Goiânia, 07 de novembro de 2005.

AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO DA ANATOMIA NA ENFERMAGEM FUNDAMENTAL

Barbara Fernandes Souza

Barbara Cabral de Sousa

Olguimar Pereira Ivo

Claúdia Leal Macedo

A universidade tem como função proporcionar aos acadêmicos da área de saúde o pilar do conhecimento técnico-cientifico; porém não devemos pensar na enfermagem como saber proveniente de práticas e procedimentos implementados por aparelhagem tecnológica; devemos integrar ciência, arte e ética. Nesse contexto a pesquisa e o ensino influenciam na qualidade dos serviços prestados ao paciente, seja regida pelo aluno no processo de aprendizagem ou pelo profissional enfermeiro. A realização do exame físico anatomicamente detalhado induz à assistência de enfermagem de qualidade assegurando a eficácia do ato do cuidar. Baseado nestas informações, a monitoria de Anatomia Humana desenvolveu uma pesquisa sobre a importância da interdisciplinaridade entre Anatomia Humana e Enfermagem Fundamental; objetivando assim, avaliar os conhecimentos dos estudantes do curso de enfermagem sobre anatomia humana e suas aplicabilidades nas práticas de enfermagem fundamental. A pesquisa foi realizada na Faculdade de Tecnologia e Ciências-FTC de Vitória da Conquista-Ba com 106 dos 150 alunos que haviam cursado as disciplinas citadas acima. Para tanto foi aplicado um questionário com 11 questões objetivas que abordando os procedimentos de maior freqüência realizados na assistência da enfermagem como: sondagem vesical, sondagem nasogástrica, gavagem, exame físico, administração de medicamentos, nebulização e realização de curativos. No geral, 74% dos entrevistados respondeu o questionário corretamente e de forma detalhada avaliou-se: sondagem vesical, sondagem nasogástrica e gavagem com acertos respectivamente de 94,3%, 63,2% e 63%; quanto a administração de medicamentos e suas diversas vias de aplicação 98,5% obtiveram êxito; ao quesito cuidado de feridas e técnicas de curativos 23,5% respondeu corretamente; sendo apresentado no exame físico: 83,9% para percussão, 32,1% para a ausculta cardíaca, 82,5% para palpação e por fim ao abordar anatomia topográfica foi encontrado 79,2% de acertos. Constatou-se um resultado satisfatório com os entrevistados sendo que eles apresentaram algum conhecimento relacionado às disciplinas abordadas, o que valoriza a didática utilizada no ensino, mas ainda assim, há necessidade de assumirmos novos desafios visto que a formação de um futuro profissional é um processo contínuo de aprendizado. Ressaltamos que dentro das referencias existentes e pesquisas realizadas nenhum estudo correlato foi encontrado especificamente nesta área pesquisada.

Correspondência para: Barbara Fernandes Souza, e-mail: barbara_170598@yahoo.com.br