Goiânia, 07 de novembro de 2005.

A PERCEPÇÃO DA FAMÍLIA SOBRE O TRATAMENTO NO CAPS

Elza Lima da Silva

Aline Sharlon Maciel Batista Ramos

Aline Lima Pestana

Maria Teresa Martins Viveiros

Júlia Francisca Saraiva Pinheiro

Minela Irena V. Melo

INTRODUÇÃO: O Movimento Brasileiro de Reforma Psiquiátrica surgiu no Brasil nos anos 80, como um novo modelo de assistência que desistitucionalizasse os portadores de transtornos mentais, eliminando o aparato manicomial. Neste contexto, o CAPS surge como um novo dispositivo de assistência em psiquiatria, na forma de um serviço extra-hospitalar que trata indivíduos, permitindo, a partir de atividades diárias, a interação família-instituição, a inserção de pacientes em novas redes sociais. OBJETIVO: Conhecer a percepção dos familiares sobre o CAPS. METODOLOGIA: Trata-se de um estudo descritivo, de natureza qualitativa, realizado no CAPS Bacelar Viana em São Luís-MA, no período de 11 a 29m de julho de 2005, tendo como população os familiares de pacientes que participam das atividades do CAPS. Para a coleta de dados foi utilizado um questionário semi-estruturado. RESULTADOS: Entrevistamos 20 familiares dos pacientes. Para estes o CAPS significa um local de recuperação, que possibilita a ressocialização do paciente psiquiátrico. Para estes o CAPS oferece como principais vantagens a realização de oficinas terapêuticas com cursos profissionalizantes, que possibilita aos pacientes apreender uma nova profissão, além da regularidade das refeições e medicamentos. Entre as principais desvantagens estão a falta de transporte próprio e a localização do CAPS, distante da moradia dos pacientes. Os entrevistados sugeriram para a melhoria do atendimento no CAPS o aumento do número de funcionários, o que significaria mais atenção aos clientes e a aquisição de um meio de transporte, para que os mesmos voltassem para suas residências em segurança. CONCLUSÕES: Após as análises das entrevistas dos familiares, foi possível perceber a importância do CAPS na recuperação do paciente psiquiátrico, bem como a estreita relação que se forma entre família, pacientes e profissionais durante a permanência dos clientes nessa instituição.

Correspondência para: Aline Sharlon Maciel Batista Ramos, e-mail: a_ninesharlon@yahoo.com.br