31 de maio: Dia Mundial sem Tabaco 2019


O Dia Mundial Sem Tabaco, comemorado em 31 de maio, tem como tema, em 2019, “Tabaco e Saúde Pulmonar”. A ideia é aumentar a conscientização sobre o impacto negativo que o uso do tabaco e a exposição ao fumo passivo exercem sobre a saúde pulmonar, do câncer de pulmão às doenças respiratórias crônicas como asma e doença pulmonar obstrutiva crônica (que inclui bronquite e enfisema). Além disso, a data alerta sobre o tabaco fumado que, em qualquer de suas formas, é responsável por até 90% de todos os cânceres de pulmão; e sobre o papel fundamental que os pulmões desempenham na saúde e no bem-estar de todas as pessoas.

A campanha chama a atenção também para a ligação entre tabaco e doenças cardiovasculares (DCV), incluindo acidentes vasculares cerebrais, que, combinados, são as principais causas de morte do mundo (17,7 milhões de pessoas por ano). De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 7 milhões de pessoas morrem anualmente pelo tabagismo; destas, 900 mil são vítimas de fumo passivo.

O tabagismo é uma doença causada pela dependência física à nicotina. A substância encontrada nos derivados de tabaco age no aumento da contração dos vasos sanguíneos, acelerando a frequência cardíaca e aumentando a pressão arterial, o que pode levar à isquemia (suspensão da circulação do sangue) e ao infarto agudo do miocárdio. Já o monóxido de carbono produzido por meio da queima do cigarro, causa diminuição da oferta de oxigênio ao coração, levando também à isquemia, privando alguns órgãos do oxigênio, causando deficiência na oxigenação dos tecidos, podendo assim ocasionar doenças como a aterosclerose. Dessa forma, a junção da nicotina com o monóxido de carbono pode provocar diversas doenças cardiovasculares.

Confira bibliografia técnico-científica selecionada sobre Tabagismo e Doenças Cardíacas

 

Fontes:

Instituto Nacional de Cancer https://www.inca.gov.br/

Secretaria de Estado da Saúde de Minas Gerais http://www.saude.mg.gov.br/tabagismo

Fundação do Câncer https://www.cancer.org.br/

Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia https://sbpt.org.br/portal/