Venha fazer parte da Rede BiblioSUS!


Ao fazer parte da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS), a biblioteca ou o núcleo de informação em saúde passa a receber periodicamente publicações do Ministério da Saúde e, ao mesmo tempo, a ter a possibilidade de alimentar a base de dados Coleção Nacional das Fontes de Informação do SUS (ColecionaSUS). Essa base de dados abriga publicações editadas no âmbito do SUS e ­ca disponível para consulta na internet por meio da Rede BVS (Biblioteca Virtual em Saúde).

A ColecionaSUS proporciona benefícios multilaterais: oferece maior visibilidade à instituição cooperante, que passa a ter suas publicações acessíveis aos milhões de usuários da BVS e, ao mesmo tempo, possibilita a alimentação e a atualização das informações em saúde disponibilizadas. O trabalho cooperativo realizado na base ColecionaSUS permite a ampliação e a democratização do acesso às informações bibliográfic­cas de saúde de grande relevância, aumentando a efetividade dos resultados almejados:

• Multiplicação de recursos informacionais.

• Compartilhamento do conhecimento.

• Economia de recursos.

• Cooperação técnica.

• Ampliação de produtos e serviços.

Buscando o fortalecimento da Rede BiblioSUS e o alcance desses resultados, a Coordenação de Disseminação de Informações Técnico-Cientí­cas em Saúde do Ministério da Saúde (CODINF) disponibilizará aos centros cooperantes um sistema de gerenciamento de bibliotecas. Ele será capaz de automatizar todos os processos internos, além de ser integrado às bases de dados ColecionaSUS, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (Lilacs) e Descritores em Ciências da Saúde (DeCS), desenvolvidas e mantidas pela Centro Latino-Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde – Bireme.

Logo, ao indexar seu acervo utilizando o software oferecido, a instituição já o estará inserindo nas bases integradas (caso sejam atendidos os critérios pré-de­nidos). Assim, ampliaremos o acesso livre à informação em saúde, disponibilizando ferramenta para organização, seleção e indexação dos acervos dos participantes da Rede nas bases de dados supracitadas, para que aumentem suas contribuições.

O sistema de gerenciamento de bibliotecas deverá operar de forma integrada e, portanto, cooperativa, ampliando o repositório do SUS para disseminação com amplo acesso aberto. A proposta tem como objetivo dotar as unidades cooperantes da Rede BiblioSUS de ferramenta de gestão para organizar a informação técnica e cientí­fica local, visando ao seu compartilhamento, que constitui um dos tripés da Gestão do Conhecimento.

O software livre Gnuteca foi selecionado e customizado para ser nosso sistema de gerenciamento de bibliotecas, por oferecer compatibilidade com os processos de catalogação e indexação da base de dados Lilacs.

A Bireme, em parceria com o Ministério da Saúde, hospedará o sistema. Os centros cooperantes receberão treinamento presencial ou à distância para utilizarem o referido software.

Venha fazer parte da Rede BiblioSUS! Compartilhe conhecimento em saúde, contribuindo para a disseminação da informação em saúde e aumentando a visibilidade da sua instituição.

Cadastre sua instituição em https://docs.google.com/forms/d/1AoHxop3jhF1ew1BqqsbaIlytjcF-nam62KVZxLWvXVA/viewform?edit_requested=truehttp://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=12476