Ferramenta de redimensionamento do texto

+A
-A
Caminho desta página: Inicial > Fique por Dentro > Serviços de Informação > Canal Saúde

Serviços de Informação

Atualizado em 23/12/2009

Canal Saúde

O programa "Sala de Convidados" propõe-se a discutir questões relacionadas às políticas públicas de saúde no país. Em 2008 o programa está dedicado à reflexão sobre os 20 anos do SUS. A cada mês é abordado um aspecto distinto, conforme a pauta que segue:

  • Janeiro - Complexo Produtivo da Saúde (com a presença do Ministro Temporão)
  • Fevereiro - A organização da assistência (enfatizando a questão da dupla porta de entrada).
  • Março - Controle Social
  • Abril - Determinantes Sociais em Saúde (O conceito ampliado de saúde).
  • Maio – Gestão do Trabalho no SUS

O programa vai ao ar ao vivo, sempre na última segunda-feira de cada mês, podendo ser assistido pela TV (na frequência da Embratel, com recepção por antena parabólica comum) ou pela Internet. Tem 120 minutos de duração e reúne no estúdio 4 convidados, além dos apresentadores.

Os espectadores podem interagir com o programa, enviando comentários e perguntas pela Internet (através do chat que é associado à veiculação do Sala de Convidados), ou por telefone, gratuitamente, através do número 0800 7018122.

Existe ainda um esforço mensal de mobilização em torno do programa. São acionadas todas as equipes de educação em saúde dos Estados, CONASS, CONASEMS, CNS, Rede Nacional de Telemedicina, COSEMs e outros atores que consideramos estratégicos dependendo do tema. (Por exemplo: quando falamos do Complexo produtivo acionamos os laboratórios públicos).

Os programas de janeiro e fevereiro foram ao vivo também pela NBR (cabo e parabólica). Nos meses em que a NBR não transmitiu o "Sala" ao vivo, ela o reprisou posteriormente na sua programação.

O retorno vem sendo muito bom, com uma média de 80 intervenções da audiência por programa. (Quando veio o Ministro Temporão chegamos a 122). O chat tem funcionado como um espaço paralelo de discussão e de troca de informações entre os espectadores.

Vale ressaltar que a programação do "Sala de Convidados" pauta também o jornal do Canal Saúde que, por tabela, também vem falando dos 20 anos do SUS.


Endereço do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde. Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo. CEP: 70058-900.
Brasília/DF. Tel.: (61) 3315-2425. Disque Saúde: 0800 61 1997