Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11, inciso IV, do Regulamento da ANVS aprovado pelo Decreto 3.029, de 16 de abril de 1999, em reunião realizada em 3 de maio de 2000, adota a seguinte Resolução de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:
considerando a necessidade de aprimorar as ações de controle de registro dos produtos agrotóxicos no que diz respeito a Vigilância Sanitária;
considerando a necessidade de atualizar à apresentação dos relatórios de estudos de resíduos de agrotóxicos de acordo com as normas Codex / FAO,
adota a seguinte Resolução de Diretoria Colegiada e eu, Diretor-Presidente, determino a sua publicação:
5- DADOS QUE DEVERÃO CONSTAR NO RELATÓRIO DE ESTUDO DE RESÍDUOS
CAPA (única contemplando o laudo analítico e o relatório de campo)
Nome, endereço, telefone, fax, endereço eletrônico da empresa contratante
Nome, endereço, telefone, fax, endereço eletrônico do laboratório contratado
ASSINATURAS (em página separada)
__________ _______________________________________
(data) (Responsável pelo laboratório)
__________ ________________________________________
(data) (Responsável pela empresa contratante)
Observação: Numerar e rubricar todas as páginas do relatório
DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE ANALÍTICA (em página separada)
__________ ________________________________________
(data) (Responsável pela análise)
__________ ________________________________________
(data) (Responsável pelo laboratório)
Nome do responsável pelo ensaio
Nome, endereço, telefone, fax, endereço eletrônico da empresa executora
Declaração de conformidade de Boas Práticas Agrícolas (em página separada)
__________ ________________________________________
(data) (Responsável pela parte de campo)
__________ ________________________________________
(data) (Responsável pelo ensaio de campo)
5.1.1. IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO TESTADO
a) Substância teste (marca comercial / código)
b) Nome químico do(s) ingrediente(s) ativo(s)
c) Nome comum do(s) ingrediente(s) ativo(s)
d) Classe (se sistêmico, informar)
f) Concentração do(s) ingrediente(s) ativo(s) (por litro ou kg de formulação)
g) Certificado de análise para confirmação do teor do(s) ingrediente(s) ativo(s) na formulação
5.1.2. IDENTIFICAÇÃO DO CAMPO EXPERIMENTAL
a) Local do ensaio (Município / Estado)
b) Nome e endereço da propriedade
h) Data do plantio ou idade da planta
i) Data de emergência da planta (quando aplicável)
5.1.3. DOSES TESTADAS E FORMA DE APLICAÇÃO
a) Dose(s) testada(s) do produto formulado
b) Dose(s) do(s) ingrediente(s) ativo(s)
d) Estágio da cultura em cada aplicação
g) Volume de calda aplicada em L/ha (quando aplicável)
h) Temperatura no momento da aplicação
i) Outros produtos aplicados no decorrer do ensaio
5.1.4. INFORMAÇÕES EDAFOLÓGICAS
c) Porcentagem de matéria orgânica
5.1.5. TRATOS CULTURAIS REALIZADOS NA PARCELA
5.1.6. INFORMAÇÕES METEOROLÓGICAS
a) Última chuva antes da(s) aplicação(ões)
b) Primeira chuva após a(s) aplicação(ões)
c) Precipitação no período do ensaio
d) Temperatura média no período do ensaio
a) Data(s) da(s) coleta(s) da(s) amostra(s)
b) Métodos de amostragem dentro da parcela e forma de retirada do material
d) Estágio da cultura no momento da coleta
f) Tipo de embalagem da amostra
h) Condições de armazenamento até o envio ao laboratório
5.1.8.BENEFICIAMENTO DA AMOSTRA
a) Tipo de beneficiamento (ex.: secagem)
b) Data do início e final do processo de beneficiamento
c) Condições em que a amostra foi mantida durante o beneficiamento
5.1.9.ENVIO DA AMOSTRA PARA O LABORATÓRIO
a) Data do envio
b) Forma de transporte
c) Tipo de embalagem
d) Condições de armazenamento e conservação durante o transporte.
e) Quantidade de cada amostra enviada
f) Número de amostras enviadas
5.2. RELATÓRIO ANALÍTICO
5.2.1. OBJETIVO
5.2.2. RESUMO
5.2.3. DADOS DA(S) SUBSTÂNCIA(S) DE REFERÊNCIA
a) Nome químico
b) Nome comum
c) Peso molecular
d) Fórmula estrutural
e) Solubilidade (água e solventes orgânicos)
f) Pressão de vapor .
g) Outros dados relevantes (pureza, origem, validade, .etc.)
5.2.4. AMOSTRAS
a) Descrição da(s) amostra(s) incluindo o número do relatório de campo
b) Data de recebimento das amostras
c) Condições de, armazenamento no laboratório
5.2.5. RESUMO DO METODO
5.2.6. MÉTODO DE ANÁLISE
Descrição dos procedimentos efetivamente realizados na condução das análises (Vide Apêndice)
5.2.7. IDENTIFICAÇÃO
(vide Apêndice)
5.2.8. QUANTIFICAÇÃO
(vide Apêndice)
5.2.9. CURVA DE CALIBRAÇÃO
(vide Apêndice)
5.2.10. RECUPERAÇÃO
Dados finais segundo o exem{llo da Tabela I .
Tabela I : Recuperação média das fortificações e desvio padrão
Nível de fortificação (mg/kg) |
Recuperação (%) |
Recuperação Média |
Desvio Padrão |
F1 |
|
|
|
F1 |
|
|
|
F1 |
|
|
|
F2 |
|
|
|
F2 |
|
|
|
F2 |
|
|
|
FI = limite mínimo de fortificação = limite de quantificação
F2 = limite máximo de fortificação
Obs: Serão no mínimo dois níveis de fortificação com pelo menos três repetições cada um quando da avaliação do método. A porcentagem de recuperação não deve ser utilizada para correção dos resultados. Apenas valores no intervalo de 70% a 120% de recuperação deverao ser aceitos. Quando da condução das análises (amostras testemunha e tratadas), pelo menos um nível de fortificação deverá ser conduzida, e os demais poderão ser provenientes da verificação do método.
5.2:11. LIMITE DE QUANTIFICAÇÃO
(vide Apêndice)
5.2.12. RESULTADOS (dados finais do estudo, segundo o exemplo da Tabela lI)
Tabela II - Resíduos de...................................................em.......................................................................
Amostra |
Dose (unidade) |
DAT * |
Analito (mg/Kg) |
Testemunha |
- |
- |
<x1 |
Cultura |
Máxima |
|
y1 |
Cultura |
Dobro |
|
y2 |
* Dias após o tratamento
X1 - Limite de quantificação
Y1 - Concentração na dose máxima
Y2 - Concentração na dose dobro
6. DADOS QUE DEVERÃO CONSTAR NO RELATÓRIO DE ESTUDO DE RESÍDUOS - TRATAMENTO PÓS-COLHEITA
CAPA (única contemplando o laudo analítico e o relatório de tratamento pós-colheita)
Nome, endereço, telefone, fax, endereço eletrônico da empresa contratante
Nome, endereço, telefone, fax, endereço eletrônico do laboratório contratado
ASSINATURAS (em página separada)
________ _____________________________________
(data) (Responsável pelo laboratório)
________ ______________________________________
(data) (Responsável pela empresa contratante)
Observação: numerar e rubricar todas as páginas do relatório.
DECLARAÇÃO DE CONFORMIDADE ANALÍTICA (em uma página separada)
_________ _______________________________________
(data) (Responsável pela análise)
_________ ________________________________________
(data) (Responsável pelo laboratório)
6.1.RELATÓRIO DE TRATAMENTO PÓS-COLHEITA
Título: Relatório de estudo de ______________em _______________________ tratamento pós-colheITA
Número do Relatório de Tratamento Pós-colheita
Nome do responsável pelo ensaio
Nome, endereço, telefone, fax, endereço eletrônico da empresa executora
Declaração de Conformidade de Boas Práticas Agrícolas (em uma página separada)
________ __________________________________________
(data) (Responsável pela parte de tratamento pós-colheita)
_________ ___________________________________________
(data) (Responsável pelo ensaio de tratamento pós-colheita)
6.1.1.IDENTIFICAÇÃO DO PRODUTO TESTADO
a) Substância teste (marca comercial / código)
b) Nome químico do(s) ingrediente(s) ativo(s)
c) Nome comum do(s) ingrediente(s) ativo(s)
d) Classe (se sistêmico, informar)
f) Concentração do(s) ingrediente(s) ativo(s) (por litro ou kg de formulação)
g) Certificado de análise para confirmação do teor do(s) ingrediente(s) ativo(s) na formulação
6.1.2.IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE DE TRATAMENTO PÓS-COLHEITA
a) Local do ensaio(Município / Estado)
e) Data do tratamento pós-colheita
6.1.3.DOSES TESTADAS E FORMA DE APLICAÇÃO
a) Dose(s) do produto comercial
b) Dose(s) do(s) ingrediente(s) ativo(s)
g) Temperatura no momento da aplicação
h) Outros produtos aplicados no decorrer do ensaio
a) Data(s) da(s) coleta(s) de amostra(s)
d) Tipo de embalagem das amostras
e) Condições de armazenamento até o envio ao laboratório
6.1.5.ENVIO DA AMOSTRA PARA O LABORATÓRIO
d) Condições de armazenamento e conservação durante o transporte
e) Quantidade de cada amostra enviada
f) Número de amostras enviadas
APÊNDICE (em página separada do relatório)
I ) MÉTODO ANALÍTICO PARA DETERMINAÇÃO DE ______________EM__________________________________
a) Equipamentos, reagentes, vidrarias e/ou outros materiais
b) Preparação de soluções padrão, de calibração e de fortificação
d) Procedimento analítico (descrição detalhada)
e) Análise instrumental (condições de operação)
f) Modificação do método (se houver)
a) um cromatograma ou espectros do padrão;
b) um cromatograma ou espectro do branco;
c) cromatograma(s) ou espectro(s) da testemunha(s);
d) cromatogramas das fortificações nos diferentes níveis, realizados em triplicata;
e) cromatogramas das amostras.
III ) QUANTIFICAÇÃO / CÁLCULOS
a) apresentar a(s) fórmula(s) utilizada(s) para os cálculos;
c) anexar um cromatograma de cada ponto do gráfico obtido no item "b".
Art. 5º - Esta Resolução de Diretoria Colegiada entra em vigor na data de sua publicação.