USO DA INTERNET NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE ALUNOS DA EERP-USP.
Mariana Massucatto de Camargo Carvalho
Maria Helena Larcher Caliri
A teia mundial, conhecida como World wide web (WWW) pode ser considerada o mais poderoso meio de comunicação a serviço da comunidade de todos os tempos. O seu uso como ferramenta educacional está crescendo em todo o mundo e modificando os papéis dos alunos e professores. No modelo de ensino tradicional, geralmente o aluno tem papel passivo e tem que se adequar aos horários e locais de aula propostos pelos docentes/instituição. Com o uso da Internet, o aluno tem um papel ativo, tendo maior responsabilidade pela sua aprendizagem e maior facilidade para adequação de horários para estudo. Além destas vantagens, há a oportunidade de intercâmbio de informações e idéias e o uso de correio eletrônico, por exemplo, pode promover um meio de comunicação entre os estudantes, docentes e profissionais. As Universidades têm incentivado a informatização e disponibilizado o acesso à Internet para alunos, docentes e funcionários, buscando satisfazer este tipo de necessidades, entretanto estudos internacionais têm destacado que antes de iniciar o uso desta nova modalidade no ensino em uma instituição, é necessário avaliar o conhecimento e a habilidade dos estudantes para o uso destes recursos. Assim, esta pesquisa tem o objetivo de identificar as habilidades dos alunos da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto � USP (EERP/USP) em usar os recursos da web e como tem ocorrido o uso de uma inovação online: o site sobre prevenção e tratamento de feridas crônicas. Trata-se de uma pesquisa do tipo survey/descritivo com análise quantitativa e qualitativa dos dados, que foram coletados através de um questionário, com 115 alunos do 3º e 4º anos do curso de graduação. O projeto foi aprovado pela comissão de ética e os participantes assinaram o termo de consentimento pós-informação. Identificou-se que todos os alunos utilizam a Internet principalmente para entretenimento sendo que 83,3 % estão no nível intermediário de domínio da habilidade do uso da ferramenta. Quanto ao site sobre feridas crônicas, 56,56% dos alunos sabem de sua existência e o consideram útil para a formação do enfermeiro, entretanto menos que 50% dos alunos o utilizam. Para a otimização do uso do site, é necessário que esta estratégia faça parte formal do programa de disciplinas da graduação, que poderia ser oferecida utilizando uma plataforma aberta de ensino à distância, para integrar os componentes de comunicação sincrônica e assincrônica da web.
Correspondência para: Mariana Massucatto de Camargo Carvalho, e-mail: marianamassucatto@yahoo.com.br |