ENFERMAGEM


EDUCAÇÃO EM ENFERMAGEM

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VALE, Eucléia Gomes; PAGLIUCA, Lorita Marlena Freitag. Construção de um conceito de cuidado de enfermagem: contribuição para o ensino de graduação. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 1, p. 106-113, jan./fev. 2011. Disponível em Scielo

Objetivou-se construir um conceito de cuidado de enfermagem, a partir da compreensão de enfermeiros e alunos de um curso de graduação. Tratou-se de pesquisa qualitativa, que utilizou o grupo focal para construção de um conceito de cuidado de enfermagem a ser utilizado no ensino de graduação. Realizada na Faculdade Católica Rainha do Sertão em Quixadá, CE, Brasil, no período de agosto a dezembro de 2007. Três categorias emergiram do processo: a compreensão do conceito de cuidado, o cuidado de enfermagem e o significado do cuidado. O conceito construído envolveu atitudes de consciência, ética, zelo, solidariedade e amor que expressam um “saber-fazer” embasado na ciência, na arte, na ética e na estética, direcionado às necessidades do indivíduo, da família e da comunidade. 


EDUCAÇÃO EM SAÚDE; AUTOCUIDADO

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OLIVEIRA, Dora Lúcia Liedens Corrêa de. A enfermagem e suas apostas no autocuidado: investimentos emancipatórios ou práticas de sujeição?. Revista Brasileira de Enfermagem, Brasília, v. 64, n. 1, p. 185-188, jan./fev. 2011. Disponível em Scielo

O artigo objetivou refletir sobre a prevalência do autocuidado como um possível e desejável resultado dos empreendimentos educativos da enfermagem com vistas à autonomia para o cuidado de si. Argumenta-se que, neste contexto, o ensino para o autocuidado tem sido encaminhado segundo orientações técnicas e definições tendenciosas do que seja “ter saúde”, do que significa “ser autônomo” e dos sentidos de “cuidar-se”. Neste sentido, fazendo uso de algumas premissas da promoção da saúde, questiona-se o potencial libertador e de promoção de autonomia deste ensino, indicando como dúvida se este não seria mais um investimento na submissão dos sujeitos do que uma ação promotora de emancipação. Conclui-se propondo a escuta como alternativa para a minimização dos dilemas produzidos neste contexto.