Goiânia, 07 de novembro de 2005.

AVALIAÇÃO DO DESEMPENHO DOS AGENTES COMUNITÁRIOS DE SAÚDE (ACS)

Mayra Helena Kock

Os Agentes Comunitários de Saúde (ACS), elo entre Unidades de Saúde da Família (USF) e comunidade, representam o Sistema Único de Saúde (SUS) nas residências dos usuários. E como representantes de um grande sistema, devem ter perfil pessoal compatível com o propósito dos seus programas. Para garantir que o sistema funcione adequadamente, é imprescindível que se dê atenção especial aos processos seletivos e que seja analisado periodicamente o desempenho de cada profissional. Com este trabalho têm-se como objetivo avaliar o desempenho dos ACS atuantes e traçar o perfil dos mesmos. Esta pesquisa foi realizada em quatro USF do bairro Jardim Paraíso na cidade de Joinville – SC. Foram realizadas entrevistas com a comunidade tendo como objetivo avaliar o desempenho dos ACS, ao total foram entrevistados 66 moradores da área de abrangência das USF. Realizado também coleta de dados, com os ACS, que teve como objetivo avaliar o perfil dos ACS atuantes nestas equipes. Estes com auxílio de instrumentos previamente elaborados. Percebeu-se através da opinião dos residentes da área de abrangência das USF, que a atuação dos profissionais se dá de forma diferente ao preconizado pelo Ministério da Saúde (MS), principalmente ao que se refere à freqüência de visitas e acompanhamento às residências, Referente ao perfil dos ACS, viu-se que 100% são mulheres, com idade entre 19 a 54 anos, referem como características pessoais principais comprometimento, responsabilidade, timidez e ansiedade. Percebe-se que, para o SUS ser entendido como um sistema de qualidade, o ACS, assim como toda a equipe do PSF, deve ter perfil compatível com sua atividade profissional. O ACS deve ter além de outras características, responsabilidade e comprometimento, pois desta forma fará suas atividades com maior qualidade, de forma humanizada, satisfazendo o cliente. Deve-se pensar também a possibilidade de avaliações periódicas do desempenho destes profissionais, assim como de toda equipe, verificando a qualidade percebida pelo usuário e referida pela equipe, favorecendo assim atuações de melhor qualidade e eficiência.

Correspondência para: Mayra Helena Kock, e-mail:

mayra.h@terra.com.br