Ferramenta de redimensionamento do texto

+A
-A
Caminho desta página: Inicial > Informações Estratégicas > SUS

Informações Estratégicas

Nessa seção encontra-se disponível um conjunto de informações de relevância para a tomada de decisão, relacionadas ao tema. Selecione no quadro a seguir a categoria de interesse:

SUS

Atualizado em 23/12/2009

O Sistema Único de Saúde brasileiro é um dos maiores sistemas públicos de saúde do mundo. Abrangendo do simples atendimento ambulatorial aos transplantes de órgãos, ele é o único a garantir acesso integral, universal, igualitário e completamente gratuito para a totalidade da população.

Mas nem sempre foi assim. Antes da implementação do SUS pela Constituição de 1988, a saúde não era considerada como um direito social. O modelo de saúde, adotado até então, dividia os brasileiros em três categorias: os que podiam pagar por serviços de saúde privados; os que tinham direito à saúde por serem segurados pela previdência (trabalhadores com carteira assinada); e os que não possuíam direito algum.

Amparado por um conceito ampliado de saúde (que a relaciona não somente à ausência de doença, mas a fatores condicionantes e determinantes do bem-estar físico, mental e social como: alimentação, moradia, saneamento, meio ambiente, trabalho, renda, educação, transporte e lazer), o SUS foi criado para ser o sistema de saúde dos mais de 180 milhões de habitantes do País.

Vale ressaltar que o SUS não se resume a consultas, exames e internações. O sistema hoje faz muito com poucos recursos. Em alguma medida, todos os brasileiros são usuários do SUS, já que todos se beneficiam das campanhas de vacinação; das ações de prevenção e de vigilância sanitária (registro de medicamentos, fiscalização de alimentos etc.); ou de eventuais atendimentos de alta complexidade, quando estes são negados pelos planos de saúde. Como se pode perceber, o SUS faz parte da vida de cada um de nós.


Endereço do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde. Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo. CEP: 70058-900.
Brasília/DF. Tel.: (61) 3315-2425. Disque Saúde: 0800 61 1997