Goiânia, 07 de novembro de 2005.

TROCA DE SABERES: ACADÊMICOS DE ENFERMAGEM E COMUNIDADE

Andre Wetmann

Fabiana Aparecida Gomes

Regina Carla Gottardi

Muitas vezes o ensino superior cria um distanciamento entre o espaço universitário e a realidade social, favorecendo a formação de acadêmicos “alienados” e distantes do seu campo de atuação que é a sociedade. No curso de enfermagem, por exemplo, ocorrem disciplinas básicas que orientam os futuros enfermeiros sobre saúde e saneamento, os mesmos são estimulados a realizar pesquisas produzindo conhecimento, todas estas ações, na maioria das vezes, ficam restritas a apresentações em sala de aula não ultrapassando os muros da faculdade. Tentando modificar essa realidade foi proposto em 2005/01, aos alunos do 3º período um trabalho, na disciplina de Microbiologia & Parasitologia, do curso de Enfermagem da Faculdade Guaraí, na qual os mesmos tiveram a oportunidade de levar para além dos limites da faculdade os resultados de um trabalho acadêmico. Nesta região a falta de informação é presente na sociedade, os moradores se esquecem de ações simples e básicas de profilaxia das doenças causadas por protozoários. Esta atividade teve a intenção de oportunizar o desenvolvimento acadêmico dos alunos do curso de enfermagem da FAG, e realizar um trabalho de extensão universitária, na qual observou-se que esses deixaram uma postura de atuação passiva no processo de ensino e aprendizagem para se tornarem cada vez mais ativos e construtores do próprio conhecimento, desencadeando assim, um processo de integração junto à comunidade. O projeto foi desenvolvido em cinco encontros programados, sendo o primeiro em sala de aula, na faculdade, com a apresentação de trabalhos, nesta etapa foi realizada uma avaliação e redimensionamento das informações. Antes dos encontros os alunos elaboraram material explicativo das doenças, seus cuidados e tratamento, dessa maneira foi construído um folder na gráfica que foi distribuído nas escolas para os alunos e pais no momento das apresentações. As escolas atendidas foram E. E. Antônio Alencar para alunos da EJA, nível médio no período noturno, E. E. Serra na cidade de Colméia-TO, E. M. Leôncio Miranda e E. E. Irineu Albano. Após término das atividades do projeto, os alunos participantes responderam uma pesquisa que tinha como intenção saber o grau de satisfação na realização deste projeto, 89% afirmaram ter aprovado a iniciativa, alegando que tiveram melhor aproveitamento do conteúdo estudado ao interagir com a comunidade, ao invés de apresentá-lo somente aos colegas em sala de aula como de costume.

Correspondência para: Andre Wetmann, e-mail: wetmann@ig.com.br