Goiânia, 07 de novembro de 2005.

FALANDO DE INFECÇÃO HOSPITALAR NO ENSINO CLÍNICO DE SAÚDE DO ADULTO

Argelda Maria Cortes Guimarães

Cecilia de Lourdes Eugênio Bernardo

INTRODUÇÃO A infecção Hospitalar (IH) continua sendo importante problema de saúde pública no Brasil e no mundo, constituindo uma das principais causas de morbidade e de mortalidade associada a pessoas que se submetem a procedimentos clínicos de assistência, e reforçado por trabalhos científicos que mencionam a não adesão dos profissionais da área de saúde às medidas de prevenção, portanto merecedora de atenção constante Como enfermeiras preocupadas com esta problemática e docentes empenhadas com o ensino corroboramos com o conceito dado por Sant'Ana et al sobre o ato de ensinar "ações,processos ou comportamentos planejados pelo professor, para colocar o aluno em contato direto com objetos,fatos ou fenômenos que o possibilitem a modificar sua conduta em função dos objetivos previstos, devendo incluir atividade que possibilite a ocorrência de aprendizagem como um processo dinâmico". A partir disto, incluímos no programa da Disciplina de Saúde do Adulto temas relacionados à IH, com estratégias diversas, com vistas a obtermos maior interação dos graduandos com o referido tema e reconhecimento da importância de atuação do profissional enfermeiro. OBJETIVO Relatar uma experiência sobre o ensino dos graduandos de enfermagem em relação a conceitos de IH, formação da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) e atribuições do enfermeiro neste serviço no ensino clínico do bloco operatório que faz parte da Disciplina de Saúde do Adulto. MÉTODO A implantação das noções de IH ocorreu em agosto de 2004, no início das atividades de ensino clínico. O conteúdo teórico introdutório foi baseado no programa oferecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) composto por uma série de 5 cadernos que foram adequados à realidade local, complementado conforme sugestão da própria ANVISA. O conteúdo específico foi ministrado nos tres primeiros dias de aula, totalizando uma carga horária de 18 horas e no último dia houve a participação das enfermeiras da CCiH do Hospital. Ao término do conteúdo foi distribuído um instrumento de avaliação aos discentes,aplicação de uma escala de Likert. RESULTADO os alunos avaliaram o conteúdo como abrangente,carga horária suficiente,atual, pertinente e destacando as estratégias pedagógicas como diversificadas. CONSIDERAÇÕES FINAIS Acreditamos que ao relatar a nossa experiência estamos exercitando a reflexão do fazer em enfermagem e testando novas formas de abordagem de conteúdos específicos,mesmo com uma carga horária reduzida.

Correspondência para: Argelda Maria Cortes Guimarães, e-mail: argelda@itelefonica.com.br