Ferramenta de redimensionamento do texto

+A
-A
Caminho desta página: Inicial > Informações Estratégicas > Políticas e Diretrizes

Informações Estratégicas

Nessa seção encontra-se disponível um conjunto de informações de relevância para a tomada de decisão, relacionadas ao tema. Selecione no quadro a seguir a categoria de interesse:

Sistemas de Informação

Atualizado em 06/05/2010

Nesse espaço encontram-se documentos referentes às ações do Ministério da Saúde que buscam contribuir, direta ou indiretamente, para a promoção de melhores condições de vida e de saúde para a população. É importante ressaltar que as informações apresentadas encontram-se tanto em formato de publicação quanto de ato normativo (legislação).

VIGITEL

As Doenças Crônicas Não Transmissíveis – DCNT - representam um dos principais desafios de saúde para o desenvolvimento global nas próximas décadas... Saiba mais...

Sistema de Informação sobre Mortalidade - SIM

O Sistema de Informação Sobre Mortalidade – SIM  desenvolvido pelo Ministério da Saúde, em 1975, é produto da unificação de mais de quarenta modelos de instrumentos utilizados, ao longo dos anos, para coletar dados  sobre mortalidade no país.  Possui variáveis que permitem, a partir da causa mortis  atestada pelo médico, construir indicadores e processar análises epidemiológicas que contribuam para a eficiência da gestão em saúde.

O SIM foi Informatizado em 1979. Doze anos depois, com a implantação do SUS e sob a premissa da descentralização teve  a coleta de dados repassada à atribuição dos Estados e Municípios, através das suas respectivas Secretarias de Saúde.

Com a finalidade reunir dados quantitativos e qualitativos sobre óbitos ocorridos no Brasil, o SIM é considerado uma importante ferramenta de gestão na área da saúde.

No nível federal, sua gestão está afeta à Secretaria de Vigilância à Saúde.


Links relacionados:

Manual de Instruções para o Preenchimento da Declaração de Óbito (pdf.)


Manual de Procedimentos do Sistema de Informações sobre Mortalidade (pdf.)

Acesso à base de dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (servidor Web do DATASUS)

Morbidade

O monitoramento da morbidade em Doenças e Agravos Não Transmissíveis - DANT é um componente essencial para a vigilância, bem como para o conhecimento de suas características e tendências.

Não existe um sistema que forneça informações primárias sobre a morbidade das DANT e nem se considera que tenha factibilidade um sistema de registros que permitisse a obtenção dos casos existentes. Entretanto, o Sistema Único de Saúde (SUS) dispõe de sistemas que gerenciam diversas modalidades assistenciais que possibilitam a realização de análises do comportamento dessas doenças e agravos na população.

O Sistema de Informações Hospitalares do SUS, comumente chamado de SIH/SUS, permite um olhar sobre a ocorrência de cerca de 80% das internações hospitalares que ocorrem no país. No SIH-SUS é possível obter um conjunto de variáveis, como a causa da internação, os dias de permanência, a evolução da doença, custos diretos, entre outros, muito importantes para a obtenção de indicadores úteis ao monitoramento das DANTs relevante para estudos sobre os custos produzidos para o sistema. Todas as informações obtidas podem ser desagregadas até o nível municipal.

O Sistema de Informações Ambulatoriais (SIA-SUS) possui um subsistema denominado de Autorização de Procedimentos de Alta Complexidade, APAC/SIA que fornece informações relativas às doenças de pacientes que receberam tratamentos ou exames considerados de alta complexidade nas áreas de Nefrologia, Cardiologia, Oncologia, Ortopedia, Oftalmologia e outros. Este subsistema possui uma base muito consistente que permite análises de morbidade das DANT na população no âmbito ambulatorial.

Outros sistemas de informações úteis para obtenção de dados sobre morbidade são os Registros de Câncer de Base Populacional – RCBP e Registros Hospitalares de Câncer - RHC. Esses registros permitem a obtenção de estimativas de morbidade para diversos tipos de câncer. O Sistema de Cadastramento e Acompanhamento de Hipertensos e Diabéticos – HIPERDIA, permiteobter informações sobre o perfil dos portadores de Diabetes Mellitus e Hipertensão Arterial e o Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional- SISVAN configura-se num instrumento de apoio para o diagnóstico da situação nutricional (prevalência de desnutrição e obesidade).

Essas fontes de informações possibilitam o monitoramento continuado da ocorrência das DANT, de tal forma que os responsáveis pela vigilância podem prover os tomadores de decisão subsídios para elaboração de programas de Promoção da Saúde, Vigilância, Prevenção e Assistência dessas doenças no âmbito do Sistema Único de Saúde.

Links de referência:
Indicadores
» Tabnet (SIA e SIH)
» Inca - Instituto Nacional de Câncer
» Hiperdia
» Sisvan

Conheça outras políticas...


Endereço do Ministério da Saúde

Ministério da Saúde. Esplanada dos Ministérios, Bloco "G", Térreo. CEP: 70058-900.
Brasília/DF. Tel.: (61) 3315-2425. Disque Saúde: 0800 61 1997