Goiânia, 07 de novembro de 2005.

APERFEIÇOAMENTO PEDAGÓGICO PARA PROFESSORES DE ENFERMAGEM

Ingrid Margareth Voth Lowen

Josélia Cristina Gomes Veríssimo

Mitzy Tânnia Reichenbach

Este trabalho propõe um treinamento para enfermeiros que atuam na profissionalização da enfermagem a nível técnico para o ensino por competências, motivados pelas dificuldades vivenciadas e pelas mudanças educacionais propostas pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº9394/96. A proposta se baseia na pedagogia da problematização. Esta iniciativa visa a conscientização sobre a real função do educador fornecendo subsídios para que o enfermeiro se consolide como agente transformador da sociedade e para despertar em busca do constante aprimoramento pedagógico. INTRODUÇÃO:A reforma educacional proposta na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional Nº9394/96, e a mobilização na busca de novos caminhos para o ensino levou a uma mudança na área pedagógica que exclui a transmissão do conhecimento dando lugar a construção do mesmo. Neste contexto, as instituições de ensino e os próprios profissionais de enfermagem perceberam a necessidade de serem capacitados pedagogicamente para o ensino por competências. Atualmente, no exercício de nenhuma profissão pode-se deixar capacitar os profissionais, já que estamos num mundo em transformação, visando a qualidade do serviço e da própria vida. OBJETIVO: Atualizar os professores, capacitando-os pedagogicamente para atuar na profissionalização da enfermagem, utilizando o ensino por competências visando a capacitação do aluno para ser agente de transformação da sociedade. METODOLOGIA:A metodologia proposta inclui a participação ativa dos professores, através de leituras e discussões de textos, dinâmicas de grupo, filme, auto-avaliação, elaboração de projeto de estudos, análise do plano curricular, elaboração e execução de plano de aula. As diferentes atividades oportunizam a análise, reflexão, o aprofundamento dos temas. Propõe a sistematização dos conteúdos, além de promover momentos de descontração e concentração necessários no processo educativo, participativo e democrático. Os seguintes temas serão abordados:A prática educativa social,Competência profissional,Perfil do educador,O projeto político-pedagógico e o processo de avaliação,Diferenças sociais,O educador-um aliado do SUS,O plano curricular da escola - análise e exploração das possibilidades. CONSIDERAÇÕES FINAIS:esta iniciativa contribui para despertar o interesse e a conscientização de sua importância, visando a melhoria na qualidade da profissionalização da enfermagem e da própria sociedade, já que a educação é uma prática social

Correspondência para: Ingrid Margareth Voth Lowen, e-mail:

pilowen@aol.com