ANEXO IV
RELATÓRIO DE AVALIAÇÃO,
ACOMPANHAMENTO E ALTA DOS SERVIÇOS DE REABILITAÇÃO FÍSICA
INSTRUÇÕES DE PREENCHIMENTO
O Relatório de Avaliação, Acompanhamento e
Alta dos Hospitais e Serviços que compõem as Redes de Assistência à Pessoa
Portadora de Deficiência Física tem por objetivo a formação de um banco de dados
que permita uma análise qualitativa e quantitativa da assistência prestada no
País a pacientes que necessitam de reabilitação e o uso de Órteses, Próteses e
Meios Auxiliares de Locomoção.
Este banco de dados estará disponível e
acessível a qualquer profissional de saúde, hospital ou sociedade profissional
envolvida com o assunto, preservados os aspectos éticos. A análise dos dados
obtidos permitirá, aos órgãos gestores do SUS, um melhor planejamento das ações
de prevenção e assistência e a orientação de investimentos na área, além de
subsidiar a realização de estudos científicos e assistenciais.
Como as informações contidas neste Relatório
serão arquivadas de modo informatizado, é imprescindível que o formulário seja
encaminhado em disquete e papel, este último assinado e carimbado pelo
Responsável Técnico.
Os dados a serem preenchidos no Relatório
foram agrupados em 04 itens a saber:
a) Identificação do Serviço;
b) Atendimentos Realizados;
c) Tipos de Deficiência Atendida;
d) Critérios de Alta e de Encaminhamento.
O preenchimento correto do formulário deverá
refletir as informações contidas nos prontuários dos pacientes atendidos. As
informações são de caráter geral, devendo quantificar de maneira global os
atendimentos realizados no ano. O primeiro Relatório deve ser preenchido com as
informações relativas aos atendimentos realizados no período compreendido entre
a data do cadastramento do Hospital ou Serviço e o dia 31 de dezembro de 2001.
Os Relatórios subseqüentes envolverão os atendimentos realizados no período de
01 de janeiro a 31 de dezembro de cada ano.
I –
Identificação do Serviço:
a) Nome do Hospital ou Serviço: nome completo
da razão social do Hospital ou Serviço, sem abreviaturas;
b) Classificação: assinalar (com um x) o campo
correspondente à classificação do Hospital (Geral ou Especializado) ou Serviço
(Serviço de Referência em Medicina Física e Reabilitação, Serviço de
Reabilitação Física - Nível Intermediário ou Serviço de Reabilitação Física -
Primeiro Nível de Referência Intermunicipal.
c) CNPJ (antigo CGC): preencher após
certificar-se do número correto;
d) Endereço: preencher o endereço completo com
o nome da rua e seus complementos;
e) CEP: código do endereçamento postal, com
preenchimento de todos os dígitos;
f) Município: nome da cidade onde se localiza
o Hospital ou Serviço;
g) Estado: Unidade da Federação onde se
localiza o Hospital ou Serviço;
h) Telefone: número do telefone do Hospital ou
Serviço. Os 02 (dois) campos iniciais são destinados ao DDD e os demais ao
número do telefone propriamente;
i) FAX: seguir o mesmo procedimento do item
anterior;
j) E-mail: preencher o endereço eletrônico do
Hospital ou Serviço;
k) Natureza: assinalar (com um x) o campo
correspondente à alternativa que melhor caracterize a natureza do Hospital ou
Serviço, de acordo com o seu cadastro no Sistema de Informações Hospitalares -
SIH/SUS e no Sistema de Informação Ambulatorial - SIA/SUS;
l) Nome do Responsável Técnico: nome completo,
sem abreviaturas, do Responsável Técnico do Hospital ou Serviço;
m) CPF: número de inscrição do Responsável
Técnico no Cadastro de Pessoas Físicas;
n) CRM: número de inscrição do Responsável
Técnico no Conselho Regional de sua profissão, identificando desta e da unidade
da federação.
II – Atendimentos
Realizados
a) Período: informar o dia, mês e ano do
período a que se refere o Relatório;
b) Pacientes internados em Hospital Geral ou
Especializado: informar o número total de pacientes internados em Leitos de
Reabilitação, no campo subseqüente, da direita para a esquerda, completando com
(0) os quadros não preenchidos à esquerda. Caso não possua leito de Reabilitação
preencher o campo com (0);
c) Pacientes atendidos em Serviço de
Reabilitação: informar o número total de pacientes atendidos em regime
ambulatorial, por turno de atendimento, no campo subseqüente, da direita para a
esquerda, completando com (0) os quadros não preenchidos à esquerda. Caso só
possua atendimento em 01(um) turno ou em 02 (dois) turnos, preencher com (0) o
campo que não corresponder;
d) Faixa etária: informar o número de
pacientes atendidos de acordo com a faixa etária e regime de atendimento, no
campo subseqüente, da direita para a esquerda, preenchendo com (0) os quadros
não preenchidos á esquerda. Preencher com (0) o/os campos que não
corresponderem.
e) Sexo: informar o número de pacientes
atendidos de acordo com o sexo, no campo subseqüente, da direita para a
esquerda, completando com (0) os quadros não preenchidos à esquerda;
f) Procedência/residência do paciente:
informar o número de pacientes atendidos de acordo com a procedência/residência
do paciente, no campo subseqüente, da direita para a esquerda, completando com
(0) os quadros não preenchidos à esquerda;
g) Grau de instrução do paciente: informar o
número de pacientes atendidos de acordo com o grau de instrução, no campo
subseqüente, da direita para a esquerda, completando com (0) os quadros não
preenchidos à esquerda;
h) Causa da Deficiência: informar o número de
pacientes atendidos de acordo com a causa da doença ou causa externa que
determinou a incapacidade/deficiência, no campo subseqüente, da direita para a
esquerda, completando com (0) os quadros não preenchidos à esquerda;
i) Motivo da Admissão: informar o número de
pacientes admitidos no Hospital ou Serviço de acordo com o encaminhamento
recebido, no campo subseqüente, da direita para a esquerda, completando com (0)
os quadros não preenchidos à esquerda;
j) Tempo da Doença/Causa Externa: informar o
número de pacientes em relação ao tempo da Doença/Causa Externa que determinou a
incapacidade/deficiência, no campo subseqüente, da direita para a esquerda,
completando com (0) os quadros não preenchidos à esquerda;
k) Fornecimento de Órteses, Próteses ou Meios
Auxiliares de Locomoção: informar o número de pacientes que receberam Órtese,
Prótese ou Meio Auxiliar de Locomoção, no campo subseqüente, da direita para a
esquerda, completando com (0) os quadros não preenchidos à esquerda;
l) Tempo de Tratamento: informar o número de
pacientes em relação ao tempo de tratamento, no campo subseqüente, da direita
para a esquerda, completando com (0) os quadros não preenchidos à esquerda.
Considerar o tempo de tratamento multidisciplinar em Hospital
Geral/Especializado ou Serviço de Reabilitação decorrido entre a admissão no
Hospital ou Serviço e a alta. Não incluir o tempo de tratamento antes da
admissão no Hospital ou Serviço, assim como a manutenção do acompanhamento
médico após a alta;
m) Condição Social da Alta: informar o número
de pacientes com relação às atividades que desempenhava antes da doença/agravo
por causa externa, por ocasião da alta, no campo subseqüente, da direita para a
esquerda, completando com (0) os quadros não preenchidos à esquerda;
n) Tipo de Alta: informar o número de
pacientes de acordo com o tipo de alta, no campo subseqüente, da direita para a
esquerda, completando com (0) os quadros não preenchidos à esquerda;