1.3.3 Gestão da Educação em Saúde
 
As linhas prioritárias propostas pelo grupo dialogam com as bases da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.
 

Contextualização

O grupo foi composto por pesquisadores identificados por apresentarem expressiva produção científica e destaque nas discussões da área da educação. A relação de participantes foi referendada pela área técnica do Ministério da Saúde. Definiu-se como escopo a priorização dos processos de gestão da Educação relacionados aos trabalhadores de saúde e optou-se por incorporar à discussão os processos anteriores à educação em saúde, ocorridos nas escolas de educação básica.

Metodologia

A metodologia proposta foi parcialmente utilizada: tempo; natureza do objeto; validade dos passos. As linhas de pesquisa foram formuladas com base na seguinte diretriz:

a)Teórico-metodológica.

b) Diagnóstica.

c) Produção Tecnológica.

d) Avaliação de políticas e processos de implantação e implementação.

A Agenda Nacional de Prioridades de Pesquisa em saúde não foi utilizada. Entretanto, as linhas prioritárias propostas pelo grupo dialogam com as bases da Política Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde.

Os primeiros passos para a definição das prioridades foram identificação, descrição e validação dos problemas importantes para a área. Em seguida, como resultado de intensa discussão, foi realizada a hierarquização dos problemas.

As maiores dificuldades ocorreram quando se exigia distinguir problema de determinante.

Resultados

Problema

  • Dificuldades de formulação e implementação de processos educativos na linha da educação permanente.

Descritores e determinantes

  • O processo de trabalho não se constituiu como objeto de conhecimento;
  • A educação dos profissionais de saúde não tem respondido as necessidades do SUS, sobretudo no campo da saúde coletiva, quanto aos novos perfis, ao trabalho multiprofissional e à dimensão educativa do trabalho do profissional de saúde na relação com os usuários;
  • Predomínio de práticas fragmentadas de capacitação dos trabalhadores de saúde;
  • Baixa capacidade de implementação de políticas de educação em nível local;
  • Gestores locais com baixa capacidade de formulação e implementação de políticas.

Linhas de Pesquisa

Desenvolvimento e avaliação de experiências e estratégias para a educação de trabalhadores de saúde com base nas concepções teórico-metodológicas da educação permanente e seu impacto nas práticas de saúde, no sentido da humanização, integralidade e resolutividade.

Problema

  • A formação dos profissionais de saúde permanece desarticulada do processo de trabalho.

Descritores e determinantes

  • Dissociação e ou distorções na aplicação dos aspectos teórico-metodológicos da educação.
  • Incompletude das análises críticas em relação as correntes teórico-metodológicas da educação de adultos.
  • O processo de trabalho não se constituiu como objeto de conhecimento;
  • A educação dos profissionais de saúde não tem respondido as necessidades do SUS, sobretudo no campo da saúde coletiva, quanto aos novos perfis, ao trabalho multiprofissional e à dimensão educativa do trabalho do profissional de saúde na relação com os usuários.
  • Baixa capacidade de implementação de políticas de educação em nível local.
  • Gestores locais com baixa capacidade de formulação e implementação de políticas.

Linhas de Pesquisa

  • Estudos e formulações sobre referenciais teórico-metodológicos de projetos curriculares para a formação profissional em saúde.
  • Avaliação dos processos de mudança na formação dos profissionais de saúde e do impacto da participação docente e discente na mudança das práticas de saúde.
  • Avaliação dos programas de pós-graduação Lato sensu apoiados pelo Ministério da Saúde, a exemplo das residências multiprofissionais, das especializações em saúde da família, entre outros.

Problema

  • A educação em saúde não é adequadamente contemplada na educação básica.

Descritores e determinantes

  • Formação dos professores da educação básica não contempla a educação em saúde;
  • Os materiais didáticos e paradidáticos utilizados nas escolas veiculam conceitos e representações sobre saúde, muitas vezes equivocados.

Linhas de Pesquisa

  • Estudos e desenvolvimento de materiais e práticas pedagógicas para a educação em saúde.

Relação com a PNCTIS

  • As linhas prioritárias propostas pelo grupo dialogam com as bases da Política.

Grupo de Trabalho

Heloniza Oliveira Gonçalves Costa – coordenadora
UFBA – Universidade Federal da Bahia
José Inácio Jardim Motta FIOCRUZ/ENSP -Escola Nacional de Sade Pública/FIOCRUZ
Maria Cecília Ribeiro SGTES/MS - Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde
Marise Nogueira Ramos – relatora UERJ - Universidade Estadual do Rio de Janeiro
Miriam Struchiner UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
Reimar Schaden UNB - Universidade de Brasília
Roberta Gondim FIOCRUZ/ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública/FIOCRUZ