Goiânia, 07 de novembro de 2005.

AVALIAÇÃO DAS HABILIDADES EM NEGOCIAÇÃO DE ALUNAS DE ENFERMAGEM.

Larissa Simal Alves

Michele Aparecida de Souza

Marli de Carvalho Jericó

Marcela Enedina Furlan

Natalia Nunes Felix

Daniella Betinardi Roberti

O enfermeiro incorpora o saber de varias ciências, dentre elas, a ciência da administração que contribui com uma parcela que se concretiza, principalmente, na administração do pessoal de enfermagem. A negociação é o processo de buscar aceitação de idéias, propósitos ou interesses visando ao melhor resultado possível. É o meio básico de conseguir o que se quer da outra parte, é uma comunicação bidirecional concebida para chegar a um acordo, quando você e o outro lado têm alguns interesses em comum e outros opostos. Os aspectos principais da negociação são: comunicação eficaz, bom relacionamento, descobrir o interesse da outra parte, elaborar os diversos acordos possíveis, convencer a outra parte de que está sendo tratada com justiça, definir quais são as opções para o acordo e chegar ao compromisso final. Ury, (1994) afirma que a forma predominante de negociação da Era da Informação deve ser a negociação cooperativa, de benefício mútuo. O objetivo do trabalho foi identificar as habilidades em negociação dos alunos da 4ª série do curso de Graduação em Enfermagem de uma faculdade do interior de São Paulo no ano de 2005, por meio de uma pesquisa exploratória quali-quantitativa descritiva, cuja amostra foi composta por 44 acadêmicas do referido curso. Foi aplicado um questionário de múltipla escolha com 32 questões. Da amostra analisada 2,3% obtiveram o resultado entre 32 a 64 pontos mostrando que as habilidades de negociação estão fracas, sendo necessário aprender a reconhecer e usar estratégias e táticas mais eficazes, 31,8% obtiveram o resultado entre 65 e 95 pontos e foram classificadas com habilidades razoáveis, havendo a necessidade de melhorá-las e 65,9% obtiveram o resultado entre 96 e 128 pontos sendo assim classificadas como tendo a maioria de suas negociações bem-sucedidas. Conclui-se assim com esse estudo que apesar de 34,1% das alunas do 4° ano de enfermagem terem a necessidade de aperfeiçoarem suas técnicas e táticas de negociação 65,9% mostraram-se como sendo boas negociadoras, no entanto a negociação é um processo continuo, havendo assim a necessidade de continuar se aperfeiçoando.

Correspondência para: Larissa Simal Alves, e-mail:

la_simal@yahoo.com.br