Para  possibilitar  uma  mesma compreensão  do  Termo  de Compromisso de Gestão, são consideradas as seguintes definições:
1. Gestão
Atividade  e a  responsabilidade de  dirigir  um sistema  de saúde  -  municipal, estadual  ou  nacional,  mediante o  exercício  de funções de coordenação,   articulação, negociação, planejamento, acompanhamento,  regulação, controle,  avaliação  e auditoria,  gestão do trabalho, desenvolvimento e apropriação de ciência e tecnologias, dentre outras.
2. Gerência
Administração  de uma  unidade ou  órgão  de saúde  (unidade básica de saúde, hospital, instituto, fundação, etc.), que se caracteriza como prestador de serviços no Sistema único de Saúde.
3. Atenção à Saúde
Engloba o conjunto de ações levadas a efeito pelo SUS, em todos  os  níveis de  governo,  para  o  atendimento das  demandas  pessoais  e  das exigências  ambientais,  compreendendo  os campos  a  saber:
a) o  da assistência, em que  as atividades são  dirigidas às pessoas, individual ou  coletivamente, e que é  prestada no âmbito ambulatorial e hospitalar, bem como em outros espaços, especialmente no domiciliar;
b) o das intervenções ambientais, no seu sentido mais amplo, incluindo as relações e as condições sanitárias nos ambientes de vida e  de trabalho,  o  controle de  vetores  e hospedeiros  e  a operação  de sistemas de saneamento ambiental (mediante o pacto de interesses, as normalizações, as fiscalizações e outros);
4. Co-gestão no Processo Regulatório
Relação intergestora  que permite e articulação  e integração dos dispositivos de Regulação de Acesso (centrais de internação, centrais de consultas especializadas e exames, protocolos assistenciais) com outras  ações da Regulação da Atenção  à Saúde (contratação, controle assistencial e avaliação) assim como com outras funções da Gestão (programação e regionalização).
5. Vigilância em Saúde
Neste  Termo quando  se escreve  vigilância  em saúde,  estão contemplados os componentes: Vigilância Epidemiológica, Vigilância Sanitária e Vigilância Ambiental.
6. Programação Pactuada e Integrada da Atenção à Saúde
Neste  Termo  programação  em saúde  compreende,  no  seu escopo, os processos de programação da assistência à saúde e da vigilância  em  saúde,  podendo,  no termo,  ser  enfatizado  um  desses processos.
7.  Política de  Reposição da  Força  de Trabalho  Descentralizada
Conjunto  de ações  e diretrizes  que  visam superar  questões decorrentes da descentralização da força de trabalho no Sistema Único de Saúde, como a reposição de pessoal e remuneração.
8. Transferência Regular e Automática Fundo a Fundo
Transferência de recursos, de forma regular e automática, do Fundo Nacional de Saúde aos fundos estaduais, do Distrito Federal e municipais de saúde, independente de  convênio e segundo o atendimento de  critérios pré-estabelecidos  para o  credenciamento dos Estados e Municípios a essa prerrogativa.
9. Ouvidoria
Canais democráticos que permitem disseminar informações e receber  manifestações de  usuários,  propiciando análises,  encaminhamentos, acompanhamentos e respostas às suas manifestações.
10 Auditoria Assistencial
Processo regular que visa aferir e induzir qualidade do atendimento amparada em procedimentos, protocolos e instruções de trabalho normatizados e pactuados. Deve acompanhar e analisar criticamente os históricos clínicos com vistas a verificar a execução dos procedimentos e realçar as não conformidades.
11. Avaliar
Conjunto  de  ações que  permite  emitir  um juízo  de  valor sobre algo  que está  acontecendo (sendo observado)  a partir  de um paradigma  (optimum, desejável,  preceito  legal,  etc.). Consiste  em atribuir um valor ao encontrado, o grau de alcance dos resultados, a partir do esperado. Avaliação pode  se constituir em uma ferramenta para se fazer fiscalização, controle, auditoria, planejamento, melhorar desempenhos  e  qualidades, ou  seja,  auxiliar  a qualificação  do  processo de gestão.
Assim, trata-se da  análise da estrutura, dos  processos e resultados das  ações, serviços e sistemas  de saúde, com o  objetivo de verificar sua adequação aos critérios e parâmetros de eficácia (grau de atingimento de metas), eficiência (recursos envolvidos) e efetividade (impacto) estabelecidos para o sistema de saúde.
12. Fiscalizar
Submeter a atenta vigilância, sindicar, examinar, verificar. A fiscalização confere ao  fiscalizador poder de polícia  ou de lavrar autos de infração com base em determinada legislação vigente.
13. Monitorar
Conjunto de ações de  acompanhamento de um determinado plano, programa, atividade, ação ou processo. O monitoramento sempre está baseado num conjunto de informações e indicadores que, pré-definidos,  dão a  dimensão  da ação  que  vem sendo  implementada, apontando os indicativos de correção de rumos.
14. Normatizar
Estabelecer normas para o  funcionamento de uma organização ou sistema; submeter às  normas o funcionamento de alguma estrutura. Mesmo que normalizar.
15. Credenciar
Conferir credenciais, poderes ou  crédito; qualificar alguém, alguma estrutura ou  serviço. No âmbito do Pacto,  expressa a qualificação de um serviço para atuar como tal, a partir do atendimento de um regulamento técnico.
16. Contratar
Fazer contrato, negociar, combinar, ajustar, convencionar, definir. O contrato é um termo jurídico que regula a relação entre entes públicos e/ou privados. Processo por meio do qual estabelecimentos e serviços privados de saúde passam a integrar a rede do SUS.