Goiânia, 07 de novembro de 2005.

APRENDENDO E ENSINANDO COM ARCO DA PROBLEMATIZAÇÃO

Cleonete Elena Argenta

Eleonora Cristina Luz Stocco

Janelice de Azevedo Neves Bastiani

Os enfrentamentamentos que se impõem à educação profissional, principalmente no setor da saúde, impulsionaram a trabalhar a metodologia problematizadora, para com base em nossas vivências em sala de aula com os educandos, avançássemos na aplicação e desenvolvimento da metodologia, utilizando o Arco de Charles Maguerez, como referencial do ensino por meio de situações – problemas observadas na realidade do trabalho dos educandos, e para a utilização do planejamento participativo e a efetiva construção coletiva do saber no processo ensino – aprendizagem. Propomos aos educandos que junto as facilitadoras, fossem autores, atores e diretores do ato educativo, numa atitude dialógica de visualização da realidade, questionamentos críticos para resolução dos problemas apontados. E desta forma promover a ampliação da visão do mundo, desempenhando o papel de senhores de nossos próprios atos e responsáveis pela construção de nossa história. Os objetivos são: Aprimorar a utilização da metodologia da problematização nos cursos profissionalizantes da Escola de Formação em Saúde. Fazer da descoberta uma construção coletiva. Desenvolver no educando e no facilitador, a capacidade de observação e de intervenção na realidade, possibilitando mudanças no seu processo de trabalho e de educar. O ponto de partida para o desenvolvimento da metodologia ocorre a partir da observação da realidade. Os educandos, durante uma semana farão um estranhamento do seu local de trabalho, registrando em um “diário” aquelas situações que no entender do educando são geradoras de situações - problemas que de alguma forma interferem no processo de trabalho. Para facilitar o desenvolvimento das bases tecnológicas, de conhecimento dos alunos, eles optaram por iniciar desvelando os problemas relacionados à saúde do adulto e do idoso. Ao refletirem sobre o porquê dos problemas os educandos percebem o quanto ainda precisam aprender para desenvolverem autonomia e competência e levantam uma série de conteúdos para serem aprendidos, ao mesmo tempo em que sugerem estratégias de aprendizagem. Formar vai muito mais além do que informar, formar é educar para a vida, é preparar o homem para o mundo, é agregar valores, é mudar comportamento e atitudes.

Correspondência para: Cleonete Elena Argenta, e-mail: cleonete@saúde.sc.gov.br