Goiânia, 07 de novembro de 2005.

ADMINISTRAÇÃO E O CUIDADO DE ENFERMAGEM COM CLIENTE SURDO

Erica Soares Souza

Trata-se de um estudo que visa analisar as dificuldades de comunicação e necessidades de saúde dos surdos. Necessidades de Saúde Interna,visa aspectos educativos e informativos temas especificos de saúde. Necessidades Externas, visa a comunicação, barreira no acesso dos surdos aos serviços de saúde e a discriminação no tratamento efetuado pelos profissionais de saúde especializados. Afirmam a necessidade de um interprete de Libras ou profissionais especializados sensiveis a integridade e humanização. Objetivos é discutir estrategias referidas por clientes surdos sobre formas de comunicação com enfermeiros. Analisar o entendimento apontado por clientes surdos sobre suas necessidades de saúde. Ultilizei a abordagem qualitativo,exploratorio,descritivo,visa analisar as dificuldades de comunicação e as necessidades de saúde dos clientes surdos,pauta-se na possibilidade a adquação a este estudo por trabalhar"(. . .) com um universo de significados, motivos, aspirações, crenças, valores e atitudes, o que corresponde a um espaço mais profundo das relações, dos processos e dos fenomenos, que não podem ser reduzidos a operacionalização de variaveis(. . .)" (Minayo),1994,22). Resolusão 196/1996Brasil 1996) CNS assegurar o anonimato o pseudonimo a cada sujeito com comprometimento de ter resguardadas suas identidades, bem como explicar quanto a sua segurança, tendo em vista as suas integrações fisicas,eticas e morais. Assim entrevistei 14 surdos dos quais 12 sexo masculino e 02 sexo feminino com idade 20 e 55 anos, de escolaridade 6 serie ate ensino fundamental completo. As entrevistas ocorreram 02 datas agendadas com Diretora Colegio Guanabara onde os surdos foram abordados no seu ambiente de estudo e lazer. Para sintetizar o conteudo da discurssão deste estudo, pautamo-nos dos descritores em ciencias da saúde especificados pela Bireme(2204). Conclusão o estudo nos permite concluir que o Enfermeiro e o Cliente Surdo não consegue fazer entender plenamente pelo enfermeiro no que se refere as suas necessidades de saúde; Não existem programas assistenciais destinados ao atendimeto de clientes surdos; Aprovação de leis que amparam esses clientes não garantiu seus direitos ainda; A linguagem de Libras para o cliente surdo, serve para varias interações. Considerações Finais Contribuição para o estudo é criar estrategias e politicas de saúde que visem a consolidar um polo comum inclusivo, qualificado e eficaz, tendo como objetivo analisar as formas de comunicação adotadas pelos clientes surdo

Correspondência para: Erica Soares Souza, e-mail: kiinhas@.bol.com.br