EVASÃO NO CURSO DE PROFISSIONALIZAÇÃO PROFAE-PANO ANO 2003
Marilene Araujo da Silva
Vera Lucia Azevedo Lima
Eliana Maria Maciel
O presente estudo aborda a formação profissional do trabalhador de enfermagem através do Projeto de Profissionalização de Trabalhadores da Área de Enfermagem (PROFAE), criado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de qualificar trabalhadores da área de enfermagem da rede pública ou privada que a exercem sem qualificação e de forma irregular, enfatizando a evasão dos alunos matriculados nesses cursos profissionalizantes no Estado do Pará � UEPA. Para Delage (2001) um dos maiores problemas enfrentados na Educação brasileira é a evasão. Muitas crianças e adultos que iniciam a vida escolar, não chegam a concluí-la. Muitos fatores contribuem para a formação desse quadro, pois a sala de aula sempre irá �competir� com a rua, com o trabalho e com as dificuldades de acesso a permanência. Objetivo: identificar o índice de evasão no curso de formação profissional de uma Operadora do Projeto PROFAE, considerando as seguintes variáveis: número de turmas, número de alunos matriculados, evadidos e concluintes. Método: foi realizado levantamento de dados na Agência Regional e Operadora UEPA no Sistema de Informação Gerencial (SIG-PROFAE) e em Relatórios de Visitas às turmas. Os dados coletados receberam tratamento estatístico, sendo analisados por Ordem de Serviço (O. S.) e número de Contrato. O estudo recebeu uma abordagem quantitativa sendo utilizados relatos de supervisores da Agência Regional para abordar os motivos da evasão escolar. Resultados: Qualificação Profissional (QP) no ano de 2003. O número de alunos evadidos foi considerável em QP 281 (13,1%), não ocorrendo o mesmo em Complementação de Qualificação Profissional (CQP);487 alunos matriculados,evadidos 07(1,5%). As causas da evasão foram externas (sociais ou pessoais),. Houve também um número de desistências significativa, sendo atribuído ao tipo de recrutamento de alunos e a demora para realização dos cursos nas localidades onde ocorreu o cadastro no ano 2000. Conclusão: causas da evasão escolar não puderam ser quantificadas, porém através da experiência de campo como supervisora da Agencia Regional-PA, destacamos as principais causas da evasão: aprovação em concurso público; ensino fundamental incompleto; doença na família; óbito distância; transferência do cônjuge; mudança de profissão; aprovação no vestibular; dificuldade de aprendizagem.
Correspondência para: Marilene Araujo da Silva, e-mail: marilene_araujo@ibest.com.br
|