“Protegendo a juventude da manipulação da indústria e prevenindo-a do uso do tabaco e da nicotina” – 31/5: Dia Mundial Sem Tabaco


A campanha global de 2020 pretende conscientizar os jovens sobre as táticas de manipulação da indústria do tabaco que, durante décadas, empregou táticas estratégicas e agressivas para atrair os jovens para produtos de tabaco e nicotina, como, o uso de sabores, design elegante e produtos atraentes, promoção de produtos ditos alternativos com “dano reduzido” ou “mais limpos”.

O Dia Mundial sem Tabaco foi criado pelos países-membros da OMS em 1987, com o objetivo de aumentar a conscientização para os efeitos nocivos do tabaco e para os riscos corridos por fumantes passivos.

O tabaco mata mais de 7 milhões de usuários por ano e, cerca de 1,2 milhão de fumantes passivos perdem a vida por causa do produto.

O hábito de fumar é reconhecido como uma doença epidêmica que causa dependência física, psicológica e comportamental semelhante ao que ocorre com o uso de outras drogas como álcool, cocaína e heroína. A dependência ocorre pela presença da nicotina nos produtos à base de tabaco. A dependência obriga os fumantes a inalarem mais de 4.720 substâncias tóxicas, como: monóxido de carbono, amônia, cetonas, formaldeído, acetaldeído, acroleína, além de 43 substâncias cancerígenas, sendo as principais: arsênio, níquel, benzopireno, cádmio, chumbo, resíduos de agrotóxicos e substâncias radioativas.

Principais doenças causadas pelo cigarro:

São mais de 50 doenças relacionadas ao consumo de cigarro. Estatísticas revelam que os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam um risco 10 vezes maior de adoecer de câncer de pulmão, 5 vezes maior de sofrer infarto, 5 vezes maior de sofrer de bronquite crônica e enfisema pulmonar e 2 vezes maior de sofrer derrame cerebral.

Conheça o site desenvolvido pelo MS para ajudar quem quer parar de fumar!!

 

Fontes:

Instituto Nacional do Câncer

Nações Unidas

World Health Organization