Miopia


Miopia é um distúrbio visual cuja principal característica é a dificuldade de ver de longe. Em uma pessoa com visão normal, os raios de luz passam pela córnea, que é a primeira lente do olho, e quando chegam à outra lente, a retina, eles se juntam em um mesmo ponto para formar a imagem. Pessoas com miopia tem um globo ocular mais “longo”, o que provoca a formação da imagem antes que a luz chegue até a retina, fazendo com que a pessoa tenha dificuldade de enxergar de longe.

Tratamento:

A miopia pode ser corrigida com óculos ou lentes de contato, prescritos por um oftalmologista, de forma individualizada. Cirurgias também são utilizadas desde os anos 1970 para corrigir esse problema, porém, nem todos os pacientes estão aptos a realizar a cirurgia, principalmente aqueles que tem a córnea muito fina, pois o laser elimina partes desse tecido.

Geralmente, a miopia se desenvolve e progride ao longo da adolescência, e se estabiliza por volta dos 18 a 21 anos. Mas cada caso varia muito, podendo haver aumento de grau até além dos 30 anos. É importante ressaltar que estabilizar não garante que o distúrbio nunca mais irá voltar a ocorrer. Os oftalmologistas consideram que houve estabilização da doença quando o grau não muda em um intervalo de 6 meses a 1 ano. Depois de estabilizada, o paciente pode optar pela cirurgia para a correção da miopia, caso haja indicação.

 

IMPORTANTE: Somente médicos e cirurgiões-dentistas devidamente habilitados podem diagnosticar doenças, indicar tratamentos e receitar remédios. As informações disponíveis em Dicas em Saúde possuem apenas caráter educativo.

Dica elaborada em outubro de 2019.

Fontes:

Blog da Saúde
Dr. Dráuzio Varella