SISTEMATIZANDO A ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM EM PEDIATRIA
Flávia Martins Soares
Waldene Machado
Ana Lúcia de Assis Simões
Luciana Rabelo Araújo
O Processo de Enfermagem (PE) em Pediatria representa um conjunto de ações sistematizadas e racionais que visam atender as necessidades das crianças. Requer tanto habilidades cognitivas quanto operacionais, bem como um bom relacionamento enfermeiro-criança-família. A humanização no setor pediátrico deve ser inerente ao PE, devido à importância na recuperação da criança hospitalizada. O objetivo do estudo foi relatar resultados alcançados com a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem à uma criança vítima de um trauma abdominal. Trata-se de um estudo de caso realizado na Pediatria do HE/UFTM, em maio de 2005. A coleta de dados foi realizada mediante exame físico, análise de prontuário, e entrevista com a mãe e a criança. Os diagnósticos de enfermagem foram estabelecidos a partir do raciocínio diagnóstico proposto por Risner (1990) e da Taxonomia II da NANDA (2001-2002). A assistência foi desenvolvida junto a uma criança com 9 anos admitida na pediatria, depois permanecer 22 dias na UTI devido anastomose intestinal. Demonstrava ansiedade para receber alta hospitalar através de relatos verbais, triste, choroso, conversava pouco com os profissionais que lhe prestavam os cuidados, relatava sentir saudades do pai, não brincava com os companheiros da enfermaria, relatava estar sentindo falta dos colegas da escola, recebia suporte familiar apenas da mãe. O diagnóstico de enfermagem interação social prejudicada foi a prioridade do trabalho, sendo o plano de cuidados elaborado de acordo com o mesmo. As principais intervenções de enfermagem voltaram-se a socialização da criança no ambiente hospitalar através do encorajamento e o envolvimento da criança com outras da enfermaria, da promoção de atividades recreativas, do incentivo de brincadeiras em grupos, da promoção de laços de confiança e amizade através de conversas com a criança. No decorrer de uma semana após o início das implementações de ações de enfermagem, resultados positivos puderam ser observados. As conversas se davam de uma forma mais natural, a criança falava sobre seus sentimentos, comentava suas expectativas em relação à alta, brincava, comunicava bem com os companheiros da enfermaria, mostrava-se mais alegre. A realização deste estudo mostrou que através da SAE na pediatria, é possível prestar cuidados à criança de maneira qualificada, individual e humanizada, beneficiando o cliente e sua família, além de proporcionar o maior reconhecimento do trabalho do enfermeiro no setor.
Correspondência para: Waldene Machado, e-mail: waldenemachado@yahoo.com.br
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