CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA DE MONITORIA ACADÊMICA AOS MONITORES DA UERJ
Fernanda da Assis
Alberto Carlos Hott de Oliveira
Alessandra Zanei Borsatto
Karen dos Santos Matsumoto
Karla Gonçalves Camacho
Patrícia Rodrigues da Rocha
Vanessa Oliveira Guimarães dos Santos
Gertrudes Teixeira Lopes
De acordo com a Deliberação nº 047/95 do Conselho Superior de Ensino e Pesquisa da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), �A monitoria tem por finalidade o aperfeiçoamento do processo de formação profissional pela melhoria da qualidade de ensino, criando condições para o aprofundamento teórico e o desenvolvimento de habilidades relacionadas à atividade docente�. Diante disto elaboramos como objeto as contribuições proporcionadas pelo Programa de Monitoria Acadêmica (PMA) aos monitores da UERJ. E como objetivos: averiguar se os monitores reconhecem o PMA como iniciação à docência; identificar os motivos que levaram os monitores a optar por este, e verificar as contribuições da monitoria para o desenvolvimento acadêmico e profissional, relacionando-os. Este estudo pretende contribuir para o PMA na medida em que dimensiona como os estudantes integrantes deste avaliam as suas escolhas e o alcance de seus objetivos profissionais. Trata-se de uma pesquisa quantitativa de natureza descritiva, a qual foi realizada nas unidades integrantes dos quatros Centros Acadêmicos da UERJ. A população foi composta de 427 discentes inscritos no PMA no ano de 2003, sendo a amostra constituída por 126 estudantes. A coleta de dados ocorreu entre outubro/2003 a fevereiro/2004, após ter submetido o Projeto ao Comitê de Ética. Utilizamos como instrumento um questionário estruturado, contendo 69 perguntas abertas e fechadas, que foram respondidos mediante assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. A análise foi realizada com base nos softwares Epi info e Excel, utilizando a freqüência absoluta e percentual. Verificamos que 91% dos monitores de toda a UERJ reconhecem o PMA como iniciação à docência. Dos 126 alunos investigados, a maioria declara a ampliação curricular como o motivo que desperta interesse pela Monitoria e reconhecem que aprofundaram seus conhecimentos durante a execução desta. A aproximação do orientador com seu monitor correspondem a menos que a metade das respostas, sinalizando a necessidade de rever estas questões. O incentivo à pesquisa também é um objetivo do PMA e apenas 38. 9% dos monitores de toda a UERJ reconhecem como contribuição. Em nossa concepção, o PMA constitui-se em um instrumento importante no processo didático-pedagógico, e que vem contribuindo amplamente para o bom desempenho do mesmo. Obviamente, este modelo de aprendizagem pode e deve ser aprimorado, contribuindo para o desenvolvimento do aluno.
Correspondência para: Fernanda da Assis, e-mail: nandinhaassis@yahoo.com.br
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