Goiânia, 07 de novembro de 2005.

EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA NA PERSPECTIVA DOS DOCENTES DA UFTM

Darlene Mara dos Santos Tavares

Ana Lúcia de Assis Simões

Helena Hemiko Iwamoto

Sybelle de Souza Castro Miranzi

INTRODUÇÃO: A Extensão Universitária, conceituada como um processo educativo, cultural e científico, está no bojo das Universidades desempenhando papel articulador entre o ensino e a pesquisa, de forma que os torne indissociáveis. Durante as discussões que precederam a elaboração do documento-base para o Plano de Desenvolvimento Institucional, realizadas com a comunidade acadêmica, percebemos que havia lacunas sobre o entendimento do conceito de extensão e das atividades que a compõem. OBJETIVOS: Identificar o conhecimento dos docentes da UFTM sobre a definição de extensão universitária, seus objetivos e suas ações; verificar e descrever as possíveis dificuldades encontradas pelos docentes para o desenvolvimento de atividades de extensão. METODOLOGIA: Participaram deste estudo 18,3% dos docentes da UFTM, que responderam ao questionário semi-estruturado. As questões abertas foram submetidas aos procedimentos de uma análise temática simplificada, fundamentada na proposta de Thiollent. Quanto às fechadas realizamos a distribuição de freqüência simples. RESULTADOS: A maioria dos docentes, que participou deste estudo, é do sexo feminino (65%), está na faixa etária de 24 a 40 anos (45%), possui vínculo efetivo (79%) e trabalha entre 10 a 20 anos (40%). Verificamos que os docentes compreendem a extensão universitária como um processo educativo, articulador entre o ensino e a pesquisa, apesar de 24% a referirem como atividade extra-curricular, exclusivamente. Quanto aos objetivos referiram: contribuir com a comunidade, com o ensino e integrar universidade e comunidade. Destacamos que em determinadas falas estava presente a relação unilateral da universidade, enquanto detentora de conhecimento, e comunidade, como receptora do conhecimento. As ações extensionistas apresentaram aderência às propostas pelo Fórum Nacional de Pró-Reitores de Extensão das Universidades Públicas Brasileiras. Realizam extensão universitária 90% dos docentes, entre os quais 57% referiram ter dificuldades em desenvolver tais atividades em razão da falta de apoio e de infra-estrutura, da desinformação e da indisponibilidade de tempo. CONSIDERAÇÕES: Verificamos que ainda é necessário maior discussão sobre a temática no âmbito da UFTM, visando socializar e (re)construir o conhecimento pertinente, assim como maior valorização dessa atividade para que, realmente, ela possa viabilizar integração entre ensino-pesquisa e universidade-sociedade.

Correspondência para: Darlene Mara dos Santos Tavares, e-mail: darlenetavares@netsite.com.br