Goiânia, 07 de novembro de 2005.

O ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NO CURSO DE ENFERMAGEM DA UFMT: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS DE ALUNOS E PROFESSORES

Eleonor Raimundo da Silva

A formação do profissional enfermeiro passa necessariamente pelo cumprimento dos estágios curriculares. Cerca de 20% do total da carga horária dos cursos de enfermagem se destinam a esta modalidade de estágio. No desenvolvimento deste estudo discuto o estágio curricular supervisionado no Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato GrossO - UFMT, como procedimento de ensino voltado para a complementação da formação profissional do enfermeiro. Utilizo como suporte teórico os autores da área educacional que trabalham a questão dos estágios curriculares e a formação de professores. Dentre estes autores destaco Pimenta, que aborda o tema das práticas pedagógicas e os estágios curriculares. Tardif que enfoca os saberes docentes na formação profissional. Pérez Gómez que debate sobre sobre a formação profissional e o pensamento prático do professor. Zeichner que aborda a atividade prática do professor e Sacristán que trata dos contextos da determinação da prática profissional. Dentre os teóricos da enfermagem, utilizo entre outros, o referencial bibliográfico de Almeida que discute o saber da enfermagem e sua dimensão prática. O presente estudo tem os seguintes objetivos: conhecer as concepções e práticas de alunos e professores sobre os estágios curriculares supervisionados do Curso de Enfermagem da UFMT; discutir em que as práticas de enfermagem desenvolvidas pelos alunos nos estágios curriculares supervisionados contribuem para a construção de uma postura profissional técnica e reflexiva; identificar a percepção dos professores supervisores dos estágios curriculares sobre o nível de conhecimento e desempenho dos alunos nesta etapa do curso. Trata-se de uma pesquisa qualitativa e está sendo realizada na Faculdade de Enfermagem da UFMT tendo como sujeitos os alunos e professores dos estágios curriculares supervisionados I e II do curso. A coleta de dados para esta pesquisa foi feita no período letivo de 2005/1 compreendido entre os meses de maio e agosto de 2005. Utilizou-se com instruimento de coleta de dados a aplicação de um questionário contendo questões abertas e fechadas, entrevistas semi-estruturadas e observação das atividades desenvolvidas nos campos de estágios. A realização desta pesquisa, vem possibilitando a compreensão dos estágios do curso em todas as suas dimensões. Os resultados obtidos têm revelado significativamente as opiniões dos sujeitos sobre esta atividade de ensino no Curso de Enfermagem da UFMT.

Correspondência para: Eleonor Raimundo da Silva, e-mail: eleonorraimundo@uol.com.br