidade profissional de cada um, em suas atitudes, em seus conteúdos. O espaço acadêmico é rico em diversidades, em pensamentos e atos ideológicos, no entanto a força argumentativa dos alunos vem da riqueza vivida nas oportunidades oferecidas no âmbito da Universidade.

Correspondência para: Maria Lígia dos Reis Bellaguarda, e-mail: bellaguarda@univali.br