Página principal > Notícias > dezembro 2009
Ministro da Saúde apresenta os resultados e conquistas de 2009
O ministro José Gomes Temporão e a secretaria executiva Márcia Bassit apresentaram na manhã dessa quarta-feira, 2 de dezembro, na Academia de Tênis, em Brasília, o Mais Saúde 2009. Na ocasião, foram divulgados para os servidores os resultados do principal projeto de gestão do Ministério.
O ministro Temporão ressaltou que, apesar de 2009 ter sido um ano difícil por conta da crise econômica, da nova pandemia de Influenza e das restrições orçamentárias, o Ministério avançou em aspectos importantes. É o que ocorre, por exemplo, com a força de trabalho em saúde. “Estamos buscando estímulos para que os servidores realizem o trabalho com ainda mais qualidade”, afirmou Temporão.
Um dos principais destaques do Mais Saúde 2009, segundo a secretaria executiva Márcia Bassit, foi a inclusão do saneamento entre os eixos de intervenção do Mais Saúde.
Bassit também ressaltou que a exclusão dos recursos oriundos da CPMF – um montante de R$ 24,3 bilhões – ocasionou a redefinição do foco prioritário para 2009, com cortes de gastos de manutenção e redirecionamento dos investimentos. “Ter uma ferramenta de planejamento participativo, com todas as pessoas contribuindo e dando sugestões, foi o que nos permitiu enfrentar esse momento de crise”, ressaltou a secretaria executiva.
Desafios – Durante a apresentação do Mais Saúde 2009, alguns desafios foram lembrados. Márcia Bassit citou a regulamentação Constitucional 29, capaz de estabelecer recursos para o SUS e evitar o subfinanciamento da saúde, a ampliação da rede de atenção básica e a redução do tempo de espera por consultas especializadas, exames e internações hospitalares.
Na área de gestão, os desafios incluem a consolidação de uma nova cultura organizacional voltada para resultados e um aperfeiçoamento do processo de monitoramento. Melhorias salariais e de carreira também foram indicadas.
Participação – Estavam presentes ao evento, além do ministro José Gomes Temporão e a secretária executiva Márcia Bassit, os secretários André Beltrame, Francisco Eduardo de Campos, Antônio Alves de Sousa, Reinaldo Guimarães e Gerson Oliveira Penna. Também compuseram a mesa o representante da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas), Diego Victoria, e o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, deputado Darcísio Perondi.