Infecção pelo vírus Zika


O Zika é um vírus transmitido pela picada do mosquito Aedes aegypti. Tem essa denominação por ter sido identificado na floresta Zika, em Uganda, na África.

Transmissão: até o momento, a única forma de infecção pelo vírus Zika ocorre pela picada do mosquito contaminado; não há evidências de transmissão do vírus por meio do leite materno, assim como por urina, saliva ou sêmen.

Sintomas:

Cerca de 80% das pessoas infectadas pelo vírus Zika não desenvolvem manifestações clínicas. Os principais sintomas são dor de cabeça, febre baixa, dores leves nas articulações, manchas vermelhas na pele, coceira e vermelhidão nos olhos. Outros sintomas menos frequentes são inchaço no corpo, dor de garganta, tosse e vômitos. Em geral, a evolução da doença é benigna e os sintomas desaparecem espontaneamente após 3 a 7 dias. No entanto, a dor nas articulações pode persistir por aproximadamente um mês. Formas graves são raras, mas quando ocorrem podem, excepcionalmente, evoluir para óbito.

Tratamento:

Não existe tratamento específico para a infecção pelo vírus Zika. Também não há vacina contra o vírus. O tratamento recomendado para os casos sintomáticos é baseado no uso de analgésicos para o controle da febre e da dor. No caso de manchas vermelhas e coceira na pele, os anti-histamínicos podem ser considerados.
Não se recomenda o uso de ácido acetilsalicílico (AAS) e outros anti-inflamatórios, em função do risco aumentado de complicações hemorrágicas descritas nas infecções por outros flavivírus. Os casos suspeitos devem ser tratados como dengue, devido à sua maior frequência e gravidade conhecida.

Prevenção:

– para evitar a transmissão da doença, é fundamental eliminar os focos de criação do mosquito – eliminando o acúmulo de água parada em vasilhames no quintal, vasos de planta e demais objetos, como pneus velhos, lixo, etc.;
– utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas;
– fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.

Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, procure atendimento em um serviço de saúde; não tome medicamentos por conta própria.

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em abril de 2.016.

Fonte:
Ministério da Saúde. Saúde de A a Z