Observatório Covid-19 Brasil


O Observatório Covid-19 BR é uma iniciativa independente, fruto da colaboração entre pesquisadores com o desejo de contribuir para a disseminação de informação de qualidade baseada em dados atualizados e análises cientificamente embasadas. Criamos este sítio com códigos de fonte aberta que nos permite acompanhar o estado atual da epidemia de Covid-19 no Brasil, incluindo análises estatísticas e previsões.

Diante da propagação da COVID-19, doença causada pelo novo coronavírus, a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia mundial no dia 11/03. Segundo a OMS, uma pandemia é a disseminação mundial de uma nova doença. Com início na China, o coronavírus se espalhou rapidamente por todos os continentes, contaminando milhares pessoas e levando diversos governantes a tomarem medidas drásticas para a contenção da doença. A dinâmica da transmissão de doenças infecciosas e, em particular, da COVID-19, deve ser compreendida para que os governos e cidadãos possam tomar as melhores decisões.

Com modelos matemáticos construídos a partir do conhecimento e dados disponíveis podemos simular diferentes cenários e identificar tendências. Como qualquer resultado científico, as descobertas feitas com modelos matemáticos têm algum nível de incerteza. Mas ainda assim são de suma importância para o planejamento de políticas públicas.

Fonte:

Observatório Covid-19 BR