05/8 – Dia Nacional da Saúde


A data foi instituída pela Lei nº 5.352/1.967 com a finalidade de promover a educação sanitária e despertar no povo a consciência do valor da saúde.

Etimologicamente, saúde procede do latim sanitas, referindo-se à integridade anátomo-funcional dos organismos vivos (sanidade).

Por seu caráter multidimensional, o conceito de saúde deve ser examinado segundo os diferentes referencias culturais e teóricos, e depende do período histórico e do lugar em que se estabelece a definição.

Da Antiguidade ao século XXI,superada a concepção sobrenatural de saúde e enfermidade, concebia-se saúde como a ausência de enfermidade (doença, deficiência, invalidez). Estado que revelava o equilíbrio do organismo, com referência aos seus meios interno e externo. Gozar de saúde significava não padecer de enfermidade, estar em harmonia consigo mesmo e com o meio.

Em 1.947 a Organização Mundial da Saúde (OMS) definiu saúde como “um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença”.

A definição da OMS pode ser considerada avançada para a época em que foi realizada, mas, no momento, é irreal, ultrapassada e unilateral, por visar a uma perfeição inatingível.

O estilo e o ritmo de vida impostos pela cultura, pela organização do trabalho, pela vida nas metrópoles, entre tantos outros fatores, fazem com que seja necessário um conceito ampliado de saúde, que se desloca do campo biológico e não pode ser pensado apenas do ponto de vista da doença.

É indispensável, nesse contexto, entender saúde por meio das relações históricas, econômicas, políticas, sociais, da qualidade de vida, das necessidades básicas do ser humano, seus valores, crenças, direitos, deveres, suas relações dinâmicas e construídas ao longo de todo o ciclo da vida e do meio em que convive.

Fontes:

Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro. O que é saúde?

Organização Pan-Americana da Saúde

SÁ JÚNIOR, Luis Salvador de Miranda. Desconstruindo a definição de saúde. Jornal do Conselho Federal de Medicina (CFM), p. 15-16, jul./set. 2004

SEGRE, Marco; FERRAZ, Flávio Carvalho. O conceito de saúde. Revista de Saúde Pública, São Paulo, v.31 no. 5, Oct. 1997