A PRÁTICA DA ENFERMAGEM PEDIÁTRICA NUM AMBULATÓRIO DE REFERÊNCIA
Selma Suely Silva Oliveira
Bertha Cruz Enders
Rejane Maria Paiva de Menezes
INTRODUÇÃO: Diante das mudanças paradigmáticas vivenciadas pelos profissionais de saúde e a necessidade de adequação aos princípios do SUS impulsiona a enfermagem a redefinir sua prática para acompanhar as mudanças vigentes. Pretende-se analisar os aspectos contextuais da prática do enfermeiro no ambulatório de pediatria de um Hospital Universitário, visando identificar os fatores que influenciam e norteiam o seu desenvolvimento. OBJETIVO: Analisar o contexto de um fenômeno da prática do enfermeiro no ambulatório de pediatria de um Hospital Universitário. REFERENCIAL TEÓRICO: A abordagem iniciou-se com a análise do contexto, proposta por Hinds et al. , (1992), através da utilização das quatro camadas interativas (imediato, específico, geral e metacontexto. METODOLOGIA: realizou-se um estudo descritivo, do tipo revisão bibliográfica integrativa em livros, revistas, impressos e pesquisa em base de dados. Posteriormente, analisamos e selecionamos os artigos que seriam utilizados no estudo. A análise dos dados foi realizada mediante contextualização da bibliografia. RESULTADOS: A prática da enfermagem deve ser efetivada e sistematizada através de ações gerenciais, políticas públicas que visem a educação. CONSIDERAÇÕES FINAIS: O profissional enfermeiro deve está integrado com o contexto no qual sua prática é desempenhada a fim de possibilitar uma maior resolutividade do serviço prestado por este e conseqüentemente pela instituição prestadora a fim de assegurar a aplicação do sistema de referência e contra-referência através de um conjunto articulado e contínuo das ações e serviços de saúde em todos os níveis de assistência.
Correspondência para: Selma Suely Silva Oliveira, e-mail: selma@ufrnet.br
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