Dia Internacional do Câncer na Infância: “sem mais dor” e “sem mais perdas” é o tema 2019


O Dia Internacional do Câncer na Infância (ICCD, na sigla em inglês), fundado em 2002 pela Childhood Cancer International (CCI), é celebrado em todo o mundo a cada ano no dia 15 de fevereiro.

Todos os anos, mais de 250.000 crianças e adolescentes com menos de 20 anos são diagnosticados com câncer. 90.000 não sobrevivem. Muitos mais permanecem não diagnosticados e não são informados, pois 80% dessas crianças são de países de baixa e média renda, onde os sistemas de saúde são fracos, os serviços de saúde são inacessíveis e os medicamentos essenciais não estão disponíveis ou são muito caros. Até mesmo os países desenvolvidos enfrentam o ônus do câncer infantil, já que ele é a principal causa de mortes relacionadas à doença não transmissível (DNT) em países de alta renda e um número crescente de países de renda média.

O objetivo da Iniciativa Global contra o Câncer Infantil da Organização Mundial da Saúde é eliminar toda a dor e sofrimento das crianças que lutam contra o câncer e alcançar pelo menos 60% de sobrevivência para todas as crianças diagnosticadas com câncer em todo o mundo até 2.030. Isto representa uma duplicação aproximada da taxa de cura atual e salvará mais um milhão de vidas de crianças durante a próxima década.

A campanha do ICCD 2019 se concentra em “Sem mais dor” e “Sem mais perdas” para crianças com câncer e suas famílias. Para alcançar este objetivo, os governos, os prestadores de serviços de saúde, a indústria, os grupos de apoio aos pais e a sociedade em geral devem garantir o direito ao diagnóstico precoce e adequado; o direito de acesso a medicamentos essenciais que salvam vidas; o direito a tratamentos médicos adequados e de qualidade, o direito ao tratamento sem dor e sofrimento e quando a cura não é atingível, o direito da criança a uma morte sem dor.

Confira aqui bibliografia selecionada sobre o tema, em português ou espanhol, disponível em texto completo!

Fontes:

Câncer da criança – sinais de alerta (fôlder do INCA)

Childhood Cancer International