Ir direto para menu de acessibilidade.
Portal do Governo Brasileiro
Página inicial > Últimas Notícias > 01 a 08/02 – Semana Nacional de Prevenção da Gravidez na Adolescência
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Grupo de pesquisa da Unicamp lança site e aplicativo para promoção da saúde de adolescentes

  • Publicado: Quarta, 24 de Fevereiro de 2021, 22h16
  • Última atualização em Segunda, 22 de Março de 2021, 14h51

O grupo de pesquisa Neuroeducation Research Group (NRG), vinculado ao Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão - CEPID Brainn da Unicamp, lançou uma plataforma composta por um site e aplicativo destinados a veiculação de informações para promoção de saúde ao público adolescente. Pelo site e aplicativo, os adolescentes podem obter informações sobre a prevenção de problemas comuns na adolescência, tais como depressão, ansiedade, gravidez precoce, transmissão de ISTs e outros.

O site Adolescentes contém textos sobre diversos temas relacionados ao público jovem. Já o aplicativo apresenta quizzes para que o jovem possa aprender jogando, ganhando pontos, progredindo e se divertindo, tornando o processo de aquisição de informações mais atrativo.

De acordo com Lília Freire Rodrigues de Souza Li, professora do Departamento de Pediatria da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e coordenadora do projeto, dois em cada 10 adolescentes na região de Campinas apresentam uma doença crônica e seis em cada 10 apresentam algum problema de saúde. Como o tratamento e acompanhamento das doenças crônicas requerem um cuidado diário intenso, muitos adolescentes não conseguem compreender realmente a sua doença, não querem aderir ao tratamento e demonstram maior comportamento de risco do que os não doentes.

“O objetivo do projeto é testar se uma plataforma digital com informações de promoção de saúde é capaz de fortalecer o autocuidado e a resiliência dos pacientes adolescentes”, explica Lília.


Fonte:

Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp

registrado em:
Fim do conteúdo da página