Este texto não substitui o publicado no Diário Oficial da União
Regulamenta disposições dadas pela Lei n.º
9.294 de 15 de julho de 1996.
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do
Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto n.º 3.029, de 16 de
abril de 1999, c/c o § 1º do art. 111 do Regimento Interno aprovado
pela Portaria n.º 593, de 25 de agosto de 2000, republicada no DOU
de 22 de dezembro de 2000, em reunião realizada em 15 de janeiro de
2003,
considerando o disposto na Lei n.º 9.782, de 26 de janeiro de
1999, que determina a regulamentação, o controle e a fiscalização dos
produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública;
considerando o disposto na Lei 8.069, de 13 de julho de
1990, que proíbe vender, fornecer ou entregar à criança ou ao adolescente
produtos cujos componentes possam causar dependência física
ou psíquica;
considerando a Internet um sistema global de rede computadores,
que possibilita um intercâmbio de informações sem precedentes
na história, de forma rápida, eficiente e sem limitação de
fronteiras e que o público jovem a utiliza amplamente como fonte de
informações e aquisição de produtos;
considerando que o objetivo de se restringir a publicidade do
tabaco é reduzir a crescente experimentação de cigarros por crianças
e adolescentes e o impacto do adoecimento e mortalidade que o
consumo do tabaco causa;
considerando o aumento expressivo do tabagismo, que acarretou,
no mundo, a perda de pelo menos 3,5 milhões de vidas em
1998, estimando-se em 10 milhões a cada ano até o ano de 2030,
sendo 70% delas em países em desenvolvimento;
adotou a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu,
Diretor Presidente-Substituto, determino a sua publicação:
Art. 1º Para cumprimento do artigo 3º da Lei n.º 9.294 de 15
de julho de 1996, com as alterações dadas pela Lei n.º 10.167, de 27
de dezembro de 2000, considera-se:
I- propaganda de produtos derivados do tabaco: qualquer forma
de divulgação, seja por meio eletrônico, inclusive internet, por meio impresso,
ou qualquer outra forma de comunicação ao público, consumidor
ou não dos produtos, que promova, propague ou dissemine o produto
derivado do tabaco, direta ou indiretamente, realizada pela empresa responsável
pelo produto ou outra por ela contratada;
Parágrafo único. Consideram-se, inclusive, abrangidas na definição
acima a divulgação de catálogos ou mostruários de produtos
derivados do tabaco, tanto na forma impressa como por meio eletrônico; a divulgação do nome de marca e elementos de marca de
produto derivado do tabaco ou da empresa fabricante em produtos
diferentes dos derivados do tabaco; a associação do nome de marca e
elementos de marca do produto ou da empresa fabricante a nomes de
marcas de produtos diferentes dos derivados do tabaco, a nomes de
outras empresas ou de estabelecimentos comerciais; bem como qualquer
outra forma de comunicação ou ação que promova os produtos
derivados do tabaco, atraindo a atenção e o interesse da população,
seja ela consumidora ou não dos produtos, e possa estimular o consumo
ou a iniciação do uso.
II - parte interna do local de venda: área fisicamente delimitada
localizada no interior do estabelecimento comercial e destinadaà venda de produtos derivados do tabaco e seus acessórios.
III - a rede mundial de computadores (internet) não é local
de venda de produtos derivados de tabaco, sendo, portanto, vedada aoferta e venda de quaisquer destes produtos por este meio.
Art. 2º A rede mundial de computadores (internet) não é
considerada local de venda de produtos derivados de tabaco, sendo, portanto, vedada a oferta e venda de quaisquer destes produtos por
este meio em todo o território nacional.
Art. 3º Fica estabelecido o prazo de 60 (sessenta dias), a
contar da data da publicação, para o cumprimento do disposto nesta
Resolução.
Art.4º O não cumprimento aos termos desta Resolução constitui
infração sanitária, sujeitando os infratores às penalidades da Lei
n 6.437, de 20 de agosto de 1977 e demais disposições aplicáveis.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Regulamenta disposições dadas pela Lei n.º 9.294 de 15 de julho de 1996.
A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Vigilância
Sanitária, no uso da atribuição que lhe confere o art. 11 inciso IV do
Regulamento da ANVISA aprovado pelo Decreto n.º 3.029, de 16 de
abril de 1999, c/c o § 1º do art. 111 do Regimento Interno aprovado
pela Portaria n.º 593, de 25 de agosto de 2000, republicada no DOU
de 22 de dezembro de 2000, em reunião realizada em 15 de janeiro de
2003,
considerando o disposto na Lei n.º 9.782, de 26 de janeiro de 1999, que determina a regulamentação, o controle e a fiscalização dos produtos e serviços que envolvam risco à saúde pública;
considerando o disposto na Lei 8.069, de 13 de julho de 1990, que proíbe vender, fornecer ou entregar à criança ou ao adolescente produtos cujos componentes possam causar dependência física ou psíquica;
considerando a Internet um sistema global de rede computadores, que possibilita um intercâmbio de informações sem precedentes na história, de forma rápida, eficiente e sem limitação de fronteiras e que o público jovem a utiliza amplamente como fonte de informações e aquisição de produtos;
considerando que o objetivo de se restringir a publicidade do tabaco é reduzir a crescente experimentação de cigarros por crianças e adolescentes e o impacto do adoecimento e mortalidade que o consumo do tabaco causa;
considerando o aumento expressivo do tabagismo, que acarretou, no mundo, a perda de pelo menos 3,5 milhões de vidas em 1998, estimando-se em 10 milhões a cada ano até o ano de 2030, sendo 70% delas em países em desenvolvimento;
adotou a seguinte Resolução da Diretoria Colegiada e eu, Diretor Presidente-Substituto, determino a sua publicação:
Art. 1º Para cumprimento do artigo 3º da Lei n.º 9.294 de 15 de julho de 1996, com as alterações dadas pela Lei n.º 10.167, de 27 de dezembro de 2000, considera-se:
I- propaganda de produtos derivados do tabaco: qualquer forma de divulgação, seja por meio eletrônico, inclusive internet, por meio impresso, ou qualquer outra forma de comunicação ao público, consumidor ou não dos produtos, que promova, propague ou dissemine o produto derivado do tabaco, direta ou indiretamente, realizada pela empresa responsável pelo produto ou outra por ela contratada;
Parágrafo único. Consideram-se, inclusive, abrangidas na definição acima a divulgação de catálogos ou mostruários de produtos derivados do tabaco, tanto na forma impressa como por meio eletrônico;
a divulgação do nome de marca e elementos de marca de produto derivado do tabaco ou da empresa fabricante em produtos diferentes dos derivados do tabaco; a associação do nome de marca e elementos de marca do produto ou da empresa fabricante a nomes de marcas de produtos diferentes dos derivados do tabaco, a nomes de outras empresas ou de estabelecimentos comerciais; bem como qualquer outra forma de comunicação ou ação que promova os produtos derivados do tabaco, atraindo a atenção e o interesse da população, seja ela consumidora ou não dos produtos, e possa estimular o consumo ou a iniciação do uso.
II - parte interna do local de venda: área fisicamente delimitada localizada no interior do estabelecimento comercial e destinadaà venda de produtos derivados do tabaco e seus acessórios.
Art. 2º A rede mundial de computadores (internet) não é considerada local de venda de produtos derivados de tabaco, sendo, portanto, vedada a oferta e venda de quaisquer destes produtos por este meio em todo o território nacional.
Art. 3º Fica estabelecido o prazo de 60 (sessenta) dias, a contar da data da publicação, para o cumprimento do disposto nesta Resolução.
Art.4º O não cumprimento aos termos desta Resolução constitui infração sanitária, sujeitando os infratores às penalidades da Lei n 6.437, de 20 de agosto de 1977 e demais disposições aplicáveis.
Art. 5º Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
(*) Republicada por ter saído com incorreção, do original, no D.O.U. de 20-01-2002, Seção 1, pág. 39.