Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará receberá Estação Biblioteca Virtual em Saúde


 

 

São mais de 25 milhões de documentos técnico-científicos à disposição dos usuários!

O Laboratório Central de Saúde Pública do Estado do Ceará (LACEN) ganhará uma nova ferramenta com o objetivo de impulsionar o ensino e a pesquisa. Será instalada, agora no mês de dezembro, a Estação Biblioteca Virtual em Saúde.

A Estação BVS do LACEN subsidiará gestores e profissionais de saúde em pesquisas científicas, além de ser mais um instrumento de auxílio à tomada de decisão.

O objetivo do projeto é ampliar o acesso à informação em saúde. Por meio do acesso à internet, os usuários poderão consultar mais de 25 milhões de documentos técnico-científicos. Todo o material como, por exemplo, artigos científicos, periódicos e monografias estão disponíveis na Biblioteca Virtual em Saúde.

A Estação BVS do LACEN é a 100ª (centésima) a ser contemplada pelo Projeto BVS Brasil e a 7ª a ser inaugurada no Estado do Ceará. É um componente da Rede de Bibliotecas e Unidades de Informação Cooperantes da Saúde (Rede BiblioSUS) que dissemina a produção editorial do Ministério da Saúde e fomenta o debate, a interação, a pesquisa e a promoção da saúde. A Rede possui mais de 300 centros cooperantes (unidades interligadas).

Com o objetivo de orientar quanto à forma correta de utilização integral das ferramentas disponibilizadas pela Estação BVS, será ministrado no LACEN um curso de capacitação logo após a inauguração da Estação BVS. Os participantes aprenderão como acessar os documentos, fazer perguntas de pesquisa e localizar a melhor informação para respondê-las.

O curso, essencialmente prático, tem ênfase na metodologia de busca e análise crítica da informação em saúde. Devem participar profissionais ligados diretamente ao LACEN e convidados. Serão estes os multiplicadores da ideia.

Saiba mais:

Na BVS Saúde Pública Brasil, o usuário pode acessar informação científica e técnica em saúde pública, legislação estadual e municipal, notícias e eventos.

Na BVS do Ministério da Saúde, o usuário encontra dicas em saúde, datas importantes e legislação vigente, além de políticas, programas e ações. Também pode pesquisar diretórios de siglas e termos utilizados na gestão federal do SUS, por meio do Projeto de Terminologia da Saúde. Já a BVS Brasil tem o objetivo de reunir todas as iniciativas brasileiras de desenvolvimento da BVS e integrar as redes de fontes de informação em saúde.

Estação Biblioteca Virtual Laboratório Central de Saúde Pública – LACEN / CE
Cerimônia de instalação: 10/12/2015
Horário: 9h
Local: Auditório do Laboratório Central de Saúde Pública
Avenida Barão de Studart, nº 2.405 – Aldeota – Fortaleza – CE.

Fique ligado:

Biblioteca Virtual em Saúde do Ministério da Saúde
Estação Biblioteca Virtual em Saúde
Biblioteca Virtual em Saúde Brasil
Rede BiblioSUS