Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União
Estabelece o Roteiro de Inspeção em centros de equivalência farmacêutica.
A DIRETORIA COLEGIADA DA AGÊNCIA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA, no uso das competências que lhe conferem os arts. 7º, inciso III, e 15, incisos III e IV, da Lei nº 9.782, de 26 de janeiro de 1999, e considerando o disposto no art. 187, inciso VII e §§ 1º e 3º, do Regimento Interno, aprovado pela Resolução da Diretoria Colegiada - RDC n° 585, de 10 de dezembro de 2021, resolve adotar a seguinte Instrução Normativa, conforme deliberado em reunião realizada em 30 de abril de 2024, e eu, Diretor-Presidente substituto, determino a sua publicação:
Art. 1º Esta Instrução Normativa estabelece o roteiro de inspeção em centros de equivalência farmacêutica de medicamentos, nos termos do art. 6º, §4º, da Resolução da Diretoria Colegiada - RDC nº 621, de 9 de março de 2022.
Art. 2º Para fins desta Instrução Normativa, aplicam-se as seguintes definições:
I - crítico: item que atende as recomendações de boas práticas, que pode influir em grau crítico na qualidade ou segurança dos ensaios e na segurança dos trabalhadores em sua interação com os produtos e processos durante a realização dos estudos;
II - maior: item que atende as recomendações de boas práticas, que pode influir em grau menos crítico na qualidade ou segurança dos ensaios e na segurança dos trabalhadores em sua interação com os produtos e processos durante a realização dos estudos;
III - menor: item que atende as recomendações de boas práticas, que pode influir em grau não crítico na qualidade ou segurança dos ensaios e na segurança dos trabalhadores em sua interação com os produtos e processos durante a realização dos estudos; e
IV - informativo (INF): item que apresenta uma informação descritiva, que não afeta a qualidade e a segurança dos ensaios e a segurança dos trabalhadores em sua interação com os produtos e processos durante a realização dos estudos.
Art. 3º O procedimento administrativo referente ao roteiro de inspeção em centros de equivalência farmacêutica observar os critérios estabelecidos para a classificação dos itens do roteiro dispostos no art. 2º.
§ 1° O critério estabelecido para a classificação dos itens do roteiro de inspeção está baseado no risco potencial inerente de cada item em relação à qualidade e segurança do ensaio e segurança do trabalhador em sua interação com as atividades realizadas, a fim de garantir a confiabilidade dos resultados obtidos.
§ 2° Os itens do roteiro de inspeção podem ser respondidos por sim ou não, ou sob forma descritiva, quando apropriado.
§ 3° O item do roteiro de Inspeção considerado maior quando não cumprido em uma inspeção será classificado como crítico nas inspeções seguintes.
§ 4° O item do roteiro de inspeção considerado menor quando não cumprido em uma inspeção será classificado como maior nas inspeções seguintes, mas nunca será tratado como imprescindível.
Art 4° Esta Instrução Normativa entra em vigor em 3 de junho de 2024.
ANEXO
Roteiro de inspeção em centros de equivalência farmacêutica
1. FÍSICO-QUÍMICO |
1.1. INSTALAÇÕES - CONDIÇÕES GERAIS |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.1.1 |
Menor |
Os arredores dos edifícios estão limpos? |
1.1.2 |
Menor |
Quanto ao aspecto externo do (s) edifício (s) apresenta (m) boa conservação (isento de rachaduras, infiltrações, etc.)? |
1.1.3 |
Maior |
Os pisos, paredes e tetos são apropriados às atividades desenvolvidas na área? |
1.1.4 |
Maior |
As instalações são construídas de forma a permitir a proteção contra a entrada de insetos e outros animais? |
1.1.5 |
Maior |
A iluminação é apropriada? |
1.1.6 |
Maior |
A área física do laboratório, considerando seu escopo, é adequada? |
1.1.7 |
Maior |
O laboratório possui área independente das outras unidades operacionais, tais como: sala de aula, produção e controle de qualidade de medicamentos |
1.1.8 |
Maior |
O ambiente é climatizado? |
1.1.9 |
Maior |
Possui área exclusiva para análise de material biológico? |
1.1.10 |
Maior |
A sala estéril é adequada? |
1.1.11 |
Maior |
O acesso é restrito aos funcionários? |
1.2. INSTALAÇÕES AUXILIARES |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.2.1 |
Maior |
Existem áreas específicas para lavagem, esterilização e preparação dos materiais? |
1.2.2 |
Maior |
Existe sala separada para autoclavação? |
1.2.3 |
Maior |
Existem áreas específicas para o armazenamento da documentação dos estudos? |
1.2.4 |
Maior |
Existe gerador de energia elétrica ounobreakpara os casos de emergência? |
1.2.5 |
Maior |
Os vestiários, lavatórios, sanitários e áreas de convivência são separados das áreas onde se realizam as análises? |
1.2.6 |
Maior |
As instalações são mantidas em bom estado de organização, conservação, higiene e limpeza? |
1.2.7 |
Menor |
O laboratório dispõe de equipamentos de segurança situados e mantidos apropriadamente? |
1.2.8 |
Crítico |
O laboratório conta com instalações localizadas, projetadas, construídas, adaptadas e mantidas de forma que sejam adequadas às atividades executadas, à proteção à saúde humana, animal e ao meio ambiente? |
1.2.9 |
Maior |
As áreas dos laboratórios físico-químicos são adequadas para equipamentos sensíveis (ex. CG, HPLC)? |
1.2.10 |
Crítico |
Há controle do acesso às áreas restritas? |
1.2.11 |
Menor |
As áreas dos laboratórios são identificadas de acordo com suas funções? |
1.2.12 |
Crítico |
As condições ambientais são monitoradas, controladas e documentadas de modo que não invalidem os resultados nem afetem negativamente a qualidade das medições? |
1.2.13 |
Crítico |
São tomadas as precauções especiais para manejar, pesar e manipular substâncias altamente tóxicas, incluindo substâncias genotóxicas, existindo uma unidade separada e dedicada ou equipamento (ex.: isolador, mesa de trabalho com fluxo laminar) e procedimentos para evitar a exposição e a contaminação? |
1.2.14 |
Maior |
Caso o laboratório realize ensaios biológicosin vivo, as instalações destinadas aos animais encontram-se isoladas das outras áreas, com uma entrada independente e um sistema de ar-condicionado separado, seguindo guias e regulações pertinentes? |
1.2.15 |
Menor |
Existem procedimentos para a eliminação segura dos distintos tipos de resíduos, incluindo os descartes tóxicos (químicos e biológicos), reagentes, amostras, solventes e filtros de ar? |
1.3. AVALIAÇÃO DA CAPACIDADE OPERACIONAL |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.3.1 |
Maior |
A quantidade de pessoal é adequada? |
1.3.2 |
Maior |
Possui cronograma de capacitação e treinamento de pessoal? |
1.3.3 |
Maior |
A empresa apresenta organograma? |
1.3.4 |
Maior |
O organograma contempla, quando pertinente, o centro de equivalência farmacêutica como uma unidade operacional independente do controle de qualidade? |
1.3.5 |
Menor |
O pessoal em treinamento é supervisionado apropriadamente? |
1.3.6 |
Menor |
O laboratório mantém uma lista atualizada de reconhecimento de assinaturas e rubricas de todo pessoal relacionado com a análise? |
1.4. ORGANIZAÇÃO DO AMBIENTE DE TRABALHO |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.4.1 |
Menor |
O posicionamento das bancadas, com relação aos armários e equipamentos, é operacional? |
1.4.2 |
Menor |
A área de circulação dos técnicos é boa? |
1.4.3 |
Menor |
Existe local para colocar reagentes de uso imediato? |
1.4.4 |
Menor |
Existe local para colocar vidraria de uso imediato? |
1.4.5 |
Menor |
O acesso à corrente elétrica é facilitado? |
1.4.6 |
Menor |
Existe especificação do tipo de corrente elétrica? |
1.4.7 |
Maior |
Existe controle de temperatura ambiental? |
1.4.8 |
Maior |
Fazem controle de uso dos equipamentos por meio delogbooktipo livro ata ou por sistema informatizado validado? |
1.5. MATERIAIS DE LABORATÓRIO |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.5.1 |
Menor |
As ponteiras são descartáveis? |
1.5.2 |
Menor |
As membranas são descartáveis? |
1.5.3 |
Maior |
Os reagentes estão armazenados adequadamente? |
1.5.4 |
Maior |
Os reagentes apresentam data de validade? |
1.5.5 |
Maior |
Os reagentes estão dentro do prazo de validade? |
1.5.6 |
Maior |
Os reagentes e as soluções estão rotulados adequadamente? (nome químico, indicativo de procedência, data de fabricação, data de validade, concentração, fator de padronização, assinatura da pessoa que preparou). |
1.5.7 |
Maior |
Existem áreas separadas para a armazenagem de substâncias inflamáveis, auto-inflamáveis, fumegante, bases e ácidos concentrados, aminas voláteis, reagentes tóxicos e inflamáveis e outros (como ácido clorídrico, ácido nítrico, amoníaco e bromo) e procedimentos apropriados de biossegurança? |
1.5.8 |
Maior |
Os reagentes sujeitos a controle especial (venenos ou substâncias narcóticas e psicotrópicas) são mantidos separadamente de outros reagentes em armários fechados com chave? |
1.5.9 |
Maior |
Realizam o controle químico e microbiológico da água? |
1.5.10 |
Maior |
Há ficha de controle de estocagem? |
1.5.11 |
Maior |
As substâncias químicas de referência estão armazenadas adequadamente? |
1.5.12 |
Maior |
As substâncias químicas de referência apresentam data de validade? |
1.5.13 |
Maior |
As substâncias químicas de referência estão dentro do prazo de validade? |
1.5.14 |
Menor |
As vidrarias são classe "A"? |
1.5.15 |
Maior |
As vidrarias classe "A" são calibradas? |
1.6. ENSAIOS |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.6.1 |
Crítico |
O laboratório adota medidas para garantir a rastreabilidade completa da amostra? |
1.6.2 |
Maior |
O laboratório adota medidas (internas ou externas) para monitorar e assegurar a validade das análises realizadas? |
1.6.3 |
Maior |
É elaborado um laudo de análise conclusivo para cada lote de substância ou produto testado contendo todas as informações necessárias? |
1.6.4 |
Maior |
São aprovados e documentados quaisquer desvios de procedimento de ensaio? |
1.6.5 |
Maior |
Os resultados duvidosos são investigados? |
1.6.6 |
Maior |
Quando obtidos resultados duvidosos, é realizada revisão dos procedimentos analíticos empregados pelo analista técnico antes de autorizar uma reanálise? |
1.6.7 |
Crítico |
Resultados analíticos somente são descartados quando é detectado inequivocamente erro que comprometa a validade do resultado? |
1.6.8 |
Maior |
O laboratório dispõe de procedimento para realizar investigação de um resultado fora das especificações? |
1.6.9 |
Maior |
O procedimento indica o número de reanálises permitidas? |
1.6.10 |
Maior |
São registradas todas as investigações e respectivas conclusões? |
1.6.11 |
Crítico |
O centro possui procedimentos adequados para o cumprimento do disposto na RDC 31/2010 e as que vieram a substituir? |
1.6.12 |
Crítico |
O centro possui procedimentos adequados para o cumprimento do disposto na RDC 166/2017 e as que vieram a substituir? |
1.7. CADEIAS DE CUSTÓDIA |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.7.1 |
Maior |
Há cadeia de custódia para as substâncias químicas de referência? |
1.7.2 |
Maior |
A cadeia discrimina, no mínimo: identificação da substância química, data de aquisição, quantidade adquirida, data de retirada, quantidade retirada e finalidade da retirada, quantidade restante e assinatura do responsável pela retirada? |
1.7.3 |
Maior |
Há cadeia de custódia para o medicamento teste e para o medicamento referência? |
1.7.4 |
Maior |
A cadeia discrimina, no mínimo: identificação do medicamento, data de aquisição, número da nota fiscal, procedência, quantidade adquirida, data, quantidade e finalidade da retirada, quantidade restante e assinatura do responsável pela retirada? |
1.8. SISTEMA DE ÁGUA |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.8.1 |
INF |
Quais os equipamentos utilizados para a purificação da água? |
1.8.2 |
INF |
Existe depósito para o armazenamento de água purificada? |
1.8.3 |
INF |
Caso exista, por quanto tempo a água permanece armazenada? |
1.8.4 |
Maior |
A água utilizada sofre controle de qualidade? |
1.8.5 |
INF |
Com que frequência? |
1.8.6 |
Maior |
Existe registro para o controle de qualidade da água? |
1.8.7 |
Menor |
Existe procedimento para a manutenção preventiva e corretiva dos equipamentos de purificação da água? |
1.8.8 |
Maior |
Existe registro para a manutenção do sistema de tratamento de água? |
1.9. CALIBRAÇÕES |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.9.1 |
Menor |
Os equipamentos, instrumentos e outros dispositivos que requeiram calibração são identificados de forma visível (etiqueta, código e outros meios) contendo o status de sua calibração e a data em que devem ser recalibrados? |
1.9.2 |
Maior |
Existe um cronograma contendo as datas em que se deve realizar a verificação / calibração dos equipamentos e instrumentos? |
1.9.3 |
Menor |
Os registros de verificação de equipamentos estão disponíveis e atualizados? |
1.9.4 |
Menor |
O laboratório dispõe de instruções atualizadas sobre a utilização, manutenção, verificação e calibração dos equipamentos, instrumentos e dispositivos (incluindo qualquer manual pertinente do fabricante)? Essas instruções estão acessíveis para o uso por pessoal apropriado do laboratório? |
1.9.5 |
Menor |
Foram incluídos nos procedimentos as instruções para o manejo seguro, transporte e armazenamento dos equipamentos de medição? |
1.9.6 |
Maior |
Os equipamentos reinstalados são requalificados? |
1.9.7 |
Menor |
São mantidos registros relativos a cada componente do equipamento e do seu software que sejam críticos para as análises realizadas? |
1.9.8 |
Maior |
Os instrumentos, equipamentos e outros dispositivos de medição com defeito ou que forneçam resultados suspeitos são identificados de forma a evitar seu uso não intencional? |
1.9.9 |
Maior |
São respeitados os requerimentos mínimos e a frequência de calibração, verificação, monitoramento e manutenção de acordo com o estipulado pelo fabricante ou de acordo com outra referência aceita pela Anvisa? |
1.10. BIOSSEGURANÇA |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.10.1 |
Menor |
Existe comissão de biossegurança? |
1.10.2 |
Menor |
Existe programa de vacinação dos funcionários atualizado? |
1.10.3 |
Menor |
Existe programa de tratamento de descartes? |
1.10.4 |
Maior |
O lixo para descarte final é autoclavado e/ou bem acondicionado? |
1.10.5 |
Menor |
Cuidados são tomados para o acondicionamento e descarte final do lixo químico? |
1.10.6 |
Menor |
Cuidados são tomados para o acondicionamento e descarte final do lixo não contaminado? |
1.10.7 |
Menor |
São usados recipientes adequados para o descarte de vidrarias quebradas e materiais perfurocortantes? |
1.10.8 |
Menor |
Caixas com material de contenção, para atendimento a acidentes com material biológico ou químico, são disponibilizadas? |
1.10.9 |
Maior |
Utilizam cabine de segurança biológica? |
1.10.10 |
Maior |
Utilizam cabine de segura química? |
1.10.11 |
Maior |
A cabine de segurança biológica é regularmente testada? |
1.10.12 |
Maior |
A cabine de segurança química é regularmente testada? |
1.10.13 |
Maior |
Existe chuveiro de emergência? |
1.10.14 |
Maior |
Existe lava olhos? |
1.10.15 |
Maior |
Existem extintores de incêndio e hidrantes? |
1.10.16 |
Maior |
Existem exaustores ou circuladores de ar? |
1.10.17 |
Menor |
É feita a prevenção de acidentes? |
1.10.18 |
Menor |
É feita a notificação de acidentes? |
1.10.19 |
Menor |
Existe sinalização educativa para prevenir o risco de acidentes? |
1.10.20 |
Menor |
Existem informações sobre como agir em caso de emergência, tais como: telefone de hospitais, prontos-socorros e bombeiros? |
1.10.21 |
Menor |
Os cilindros de gás estão estocados externamente? |
1.10.22 |
Menor |
Os funcionários utilizam jalecos longos com mangas compridas? |
1.10.23 |
Menor |
Os funcionários utilizam luvas e estas estão disponíveis? |
1.10.24 |
Menor |
Os funcionários utilizam óculos e estes estão disponíveis? |
1.10.25 |
Menor |
Os funcionários utilizam máscaras e estas estão disponíveis? |
1.10.26 |
Menor |
Os funcionários utilizam sapatos fechados ou sapatilhas de proteção? |
1.11. GESTÃO DA QUALIDADE |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.11.1 |
Maior |
Existe Sistema da Qualidade, com pessoal designado que assegure que as responsabilidades estão sendo desempenhadas de acordo com os princípios das normas técnicas existentes (BPL, ISO e OECD)? |
1.11.2 |
Maior |
O Programa da Qualidade é divulgado a todos os funcionários? |
1.11.3 |
Maior |
O laboratório possui um gerente da qualidade? |
1.11.4 |
INF |
O gerente da qualidade possui outras atribuições na rotina do laboratório? |
1.11.5 |
Maior |
A gerência da qualidade costuma fazer auditoria interna? |
1.11.6 |
Maior |
A periodicidade da auditoria interna é no mínimo anual? |
1.11.7 |
Maior |
Existem registros das auditorias internas? |
1.11.8 |
Crítico |
O responsável técnico possui qualificação e experiência com relação às atividades a que se propõe? |
1.11.9 |
Maior |
Existe programa de capacitação dos funcionários do laboratório? |
1.11.10 |
Maior |
Existem registros dos treinamentos e capacitação de cada funcionário? |
1.11.11 |
Maior |
A equipe é treinada e orientada de modo a garantir a correta e completa execução dos processos e procedimentos definidos? |
1.11.12 |
Maior |
Os novos procedimentos laboratoriais somente são implementados após completa avaliação e aprovação pela Garantia da Qualidade? |
1.11.13 |
Maior |
O laboratório possui organograma? |
1.11.14 |
Crítico |
Possui Procedimentos Operacionais Padrão (POP)? |
1.11.15 |
Maior |
Os POPs são apropriados e utilizados pelos diversos setores? |
1.11.16 |
Maior |
O Laboratório possui registros de atividades que possam impactar o resultado do estudo? |
1.11.17 |
Maior |
Existe Manual da Qualidade? |
1.11.18 |
Menor |
O Manual da Qualidade é de fácil acesso ao corpo técnico do laboratório? |
1.11.19 |
Maior |
O Manual da Qualidade contempla descrição de cargos e competências bem como as capacitações necessárias para exercerem as suas atribuições? |
1.11.20 |
Menor |
O laboratório participa de ensaios de proficiência? De quais entidades? |
1.11.21 |
INF |
Existe previsão do envolvimento do laboratório para outras funções regulatórias e supervisão regulatória? |
1.12. PROCEDIMENTOS OPERACIONAIS PADRÃO |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.12.1 |
Maior |
Os POPs são acessíveis aos funcionários? |
1.12.2 |
Maior |
Existe POP para aquisição e guarda dos medicamentos para teste e os de referência? |
1.12.3 |
Maior |
Existe POP para confecção, armazenamento e recuperação de registros? |
1.12.4 |
Maior |
Existe POP para controle da qualidade da água? |
1.12.5 |
Maior |
Existe POP para uso e controle de todos os equipamentos da etapa biológica? |
1.12.6 |
Maior |
Existe POP para uso e controle de todos os equipamentos da etapa físico-química? |
1.12.7 |
Maior |
Existe POP para descarte de material químico e biológico? |
1.12.8 |
Maior |
Existe POP para ensaios biológicos e o tratamento de dados? |
1.12.9 |
Maior |
Existe POP para ensaios físico-químicos e o tratamento de dados? |
1.12.10 |
Maior |
Existe POP para lavagem de material de laboratório? |
1.12.11 |
Maior |
Existe POP para limpeza da área física? |
1.12.12 |
Maior |
Existe POP para limpeza dos equipamentos? |
1.12.13 |
Maior |
Existe POP para manutenção dos equipamentos? |
1.12.14 |
Maior |
Existe POP para preparo e esterilização de meio de cultura? |
1.12.15 |
Maior |
Existe POP para preparo, rotulagem e estocagem de soluções? |
1.12.16 |
Maior |
Existe POP para validação do método analítico? |
1.12.17 |
Maior |
Existe POP para verificação da performance das colunas analíticas? |
1.12.18 |
Maior |
Existe POP para verificação da performance das pipetas manuais? |
1.12.19 |
Maior |
Existe POP para verificação da performance das pipetas volumétricas? |
1.12.20 |
Maior |
Existe POP para verificação da performance dos balões volumétricos? |
1.12.21 |
Crítico |
Existe POP adequado para o cumprimento do disposto na RDC 634/2022 e as que vierem a substituir? |
1.13. DOCUMENTAÇÃO |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
1.13.1 |
INF |
Quais os meios de arquivamento para os cromatogramas dos estudos e demais documentos? |
1.13.2 |
Menor |
O acesso à documentação dos estudos é facilitado? |
1.13.3 |
Crítico |
A documentação dos estudos é arquivada pelo período mínimo de 5 anos? |
1.13.4 |
Menor |
O laboratório estabelece e mantém procedimentos para identificar, indexar, acessar, arquivar, manter e descartar os registros técnicos e de gestão? |
1.13.5 |
Crítico |
Todos os registros são legíveis, indeléveis, armazenados e preservados de forma a garantir sua recuperação, rastreabilidade e disponibilidade? |
1.13.6 |
Menor |
O prazo para retenção dos registros está estabelecido em documento interno do laboratório e é respeitado? |
1.13.7 |
Crítico |
São conservados como registros todas as observações originais, cálculos e dados derivados, registros de calibração, validação, verificação e resultados finais, por um período de tempo estabelecido em procedimentos internos? |
1.13.8 |
Crítico |
Os registros analíticos incluem informações que permitam rastrear inequivocamente os dados brutos pertinentes (ex.: cromatogramas e espectros)? |
1.13.9 |
Maior |
Os registros incluem a identificação do pessoal que participa no processo de preparação e análises das amostras? |
1.13.10 |
Maior |
Os registros de cada análise contêm informações adequadas e suficientes para estabelecer uma linha de auditoria, possibilitar avaliações técnicas e garantir sua reprodutibilidade? |
1.13.11 |
Maior |
Os cálculos e as transferências de dados são submetidos a verificações sistemáticas e os respectivos registros mantidos? |
1.13.12 |
Crítico |
Os registros de cada ensaio contêm informação suficiente para permitir que os resultados possam ser recalculados, caso seja necessário? |
1.13.13 |
Maior |
A correção de erros em documentos físicos ou eletrônicos é realizada de forma a manter a legibilidade/rastreabilidade da informação original? |
1.13.14 |
Maior |
O motivo da correção está apresentado no registro de análise? |
1.13.15 |
Menor |
A correção é datada e assinada com as iniciais da pessoa que efetuou a correção? |
1.13.16 |
Maior |
As condições sob as quais todos os registros são armazenados garantem sua proteção, guarda, recuperação, integridade e confidencialidade? |
1.13.17 |
Maior |
No caso que se emprega assinatura e armazenamento eletrônicos, contam com acesso restrito e em conformidade com os requisitos para os registros eletrônicos? |
2. MICROBIOLÓGICO |
2.1. ÁREA FÍSICA E CAPACIDADE OPERACIONAL |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
2.1.1 |
Crítico |
O acesso ao laboratório de microbiologia é restrito? |
2.1.2 |
Crítico |
O laboratório possui áreas adequadas para atividades críticas (ex. recepção e armazenamento de amostras, preparação de amostras, ensaios incluindo área de incubação, micro-organismos de referência, equipamentos para o preparo e esterilização de meios, para os ensaios de esterilidade, a descontaminação e área para limpeza - sanitização de meios depois da incubação)? |
2.1.3 |
Maior |
O laboratório possui área independente de outras unidades operacionais, tais como: laboratório físico-químico, sala de aula, produção e controle de qualidade de medicamentos? |
2.1.4 |
Maior |
Há EPI's disponíveis na entrada do laboratório? |
2.1.5 |
Maior |
Há um coordenador exclusivo para o laboratório de microbiologia? |
2.1.6 |
Maior |
Os funcionários são exclusivos do laboratório de microbiologia? |
2.1.7 |
Maior |
A quantidade de funcionários é suficiente para as atividades realizadas no laboratório de microbiologia? |
2.1.8 |
Maior |
Os funcionários do laboratório de microbiologia estão capacitados para as atividades desenvolvidas no laboratório? |
2.2. REAGENTES |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
2.2.1 |
Maior |
Existe meio de cultura para contagem microbiana de bactérias tais como Ágar Casoy/TSA/Caseína-soja? |
2.2.2 |
Maior |
Existe meio de cultura para contagem microbiana de fungos e/ou leveduras tal como Ágar Sabourand? |
2.2.3 |
Maior |
Existe meio de cultura para contagem microbiana da água tais como Ágar APC, Plate Counter Agar ou equivalente? |
2.2.4 |
Maior |
Existem meios de cultura adequados para a comprovação da espécie por testes de confirmação (pesquisa de micro-organismos patogênicos)? 1. Bactérias gram-negativas bile tolerantes 2. Escherichia coli 3. Salmonella 4. Pseudomonas aeruginosa |
5. Staphylococcus aureus 6. Clostridium (7)Candida albicans |
||
2.2.5 |
Maior |
Existe monitoramento de temperatura e umidade no local de armazenamento dos reagentes, incluindo meios de cultura? |
2.2.6 |
Menor |
Existe micro-ondas? |
2.2.7 |
Maior |
Existe balança para pesagem dos reagentes? É analítica ou semi-analítica? |
2.2.8 |
INF |
A balança é compartilhada com outros laboratórios? |
2.2.9 |
Maior |
A balança está calibrada? |
2.3. MONITORAMENTO MICROBIOLÓGICO DA QUALIDADE DA ÁGUA (QUANDO REALIZADO PELO CENTRO) |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
2.3.1 |
Maior |
Há registro do monitoramento da qualidade de água, quando aplicável? |
2.3.2 |
Maior |
O monitoramento da qualidade de água é realizado mensalmente? |
2.3.3 |
Menor |
É realizado a neutralização do cloro da água potável antes de proceder a análise? |
2.3.4 |
Maior |
Caso a amostra não seja analisada imediatamente após a coleta, são tomadas medidas para garantir a conservação da amostra em condições especiais? |
2.3.5 |
Menor |
Os registros contêm, no mínimo, as seguintes informações: o(s) parâmetro(s) medido(s), a data da medição, o valor obtido, a faixa de aceitação e o responsável pela leitura |
2.3.6 |
Maior |
Para a água purificada/ultrapurificada, é realizada a contagem total de bactérias? Qual o método utilizado? |
2.3.7 |
Maior |
Para a água purificada, é avaliada a ausência dePseudomonasspp. e outros patogênicos? Qual o método utilizado? |
2.3.8 |
Menor |
Há definição dos limites de alerta e de ação? |
2.4. MATERIAIS E EQUIPAMENTOS |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
2.4.1 |
Maior |
Os materiais estéreis são diferenciados dos materiais não estéreis utilizando fita indicadora ou material equivalente? |
2.4.2 |
Maior |
Existem autoclaves distintas para materiais contaminados e materiais limpos? Caso exista apenas uma autoclave, existe validação de limpeza neste equipamento? |
2.4.3 |
Maior |
As autoclaves estavam qualificadas? A qualificação contempla ciclos cheios e ciclos vazios? |
2.4.4 |
Maior |
A calibração dos termômetros ou termopares são rastreáveis aos padrões de calibração RBC? |
2.4.5 |
Maior |
O manômetro é calibrado na RBC? |
2.4.6 |
Maior |
Possui registro da temperatura (quando aplicável), pressão, tipo de carga, tempo de autoclavação, responsável e a data em cada ciclo de autoclavação? |
2.4.7 |
Maior |
Existe registro de monitoramento biológico das autoclaves? |
2.4.8 |
INF |
Qual o tipo de micro-organismo do bioindicador utilizado? |
2.4.9 |
Maior |
Existe certificado para o bioindicador utilizado? |
2.4.10 |
Maior |
Possui estufa, banho-maria ou outro equipamento de incubação qualificados na faixa de temperatura de incubação do bioindicador indicado conforme certificado do mesmo? |
2.4.11 |
Maior |
Existem certificados para as cepas microbianas? |
2.4.12 |
Menor |
O número de passagem é descrito no certificado das cepas microbianas? |
2.4.13 |
Maior |
Possui balança? |
2.4.14 |
INF |
A balança é semi-analítica ou analítica? |
2.4.15 |
Maior |
A balança é calibrada pela RBC? |
2.4.16 |
Maior |
Existe procedimento para verificação periódica da balança? |
2.4.17 |
Maior |
Utilizam-se pesos padrões calibrados? São rastreáveis pela RBC? |
2.4.18 |
Maior |
Possui banho-maria ou estufa ou equipamento equivalente para manutenção do meio de cultura fundido? |
2.4.19 |
INF |
A temperatura para manutenção do meio de cultura estéril fundido está entre 46-48ºC? |
2.4.20 |
Maior |
Durante o ensaio de contagem microbiana para produtos não estéreis existe o registro desta temperatura conforme item anterior? |
2.4.21 |
Menor |
Possui contador de colônia? |
2.4.22 |
INF |
A temperatura para incubação bacteriana está entre 30-35ºC? |
2.4.23 |
INF |
A temperatura de incubação fúngica está entre 20-25ºC? |
2.4.24 |
Maior |
As estufas estão qualificadas termicamente (teste de distribuição de calor) na temperatura de trabalho? A qualificação teve duração de no mínimo 24 horas? |
2.4.25 |
Maior |
É realizada a verificação periódica da temperatura de incubação? |
2.4.26 |
Maior |
Possui registro de controle de temperatura, número do estudo, tempo de início e fim da incubação e responsável? |
2.4.27 |
Maior |
Possui sistemas de refrigeração (geladeira, freezer ou congelador)? |
2.4.28 |
Maior |
É realizada a verificação periódica da temperatura destes sistemas, utilizando termômetro de trabalho rastreável pela RBC, termohigrômetro ou termômetro digital/termopar incluindo sistema de registros com máxima e mínima? |
2.4.29 |
Maior |
Possui microscópio? |
2.4.30 |
Maior |
Possui micropipetas calibradas pela RBC? |
2.4.31 |
Maior |
Para as micropipetas são realizadas verificações da performance por medida da massa pelo volume com água? |
2.4.32 |
Maior |
Possui registro de verificação das micropipetas? |
2.4.33 |
Maior |
A verificação das micropipetas é feita, no mínimo, anualmente? |
2.4.34 |
INF |
Há critérios de aceitação? Qual a referência utilizada? |
2.4.35 |
Maior |
Possui termômetros calibrados pela RBC? Essa calibração é realizada no mínimo uma vez ao ano? |
2.4.36 |
INF |
Qual o sistema de purificação de água utilizado no laboratório? |
2.4.37 |
Maior |
Há programa de manutenção e limpeza desse sistema? Há registros? |
2.4.38 |
INF |
As placas de petri são descartáveis? |
2.4.39 |
Maior |
O material de embrulho dos materiais utilizados está de acordo? |
2.4.40 |
Menor |
Para a vedação de tubos há a utilização de "bonecas" ou tampas rosqueáveis? |
2.4.41 |
Maior |
Existe cabine biológica de fluxo laminar? |
2.4.42 |
Maior |
Existem materiais e equipamentos necessários aos tipos de testes que são realizados no laboratório de microbiologia? |
2.4.43 |
Maior |
São respeitados os requerimentos mínimos e a frequência de calibração, verificação, monitoramento e manutenção de acordo com o estipulado pelo fabricante ou de acordo com outra referência aceita pela Anvisa? |
2.5. TESTE DE CONTAGEM DE MICRO-ORGANISMOS VIÁVEIS |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
2.5.1 |
Maior |
Existe cabine de fluxo laminar para execução do ensaio de contagem de micro-organismos viáveis? |
2.5.2 |
Maior |
O fluxo laminar está qualificado? A classificação está de acordo com a ISO 5? |
2.5.3 |
INF |
Existe carrinho para condução dos materiais? Este está em bom estado de conservação? |
2.5.4 |
Maior |
Utilizam EPI's para entrada nesta área? |
2.5.5 |
Maior |
Existe monitoramento ambiental para o fluxo laminar (bancada e ar) durante a execução do ensaio? |
2.5.6 |
Menor |
Existe monitoramento ambiental para o operador (mãos) durante a execução do ensaio? |
2.5.7 |
Maior |
Existe monitoramento ambiental para o ar da sala nos casos em que há sala exclusiva? |
2.5.8 |
Maior |
O período de incubação bacteriana estabelecido está de acordo com o disposto na Farmacopeia Brasileira ou outra reconhecida pela Anvisa? |
2.5.9 |
Maior |
O período de incubação fúngica estabelecido está de acordo com o disposto na Farmacopeia Brasileira ou outra reconhecida pela Anvisa? |
2.5.10 |
INF |
Qual o método utilizado para o monitoramento ambiental nos casos em que há sala exclusiva? |
2.5.11 |
Maior |
Nos cálculos para contagem de micro-organismos viáveis foi realizada a diluição da amostra conforme preparação de amostras da Farmacopeia Brasileira ou outra reconhecida pela Anvisa? |
2.5.12 |
Maior |
Nos cálculos para contagem de micro-organismos viáveis, considerou-se a diluição da amostra? |
2.5.13 |
Maior |
Existe lote interno para os meios de cultura utilizados no laboratório? |
2.5.14 |
Maior |
Há registros de preparação para esses lotes? Nos registros é possível rastrear data de preparo, tipo de meio, lote do fabricante, prazo de validade entre outros dados? |
2.5.15 |
Maior |
Realiza os testes de esterilidade e fertilidade para os meios de cultura utilizados no laboratório? |
2.5.16 |
Crítico |
Os limites de aceitação descritos no procedimento estão de acordo com a Farmacopeia Brasileira ou outra reconhecida pela Anvisa? Está de acordo com o tipo de forma farmacêutica? |
2.6. PESQUISA DE MICRO-ORGANISMOS PATOGÊNICOS |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
2.6.1 |
Maior |
Caso não utilize meios de cultura, existe kits rápidos para identificação de patógenos? Qual o nome do fornecedor do kit? |
2.6.2 |
Maior |
Os meios de cultura seletivos foram testados quanto à sua capacidade nutritiva e seletiva conforme indicação descrita em códigos oficiais? |
2.6.3 |
Maior |
Este ensaio foi realizado simultaneamente ao método de contagem do número total de micro-organismos mesofílicos? |
2.6.4 |
Maior |
Existe no procedimento etapas de pré-enriquecimento para pesquisa de micro-organismos patogênicos? |
2.6.5 |
Maior |
Após o pré-enriquecimento, existe no procedimento a verificação da ausência/presença do micro-organismo alvo pesquisado? |
2.6.6 |
Maior |
A última fase para o ensaio de pesquisa de micro-organismos patogênicos inclui a comprovação da espécie por testes de confirmação, como os bioquímicos, sorológicos ou moleculares. O procedimento contempla esta fase? |
2.6.7 |
INF |
Existe alça de platina/alça descartável e bico de Bunsen? |
2.6.8 |
INF |
Quais as cepas existentes no laboratório? |
2.6.9 |
Maior |
Existe certificado para as cepas? |
2.6.10 |
Crítico |
Existem registros indicando o número máximo de repiques? O número máximo de repiques é 5? |
2.7. ENDOTOXINA BACTERIANA (FORMAÇÃO EM GEL - ENSAIO LIMITE) |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
2.7.1 |
Maior |
O reagente LAL está armazenado corretamente, antes e após a reconstituição? |
2.7.2 |
Maior |
A endotoxina padrão (CSE, RSE ou equivalente) está armazenada corretamente, antes e após a reconstituição? |
2.7.3 |
Maior |
Existem certificados de autenticidade e procedência para os reagentes acima mencionados? |
2.7.4 |
INF |
Os certificados conferem com os lotes? |
2.7.5 |
Maior |
A data de validade após a reconstituição confere com o manual do fornecedor? |
2.7.6 |
Maior |
O teste está de acordo com o preconizado pela Farmacopéia Brasileira ou outra reconhecida pela Anvisa? |
2.7.7 |
Maior |
As ponteiras, tubos e água apirogênica possuem certificado de apirogenicidade? |
2.7.8 |
Maior |
Os materiais de vidro, como tubos e pipetas, são despirogenizados no laboratório, quando aplicável? |
2.7.9 |
Maior |
A estufa de despirogenização está qualificada? |
2.7.10 |
Menor |
As ponteiras estão embaladas individualmente? |
2.7.11 |
Maior |
Possui qualificação da distribuição de calor? |
2.8. DOSEAMENTO |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
2.8.1 |
INF |
Qual o método utilizado para o ensaio de doseamento? 2x2 ou 3x3 ou 3x1 ou 5x1? Qual a referência utilizada? |
2.8.2 |
INF |
Utilizam cilindros de inox, de porcelana, discos de papel ou perfurador? Estão em boas condições? |
2.8.3 |
Maior |
As cepas padrões utilizadas possuem certificados? |
2.8.4 |
Maior |
Os meios de cultura para serem distribuídos nas placas conseguem se manter em 46-48ºC? |
2.8.5 |
Maior |
O limite de temperatura de incubação das placas para doseamento não deverá exceder ± 0,5 °C da temperatura desejável, durante um período de 16 a 18 horas. Foi verificado e obedecido este parâmetro? |
2.8.6 |
INF |
A estufa de incubação para doseamento é dedicada ou não? |
2.8.7 |
INF |
Se a estufa de incubação não é dedicada para doseamento, qual outro procedimento é realizado nesta estufa? |
2.8.8 |
Maior |
A estufa está qualificada na faixa de temperatura requerida no estudo? |
2.8.9 |
Maior |
O paquímetro ou outro instrumento de medição está calibrado? |
2.8.10 |
Maior |
As planilhas de cálculos estão validadas? Estão bloqueadas para alteração? Possui responsável pela transcrição, responsável pela verificação e responsável pela aprovação? |
3. CITOTÓXICO |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
3.1 |
Maior |
Possui um procedimento implementado e apropriado ao escopo de suas atividades? |
3.2 |
Maior |
Opera de modo a assegurar que as atividades sejam desempenhadas de acordo com as normas técnicas existentes? |
3.3 |
Maior |
Manipulam produtos em salas ou locais exclusivos para manipulação de citotóxicos ou a manipulação se dá em área que, apesar de não ser exclusiva, no momento da manipulação de citotóxicos está dedicada à realização desta atividade? |
3.4 |
Maior |
Há procedimento de limpeza adequado antes da utilização da área para outros fins? |
3.5 |
Crítico |
Todo material a ser utilizado na manipulação dos produtos citotóxicos é identificado para esta função? |
3.6 |
Maior |
Há capela de segurança biológica é classe II B2 e se encontra qualificada para a atividade a que se destina? |
3.7 |
Maior |
O analista possui treinamento para preparação e análise dos medicamentos citotóxicos? |
3.8 |
Crítico |
O descarte dos medicamentos citotóxicos é segregado dos demais produtos em coletor apropriado? |
3.9 |
Maior |
A área de lavagem é adequada para os resíduos de material citotóxico? |
3.10 |
Maior |
Existe paramentação e EPI's adequados (macacão de fibra impermeável à líquidos e pós com punhos elásticos, touca, máscara para pós e solventes orgânicos, óculos de proteção e luvas de látex) |
3.11 |
Crítico |
Toda a área de manipulação para citotóxicos possui condições de assepsia com o mínimo de risco de contaminação e segurança para o manipulador? |
3.12 |
Crítico |
Toda a vidrarias e utensílios utilizados na manipulação para produtos citotóxicos é separada? Possui Neutralização com solução adequada - ver ficha de segurança do produto)? |
3.13 |
Maior |
Existe recipiente para o Lixo Citotóxico Líquido? E para Lixo Citotóxico Sólido? |
3.14 |
Maior |
Existe tratamento para resíduos sólidos contaminados com material citotóxico (seringas, luvas, etc)? |
3.15 |
Maior |
Todo o rejeito produzido é recolhido em frascos devidamente identificados? |
3.16 |
Maior |
Existem precauções para possíveis derramamentos acidentais de material citotóxico? |
4. INALATÓRIOS ORAIS E SPRAYS E AEROSSÓIS NASAIS |
||
Nº |
Classificação |
Itens |
4.1 |
Maior |
Possui procedimento implementado e apropriado ao escopo da realização desta atividade? |
4.2 |
Maior |
Os operadores possuem treinamento necessário à realização desta atividade? |
4.3 |
Maior |
Possui instrumentos necessários para realização do ensaio de aspecto do medicamento, tal como paquímetro? |
4.4 |
Maior |
Possui instrumentos necessários para realização do ensaio de carga e recarga? |
4.5 |
Maior |
Possui instrumentos necessários para realização do ensaio de conteúdo de um acionamento sobre o conteúdo total do dispositivo? |
4.6 |
Maior |
Possui instrumentos necessários para realização do ensaio de distribuição do tamanho de partículas/gotículas por difração a laser? |
4.7 |
Maior |
Possui instrumentos necessários para realização do ensaio de padrão de Spray? |
4.8 |
Maior |
Possui instrumentos necessários para realização do ensaio de conteúdo entregue pela nebulização? |
4.9 |
Maior |
Possui instrumentos necessários para realização do ensaio de tempo médio de nebulização? |
4.10 |
Maior |
Possui instrumentos necessários para realização do ensaio de distribuição do tamanho aerodinâmico de partículas por impactação em cascata? |
4.11 |
Maior |
No caso de não possuir instrumentos necessários para a realização de todos os ensaios descritos nos itens 4.3 a 4.11, possui os instrumentos necessários para a realização de todos os ensaios necessários ao estudos de equivalência terapêutica de pelo menos uma forma farmacêutica nos termos da RDC 278/2019 ou outra que vier a lhe substituir (sprays nasal, nebulizador, aerossóis nasais, aerossóis inalatórios orais e pós inalatórios orais)? |
4.12 |
Maior |
Possui em seu quadro de colaboradores profissional estatístico ou utiliza softwares validados pela Anvisa? |
4.13 |
INF |
Possui sistemas de acionamento automático? |
4.14 |
Maior |
Se sim, possui documentos que descrevem as especificações/critérios de aceitação dos parâmetros que devem ser controlados no sistema de atuação automática |