Contextualização
O grupo foi composto por pesquisadores
identificados por apresentarem expressiva produção
científica e destaque nas discussões da área
da educação. A relação de participantes
foi referendada pela área técnica do Ministério
da Saúde. Definiu-se como escopo a priorização
dos processos de gestão da Educação
relacionados aos trabalhadores de saúde e optou-se
por incorporar à discussão os processos anteriores
à educação em saúde, ocorridos
nas escolas de educação básica.
Metodologia
A metodologia proposta foi parcialmente
utilizada: tempo; natureza do objeto; validade dos passos.
As linhas de pesquisa foram formuladas com base na seguinte
diretriz:
a)Teórico-metodológica.
b) Diagnóstica.
c) Produção Tecnológica.
d) Avaliação de políticas
e processos de implantação e implementação.
A Agenda Nacional de Prioridades de
Pesquisa em saúde não foi utilizada. Entretanto,
as linhas prioritárias propostas pelo grupo dialogam
com as bases da Política Nacional de Ciência,
Tecnologia e Inovação em Saúde.
Os primeiros
passos para a definição das prioridades foram
identificação, descrição e validação
dos problemas importantes para a área. Em seguida,
como resultado de intensa discussão, foi realizada
a hierarquização dos problemas.
As maiores dificuldades ocorreram
quando se exigia distinguir problema de determinante.
Resultados
Problema
- Dificuldades de formulação
e implementação de processos educativos
na linha da educação permanente.
Descritores e determinantes
- O processo de trabalho não
se constituiu como objeto de conhecimento;
- A educação dos
profissionais de saúde não tem respondido
as necessidades do SUS, sobretudo no campo da saúde
coletiva, quanto aos novos perfis, ao trabalho multiprofissional
e à dimensão educativa do trabalho do profissional
de saúde na relação com os usuários;
- Predomínio de práticas
fragmentadas de capacitação dos trabalhadores
de saúde;
- Baixa capacidade de implementação
de políticas de educação em nível
local;
- Gestores locais com baixa capacidade
de formulação e implementação
de políticas.
Linhas de Pesquisa
Desenvolvimento e avaliação
de experiências e estratégias para a educação
de trabalhadores de saúde com base nas concepções
teórico-metodológicas da educação
permanente e seu impacto nas práticas de saúde,
no sentido da humanização, integralidade e
resolutividade.
Problema
- A formação dos profissionais
de saúde permanece desarticulada do processo de
trabalho.
Descritores e determinantes
- Dissociação e
ou distorções na aplicação
dos aspectos teórico-metodológicos da educação.
- Incompletude das análises
críticas em relação as correntes
teórico-metodológicas da educação
de adultos.
- O processo de trabalho não
se constituiu como objeto de conhecimento;
- A educação dos
profissionais de saúde não tem respondido
as necessidades do SUS, sobretudo no campo da saúde
coletiva, quanto aos novos perfis, ao trabalho multiprofissional
e à dimensão educativa do trabalho do profissional
de saúde na relação com os usuários.
- Baixa capacidade de implementação
de políticas de educação em nível
local.
- Gestores locais com baixa capacidade
de formulação e implementação
de políticas.
Linhas de Pesquisa
- Estudos e formulações
sobre referenciais teórico-metodológicos
de projetos curriculares para a formação
profissional em saúde.
- Avaliação dos
processos de mudança na formação
dos profissionais de saúde e do impacto da participação
docente e discente na mudança das práticas
de saúde.
- Avaliação dos
programas de pós-graduação Lato sensu
apoiados pelo Ministério da Saúde, a exemplo
das residências multiprofissionais, das especializações
em saúde da família, entre outros.
Problema
- A educação em saúde
não é adequadamente contemplada na educação
básica.
Descritores e determinantes
- Formação dos professores
da educação básica não contempla
a educação em saúde;
- Os materiais didáticos
e paradidáticos utilizados nas escolas veiculam
conceitos e representações sobre saúde,
muitas vezes equivocados.
Linhas de Pesquisa
- Estudos e desenvolvimento de
materiais e práticas pedagógicas para a
educação em saúde.
Relação com a
PNCTIS
- As linhas prioritárias propostas
pelo grupo dialogam com as bases da Política.
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