Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Novembro Azul promove conscientização sobre cuidados com a saúde masculina

  • Publicado: Quarta, 07 de Novembro de 2018, 11h10
  • Acessos: 570

shutterstock 703954291

Durante o mês de novembro, diversos prédios e monumentos históricos se iluminam de azul com o objetivo de chamar a atenção para o movimento global de conscientização em prol da saúde do homem. Todos os anos, oficialmente, 21 países preparam campanhas sobre prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, além de lembrar aos homens que cuidar da saúde é fundamental.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o intuito de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao serviço de saúde. Francisco Norberto, Coordenador Nacional de Saúde do Homem do Ministério da Saúde, explica que apesar da campanha ter começado no Brasil com uma abordagem muito centrada na questão do câncer de próstata, ela foi ampliada para chamar a atenção sobre os cuidados com a saúde masculina em todos os aspectos.

“Nós começamos a trabalhar o Novembro Azul dentro da perspectiva de saúde integral. Então, se tornou um mês para alertar os homens sobre todos os cuidados com a saúde. É um meio importante para dar visibilidade às ações de saúde do homem no país. Durante este mês, todos os municípios brasileiros trabalham na perspectiva de trazer o homem para saúde integral”, esclarece.

O coordenador explica ainda que é importante que o homem entenda que deve-se cuidar da saúde em todos os sentidos, inclusive com a saúde mental. “Tratamos a prevenção de doenças, mas também damos orientação para que esse homem procure um serviço de saúde para receber cuidados em todos os aspectos. O profissional de saúde pode orientar sobre testes rápidos, como sífilis, hepatite e HIV. Orientações sobre hábitos saudáveis, alimentação e atividades físicas. E que também seja analisado se existe algum sofrimento psíquico, até mesmo pela dependência de alguma substância química, para que seja tratado corretamente”, complementa.

Exames de rotina

Os exames periódicos são essenciais para manter um cronograma de prevenção de doenças. Entre os cuidados básicos que todo homem precisa ter com a saúde, Francisco Norberto destaca os seguintes testes e exames que precisam ser realizados com frequência:

• Verificação da pressão arterial 
• Hemograma completo e testes de urina
• Teste de glicemia, para prevenção de diabetes 
• Atualização da carteira vacinal 
• Verificação do perímetro abdominal e teste de IMC

 

Saiba mais sobre Saúde do Homem:
Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem
UFSC lança novo curso sobre a saúde do Homem

Saiba mais sobre Câncer de próstata: 
INCA – Câncer de próstata

 

Janaina Bolonezi, para o Blog da Saúde. 

registrado em:
Fim do conteúdo da página