EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA AVALIAÇÃO NUTRICIONAL COM CRIANÇAS, ITABIRA-MG
Carla Vanessa Suaris
Elaine Cristina de Souza
Flávia Canuto Sobral
Adriana Flávia Braga Marques
Olga Maria de Alencar
O presente trabalho trata de um relato de experiência utilizando-se como estratégia educação em saúde na avaliação nutricional com crianças de 2 a 5 anos, no Município de Itabira-MG. Através do Núcleo de Estudos, Pesquisas e Ações em Saúde Coletiva da PUC-Minas/Betim As atividades foram desenvolvidas por acadêmicas de enfermagem, orientadas por duas professoras. A escolha do PSF do bairro Fênix, foi devido há um contraste significativo na região em função da desigualdade sócio-econômica, precariedade no saneamento básico, além do elevado índice de crianças nessa faixa etária. O ministério preconiza um acompanhamento nutricional de crianças de 0 a 2 anos, mas conforme a necessidade apresentada pela região, faz-se necessário essa avaliação. O objetivo desse estudo foi trabalhar a educação em saúde, juntamente com a equipe do PSF do bairro Fênix, com o intuito de conscientizar as mães e despertar nas crianças hábitos de higiene no dia-a-dia e paralelamente avaliá-las nutricionalmente. Aliada à mensuração, acreditando ser esta uma ferramenta de empoderamento da população com vistas ao entendimento da promoção da saúde como capacitação do povo, pensou-se em introduzir metodologias participativas que mobilizassem o público-alvo e seus acompanhantes: oficinas de pintura, histórias infantis com uso de fantoches representando aquele universo e como atrativo especial à apresentação de uma peça teatral "sujinhas da alegria", enfocando a hiegiene corporal e bucal. Após a realização da mensuração a criança recebia um kit odontológico (escova, fio dental e creme dental) e a mãe orientada pela dentista e auxiliar de consultório dentário (ACD) sobre a escovação. Dentre as crianças que compareceram ao evento 38 residem na microárea 1e 2 e 48 crianças moradoras das microáreas 3 e 5 naquela área do Saúde do Família. Constatou-se através do cartão de controle da unidade, apenas quatro crianças faltaram ao evento. Conclui-se, portanto, que compareceram ao evento 97,6% das crianças dessas microáreas e a metodologia utilizada através da educação em saúde contribuiu muito para essa forte adesão da população influenciada pela divulgação e a estratégia lúdica utilizada, promovendo assim, a prevenção de doenças e também ao levantamento das crianças com a chamada desnutrição primária, aquela decorrente da oferta insuficiente de alimentos (LEÃO, 1989), para as possíveis intervenções.
Correspondência para: Carla Vanessa Suaris, e-mail: carlasuaris@yahoo.com.br
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