Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Dicas em Saúde > Câncer do colo do útero
Início do conteúdo da página

Salão de beleza: utilize sem prejudicar sua saúde

Publicado: Terça, 15 de Setembro de 2015, 14h00 | Acessos: 1598

O salão deve ser bem iluminado, arejado, limpo e o mobiliário conservado; o estabelecimento deve possuir Alvará Sanitário.

Manicure e pedicure:

- o ideal é levar seu próprio estojo de instrumentos para o tratamento de suas unhas;
- todos os instrumentos não descartáveis, utilizados por manicures, pedicures e podólogos, devem ser lavados, secados, embalados e esterilizados na autoclave (equipamento mais indicado para este fim), ou estufa;
- para o amaciamento de cutículas o creme amaciante é a melhor opção. Se for utilizar bacias para imersão de pés e mãos, essas devem ser lavadas e revestidas com protetores plásticos descartáveis;
- os produtos mais seguros para estancar o sangue quando ocorrer ferimentos, são o spray e o pó hemostático. Não é indicado usar o bastão hemostático.

Doenças graves como hepatite e aids podem ser adquiridas em pequenos ferimentos causados por instrumentos contaminados ou mal esterilizados.

Depilação:

As ceras depilatórias não podem ser reaproveitadas, devido à possibilidade de transmissão de doenças.

Cuidados com os cabelos:

- as escovas e pentes devem estar limpos e sem fios de cabelo de outros clientes;
- alisantes com formol são proibidos e podem causar descamação e vermelhidão no couro cabeludo, queda de cabelos, alergias e até câncer;
- o profissional deve fazer os testes de alergia recomendados pelos fabricantes antes de usar qualquer produto.

Os produtos utilizados deverão ser registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária do Ministério da Saúde e estar dentro do prazo de validade. O profissional deve prestar todas as informações solicitadas pelos clientes.

Maquiagem:

Compartilhar cosméticos pode ser um risco para a saúde (por exemplo: herpes, conjuntivite), por isso é recomendado levar ao salão os produtos a serem utilizados nos olhos e nos lábios.

A escolha criteriosa de um salão de beleza é necessária, pois muitas doenças de pele, cabelos e unhas podem ser adquiridas se as condições de higiene não forem observadas.

Fique de olho!

- toalha: deve ser de uso único e individual, ou seja, trocada a cada cliente;
- lavatório: deve possuir toalhas de papel, sabonete líquido e lixeira. O profissional deve lavar as mãos antes e depois do atendimento de cada cliente;
- lâminas: devem ser trocadas a cada cliente e descartadas;
- esterilização: o estabelecimento deve ter os equipamentos (autoclave ou estufa) necessários para a esterilização dos instrumentos. Fornos elétricos não esterilizam esses materiais;
- lixo: lâminas e outros artigos cortantes devem ser descartados em lixeira própria.

Observe se a esterilização está sendo feita. Isso é importante para evitar a transmissão de doenças. A falha mais freqüente em salões de beleza é a falta de esterilização dos instrumentos.


IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em agosto de 2.011.

Fonte:
Secretaria da Saúde do Estado de Goiás. Salão de beleza: aparência saudável sem prejudicar a sua saúde. (Folder impresso)

registrado em:
Fim do conteúdo da página