APLICAÇÃO DE REFERENCIAL TEÓRICO NA PRÁTICA ASSISTENCIAL
Lêda Maria Albuquerque
Ivete Palmira Sanson Zagonel
Liliana Maria Labronici
INTRODUÇÃO: O presente trabalho relata a experiência vivenciada nas disciplinas de Prática Assistencial e Concepções Teórico-Filosóficas e Metodológicas para a Prática Profissional do Mestrado em Enfermagem da Universidade Federal do Paraná, o qual tem como área de concentração a prática profissional de enfermagem. A apropriação de referenciais teóricos e metodológicos que sirvam aos propósitos da prática de enfermagem mostra-se como instrumento valioso para fortalecer o fazer e saber de enfermagem. OBJETIVOS: Relatar a experiência de educação continuada para enfermeiras assistenciais, estruturada à luz do referencial teórico-metodológico da problematização e do Arco de Maguerez. METODOLOGIA: A partir das discussões nas disciplinas estruturou-se um plano de educação continuada voltado às enfermeiras do Grupo de Sistematização das Práticas de Enfermagem da Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS). Sendo a relatora integrante deste grupo e tendo a consulta de enfermagem como tema de dissertação decidiu-se abordar o assunto: �Pensamento Crítico como instrumento para a consulta de enfermagem�. Realizaram-se dois encontros, com a participação de 14 enfermeiras, em cada encontro. Respeitaram-se os preceitos éticos preconizados pela Resolução 196/1996. RESULTADOS: As enfermeiras participaram ativamente do processo, demonstrando a pertinência do tema para a prática, estabeleceram relação entre teoria e prática, em um movimento que buscava as respostas das questões indutoras compartilhadas com o facilitador do processo reflexivo. Ao percorrer os passos do Arco de Maguerez, foi possível observar que as enfermeiras possuíam conhecimento sobre o assunto, porém o mesmo não estava organizado. CONSIDERAÇÔES FINAIS: Esta experiência possibilitou a imersão na realidade vivenciada pelas enfermeiras, e, extrair das mesmas os conhecimentos preexistentes, destacando os pontos chaves para, em seguida passar para a leitura do texto - a teorização. As enfermeiras apontam como resultado dos encontros que �o momento que estou neste grupo é quando mais me aproximo da enfermagem� e ainda, �no nosso dia-a-dia passamos por todos esse passos, sem pensar sobre eles�. Como mestranda foi possível perceber a importância de conduzir uma prática ancorada em referencial teórico �metodológico, e ainda a articulação das disciplinas com a construção da dissertação.
Correspondência para: Lêda Maria Albuquerque, e-mail: ledafami@infamilia.org.br |