1.3.6 Saúde da População Masculina
 
Os temas considerados de maior relevância foram as doenças cardio e cerebrovasculares e o uso de álcool, drogas e anabólicos esteróides.


Contextualização

Apesar de estar se reunindo pela primeira vez, o grupo de trabalho desenvolveu suas atividades e discussões de maneira muito consensual, não ocorrendo impasses políticos e/ou técnicos. Por se tratar de um tema que vem sendo discutido apenas nos últimos anos e contar ainda com poucos pesquisadores na área, os membros da equipe acharam que seria interessante não direcionar completamente o foco das pesquisas, deixando uma margem para que propostas inovadoras possam aparecer.

Por tratar-se de uma discussão nova e não existir ainda na estrutura do Ministério da Saúde uma área técnica correspondente, os gestores foram representados pela Secretaria de Atenção à Saúde. Existe um GT de Saúde do Homem que está construindo um documento para uma “ Política Nacional de Saúde do Homem” , do qual este edital é uma das estratégias e a proposta de inclusão do tema originou desse grupo.

Os temas considerados de maior relevância foram as doenças cardio e cerebrovasculares e o uso de álcool, drogas e anabólicos esteróides. Destaca-se também a necessidade de estudos voltados para as formas como os homens lidam com a questão da saúde, além de pesquisas que abarquem estratégias de promoção de saúde fora das unidades de saúde.

Espera-se que os resultados das pesquisas retro-alimentem a implementação de novas políticas e programas.

Metodologia

A metodologia proposta não foi utilizada. O grupo chegou ao consenso de que esta metodologia demandaria mais tempo que o disponível.

A discussão teve inicio com a apresentação das experiências dos participantes relacionadas ao tema e detalhamento da proposta de eixos definida no GT de Saúde do Homem – MS , seguida da discussão do texto: “Perfil epidemiológico segundo os resultados do estudo de carga de doença do Brasil – 1998”. Os próximos passos para definição das prioridades foram:

  • Base para ajuste e eleição dos agravos de uma das linhas propostas .
  • Ensaio de utilização da matriz com base em uma das linhas propostas.
  • Decisão de não utilizar a matriz combinada dado ao tempo que o instrumento exige.
  • Definição das linhas prioritárias para pesquisas

Resultados

O foco do edital deverá trabalhar com as especificidades do gênero masculino nos seus diferentes segmentos: etário, étnicos, raciais, socioeconômicos e orientações sexuais.

  • Necessidades de estudos voltados para as formas como os homens lidam com a saúde, vêem a saúde e têm contato com a assistência à saúde.
  • Análise via perspectiva positiva da saúde , não apenas uma redução à doença.
  • Necessidades de estudos que busquem a promoção da saúde em espaços onde o homem se encontra.

Foi destacada a importância de estudos que abordem o uso de álcool e outras drogas, a população masculina que não se reporta ao serviço de saúde e o uso de Anabólicos Esteróides.

Deverá ser considerada a importância de estudos sobre a violência e suas repercussões em termos de morbi-mortalidade e que abordem estratégias de promoção da saúde fora do centro de saúde.

Foram definidas como linhas Prioritárias de Pesquisa:

  • Estudos de determinantes da carga da doença/agravos predominantes na população masculina (violências e causas externas, doenças cárdio e cerebrovasculares, tabagismo e DPOC, transtornos mentais, uso de álcool e outras drogas e doenças da próstata) e seus fatores de risco, fisiopatologia e aspectos clínicos.
  • Estudos sobre a atenção à saúde da população masculina: prevenção, promoção, acesso e adesão .
  • Estudos sobre sexualidade (violência sexual; sexo desprotegido; disfunção sexual; orientação sexual), saúde reprodutiva (paternidade, planejamento familiar), saúde e trabalho (estresse; desemprego; acidentes de trabalho; doenças ocupacionais) envolvendo a população masculina.
  • Desenvolvimento, aplicação e avaliação de novas tecnologias de atenção à saúde da população masculina.

Como o grupo avançou nas discussões passou a sugerir itens para compor o edital :

Valorização de estudos com abordagens multidisciplinares e valorização de estudos que envolvam parcerias institucionais.

Recomendou o seguinte formato para a alocação dos recursos financeiros do edital:

Faixas Valor máximo por projeto – R$1,00

Propostas esperadas por faixa

I 200.000 10
II 100.000 10
III 50.000 10
IV 25.000 10
Total   40

Observação: Faixa IV (recém-doutores) que seja prioritária para pesquisadores com até cinco anos de formação.

 

Grupo de Trabalho

Alessandra Vasconcelos DECIT/SCTIE/MS - Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde
Antônio Luiz Pinho Ribeiro UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Carlos Felipe Almeida de Oliveira SAS - Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde
Cid Veloso UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais
Eduardo Ferriolli USP – Universidade de São Paulo
Francisco Cordeiro SAS - Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde
Lilian Peters DECIT/SCTIE/MS - Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde
Márcia Thereza Couto Falcão UNIFESP – Universidade Federal de São Paulo
Nadine Clausell UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Neidil Espíndola da Costa SAS - Secretaria de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde
Renata Maia DECIT/SCTIE/MS - Departamento de Ciência e Tecnologia da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde
Romeu Gomes IFF FIOCRUZ - Instituto Fernandes Figueira da Fundação Oswaldo Cruz
Tarcísio Matos de Andrade UFBA - Universidade Federal da Bahia