Mais Saúde: Secretarias do MS iniciam contratualização com Ministro
Teve início nesta quarta-feira, 11/06, as contratualizações para cumprimento das metas estabelecidas no Mais Saúde. A Secretaria de Vigilância em Saúde e a Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde foram as primeiras áreas do Ministério da Saúde a assinarem o Termo de Compromisso que firma as responsabilidades de cada unidade diante dos desafios propostos para a Saúde até 2011.
Estiveram presentes nessa reunião o ministro, José Gomes Temporão, a secretária-executiva, Márcia Bassit, toda a cúpula do MS, além de representantes da SVS e SGTES, consultoria interna e externa do Mais Saúde.
Gerson Penna, Secretário da SVS, iniciou sua fala demonstrando entusiasmo e grande satisfação com o trabalho desenvolvido e ressaltou que, em 20 anos de atuação no Ministério, nunca viu algo que envolvesse e integrasse todas as áreas em busca de um objetivo maior em benefício da própria instituição e do País.
O secretário manifestou a sua disposição para a contratualização e detalhou as principais medidas, com seus marcos e atividades a serem cumpridos até 2011. Destacou a prevenção de acidentes de trânsito em 80% dos municípios com mais de 100 mil habitantes e a medida relacionada à redução de incidência de dengue em algumas regiões metropolitanas do País.
Francisco Campos, secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde, também destacou as contribuições pontuais da Secretaria para o Mais Saúde, com ênfase à medida que trata da qualificação dos gestores do SUS.
A reunião encerrou-se com a assinatura dos Termos de Compromisso entre os dois secretários e o ministro José Gomes Temporão, com a finalidade de oficializar a contratualização das ações sob responsabilidade das duas Secretarias para implementação do Mais Saúde.
Espera-se concluir todas as contratualizações até o final de junho.