APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DE ENFERMAGEM
Ingrid Margareth Voth Lowen
Josélia Cristina Gomes Veríssimo
Mitzy Tânnia Reichenbach
Este trabalho propõe um treinamento para enfermeiros que atuam na profissionalização da enfermagem a nível técnico para o ensino por competências, motivados pelas dificuldades vivenciadas e pelas mudanças educacionais propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº9394/96. A proposta se baseia na pedagogia da problematização. Esta iniciativa visa a conscientização sobre a real função do educador fornecendo subsídios para que o enfermeiro se consolide como agente transformador da sociedade e para despertar em busca do constante aprimoramento pedagógico. INTRODUÇÃO:A reforma educacional proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº9394/96, e a mobilização na busca de novos caminhos para o ensino levou a uma mudança na área pedagógica que exclui a transmissão do conhecimento dando lugar a construção do mesmo. Neste contexto, as instituições de ensino e os próprios profissionais de enfermagem perceberam a necessidade de serem capacitados pedagogicamente para o ensino por competências. Atualmente, no exercício de nenhuma profissão pode-se deixar capacitar os profissionais, já que estamos num mundo em transformação, visando a qualidade do serviço e da própria vida. OBJETIVO: Atualizar os professores, capacitando-os pedagogicamente para atuar na profissionalização da enfermagem, utilizando o ensino por competências visando a capacitação do aluno para ser agente de transformação da sociedade. METODOLOGIA:A metodologia proposta inclui a participação ativa dos professores, através de leituras e discussões de textos, dinâmicas de grupo, filme, auto-avaliação, elaboração de projeto de estudos, análise do plano curricular, elaboração e execução de plano de aula. As diferentes atividades oportunizam a análise, reflexão, o aprofundamento dos temas. Propõe a sistematização dos conteúdos, além de promover momentos de descontração e concentração necessários no processo educativo, participativo e democrático. Os seguintes temas serão abordados:A prática educativa social,Competência profissional,Perfil do educador,O projeto político-pedagógico e o processo de avaliação,Diferenças sociais,O educador-um aliado do SUS,O plano curricular da escola - análise e exploração das possibilidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS:esta iniciativa contribui para despertar o interesse e a conscientização de sua importância, visando a melhoria na qualidade da profissionalização da enfermagem e da própria sociedade, já que a educação é uma prática social
Correspondência para: Ingrid Margareth Voth Lowen, e-mail:
pilowen@aol.com
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