HIPERTENSÃO


EDUCAÇÃO EM SAÚDE

102
ALMEIDA, Fernando Antonio de; D’ÁVILA, Ronaldo D.; CADAVAL, Ricardo Augusto de Miranda; RODRIGUES, Cibele Isaac Saad. Prevenção primária e detecção precoce da hipertensão arterial em escolas do ensino médio. Projeto comunitário envolvendo estudantes de medicina. Revista Brasileira de Educação Médica, Rio de Janeiro, v. 26, n. 2, p. 88-93, maio/ago. 2002.

O ensino médico realizado predominantemente em hospitais não enfatiza a prevenção primária das doenças mais prevalentes. A hipertensão arterial (HA), assintomática e desconhecida pela maioria dos seus portadores, é importante fator de risco para complicações cardiovasculares e renais. A prevenção primária e a detecção precoce são as formas mais efetivas de evitar suas complicações. Neste projeto, estudantes de medicina foram preparados para apresentar palestras aos alunos do ensino médio com os objetivos de: despertar nos estudantes de medicina a responsabilidade educativa e a participação social; alertar uma população “livre” da doença para os perigos da HA; reforçar hábitos saudáveis que impedem o aparecimento e a progressão da hipertensão e de outras doenças cardiovasculares; formar multiplicadores da informação e estimar a prevalência de HA nesta população, determinando a pressão arterial (PA) de uma parcela dos alunos. As apresentações conceituam HA, suas causas, conseqüências e como evitá-la. Há muita receptividade dos alunos e educadores ao projeto. Questionários preenchidos antes e depois das apresentações mostram que o desconhecimento sobre as características da doença é a regra, e o aprendizado muito bom. Em análise de 542 alunos (média de idade de 17 anos), encontramos 15% com PA elevada, predominando nos rapazes e alunos com maior índice de massa corporal. 

INFÂNCIA

103
SALGADO, Cláudia Maria; CARVALHAES, João Tomás de Abreu. Hipertensão arterial na infância. Jornal de Pediatria, Rio de Janeiro, v. 79, supl. 1, p. S115-24, maio 2003. Disponível em Scielo

A hipertensão arterial e a obesidade são um problema de saúde pública em todo o mundo. A hipertensão arterial essencial do adulto inicia-se na infância, e, além disso, pode ser secundária a várias doenças. O pediatra tem por obrigação medir adequadamente a pressão arterial de seus pacientes. Quando descoberta, a hipertensão arterial deve ser investigada para ser adequadamente tratada. A investigação depende da idade e do grau de elevação da pressão arterial, devendo preocupar-se não somente com a causa da hipertensão, mas também com os seus efeitos em órgãos alvo.