RedeBra HPCS e CCMS participam do Seminário Internacional em Museologia e Patrimônio

Por Claudia Ferrari, jornalista do Centro Cultural do Ministério da Saúde (CCMS)/CGDI/SAA/SE/MS

1ª Reunião Presencial da RedeBra HPCS em 2011


O evento recebeu representantes de diversas instituições do Brasil e do Mundo

Entre os dias 15 e 17 de agosto de 2011, o Museu de Astronomia e Ciências Afins (MAST) e a Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) realizaram o I Seminário Internacional de Abertura do Doutorado em Museologia e Patrimônio. O evento aconteceu no auditório do prédio anexo ao MAST, no bairro de São Cristóvão, Rio de Janeiro, com transmissão ao vivo pelo sítio virtual do Museu (http://www.mast.br/).

No encontro, a Rede Brasileira de História e Patrimônio Cultural da Saúde foi representada pelo prof. Dr. Nilson Moraes (Programa de Pós-Graduação em Museologia e Patrimônio – PPG-PMUS/UNIRIO), o doutorando Eurípedes Júnior (Instituto Brasileiro de Museus/Ibram e aluno do PPG-PMUS/UNIRIO) e a jornalista/especialista em Comunicação em Saúde, Cláudia Ferrari (Centro Cultural do Ministério da Saúde e ex-aluna do ICICT/Fiocruz). Além da RedeBra HPCS, os servidores também representaram suas respectivas instituições de origem.

 

No dia 15 de agosto, o Seminário recebeu a cerimônia inaugural do curso – o primeiro Doutorado em Museologia e Patrimônio da América Latina, uma parceria entre a UNIRIO e o MAST. A mesa de abertura contou com a participação do prof. Dr. Luiz Pedro San Gil Jutuca (reitor da UNIRIO), profa. Dra. Maria Margaret Lopes (diretora do MAST), Dr. Arquimedes Diógenes Simões (subsecretário de coordenação das Unidades de Pesquisa do Ministério da Ciência e Tecnologia/MCT), Sr. José Nascimento Júnior (presidente do Ibram), profa. Dra. Malvina Tania Tuttman (presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira/Inep) e prof. Dr. Hans-Martin Hinz (presidente do Conselho Internacional de Museus/Icom).

Segundo Jutuca, a UNIRIO é a escola pioneira em Museologia nas Américas e, com a colaboração do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni), instituído pelo Governo Federal em 2007, pode expandir os programas de pós-graduação da instituição: “O doutorado em Museologia e Patrimônio é a consolidação de um projeto que nasce em 2006, com a criação do mestrado. Esperamos conseguir manter a boa qualidade do curso de mestrado”, enfatizou. Para a diretora do MAST, Maria Margareth Lopes, a parceria com a UNIRIO trouxe dinamismo para a instituição, possibilitando uma participação efetiva de diversas áreas de atuação e pesquisa do Museu: “Como é o primeiro do Brasil e da América Latina, temos responsabilidade e compromisso muito grandes com as realizações desse programa”, afirmou.

Professor Nilson Moraes (UNIRIO) e Eurípedes Jr (IBRAM/MinC) Professor Nilson Moraes (UNIRIO) Eurípedes Jr. (IBRAM/MinC) Após a cerimônia oficial de abertura, os participantes assistiram a palestra do prof. Dr. Hans-Martin Hinz, em sua primeira visita ao MAST e ao Brasil. O presidente do Icom destacou a importância do doutorado em Museologia para o Brasil e a América Latina: “Os museus hoje enfrentam novos desafios que requerem competências bem específicas, tanto na parte da perícia técnica quanto da inovação, para poder falar para um público mais abrangente. Desta forma, as instituições reveem os seus métodos operacionais e, por isso, necessitam de novos programas de formação para equipar futuros professores de museologia, pesquisadores e profissionais, progredindo esse campo da ciência”, concluiu.

No dia 16 de agosto, o Seminário promoveu a Jornada de Reflexão – Museologia e Patrimônio que, entre outras, apresentou as conferências Ciência e pesquisa no Império: D. Pedro II, com o prof. Maurício Vicente Ferreira Júnior, diretor do Museu Imperial e O Museu Nacional e o patrimônio da ciência no Brasil, com a profa. Dra. Cláudia Carvalho, diretora do Museu Nacional.

O último dia do evento (quarta, 17), foi dedicado à Apresentação de pesquisas da Museologia e do PPG-PMUS. A profa. Dra. Maria Amélia de Souza Reis, do Núcleo Inter-Transdisciplinar de Educação, Saúde, Sexualidade e Cultura (NIESC/UNIRIO), destacou a importância da Educação como um processo emancipatório e holístico e discorreu sobre o trabalho desenvolvido por alunos e pesquisadores do NIESC nas comunidades quilombolas e indígenas do estado do Rio de Janeiro. Além das palestras conferidas pelos convidados, o Seminário também contemplou a exposição dos projetos dos alunos do curso de Doutorado em Museologia e Patrimônio.

 

Fonte: Página da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE/MS)/Intranet do Ministério da Saúde.