Ministério da Saúde
Gabinete do Ministro

PORTARIA Nº 812, DE 23 DE ABRIL DE 2009

Institui o Comitê Gestor dos Programas do Ministério da Saúde, com o objetivo de coordenar os processos de gestão do Plano Plurianual 2008-2011.

O MINISTRO DE ESTADO DA SAÚDE, no uso de suas atribuições que lhe confere o inciso II do parágrafo único do art. 87, da Constituição, e considerando o disposto na Lei nº 11.653, de 7 de abril de 2008, e no Decreto nº 6.601, de 10 de outubro de 2008, que estabelecem normas para a gestão do Plano Plurianual 2008-2011 e de seus programas, resolve:

Art. 1º Instituir o Comitê Gestor dos Programas do Ministério da Saúde - MS com a finalidade de coordenar os processos de gestão para o alcance dos objetivos setoriais previstos no Plano Plurianual - PPA 2008-2011.

§ 1º O Comitê Gestor dos Programas terá a seguinte composição:

I - Secretário-Executivo, que o coordenará;

II - Subsecretário de Planejamento e Orçamento;

III - Gerentes de Programa;

IV - Gerentes-Executivos de Programa;

V - Coordenadores de Ação; e

VI - Coordenadores Executivos de Ação.

§ 2º Compete ao Comitê Gestor dos Programas:

I - validar e pactuar os planos gerenciais dos programas;

II - acompanhar a execução dos programas do PPA e adotar medidas que promovam a eficiência, a eficácia e a efetividade da ação governamental;

III - definir prioridades de execução em consonância com o estabelecido no PPA e nas leis de diretrizes orçamentárias;

IV - monitorar a evolução dos indicadores dos objetivos setoriais, dos programas e das metas das ações do PPA sob sua responsabilidade;

V -articular junto às unidades administrativas responsáveis por programas e ações, quando necessário, para a melhoria de resultados; e

VI -elaborar o Relatório Anual de Avaliação dos Objetivos Setoriais e supervisionar a elaboração do Relatório Anual de Avaliação dos Programas sob a responsabilidade do órgão.

Art. 2º A gerência dos Programas Unissetoriais e dos Programas Multissetoriais e respectivas ações, sob responsabilidade deste Ministério, será exercida pelos Gerentes de Programa, em conjunto com os Gerentes-Executivos, e titulares das unidades administrativas responsáveis, especificadas no Anexo I e no Anexo II, respectivamente.

Art. 3º Caberá aos titulares das unidades administrativas especificadas no Anexo III a esta Portaria, gerenciar no âmbito deste Ministério, as ações componentes de Programas Multissetoriais de responsabilidade de outros órgãos.

Art. 4º Compete aos Gerentes de Programa:

I - negociar e articular os recursos para o alcance dos objetivos do programa;

II - monitorar e avaliar a execução do conjunto das ações do programa;

III - buscar mecanismos inovadores para financiamento e gestão do programa;

IV - gerir as restrições que possam influenciar o desempenho do programa;

V - elaborar o plano gerencial do programa inclusive o plano de avaliação;

VI - validar e manter atualizadas as informações do desempenho físico das ações, da gestão de restrições e dos dados gerais do programa, sob sua responsabilidade, mediante alimentação do Sistema de Informações Gerenciais e de Planejamento - SIGPlan; e

VII - subsidiar as decisões do Comitê Gestor dos Programas do Ministério da Saúde.

Art. 5º Os Gerentes de Programa podem indicar Gerentes-Executivos para auxiliá-los, no âmbito de suas atribuições.

§ 1º Os Gerentes de Programa devem formalizar a indicação dos Gerentes-Executivos mediante cadastramento no SIGPlan.

§ 2º Compete ao Gerente-Executivo auxiliar a atuação do Gerente do Programa, no âmbito de suas atribuições, devendo, para tanto, exercer as funções que lhe forem atribuídas.

Art. 6º Compete ao Coordenador de Ação:

I - viabilizar a execução e o monitoramento de uma ou mais ações do programa;

II - responsabilizar-se pela obtenção do produto expresso na meta física da ação;

III - utilizar os recursos de forma otimizada, segundo normas e padrões mensuráveis;

IV - gerir as restrições que possam influenciar a execução da ação;

V - estimar e avaliar o custo da ação e os benefícios esperados;

VI - participar da elaboração do Plano Gerencial do Programa; e

VII -efetivar o registro do desempenho físico da gestão de restrições e dos dados gerais das ações sob sua responsabilidade no SIGPlan.

Art. 7º Os Coordenadores de Ação podem indicar Coordenadores-Executivos para auxiliá-los, no âmbito de suas atribuições.

§ 1º Os Coordenadores de Ação que indicarem Coordenadores-Executivos para ação devem formalizar a indicação mediante cadastramento no SIGPlan.

§ 2º Compete ao Coordenador-Executivo auxiliar a atuação do Coordenador de Ação, no âmbito de suas atribuições, devendo, para tanto, exercer as funções que lhe forem atribuídas.

Art. 8º A Coordenação-Geral de Planejamento, da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento - CGPL/SPO/SE exercerá a função de Unidade de Monitoramento e Avaliação - UMA.

Parágrafo único. A Unidade de Monitoramento e Avaliação - UMA, tem a finalidade de apoiar a elaboração dos planos gerenciais dos programas, o monitoramento e a avaliação, bem como oferecer subsídios técnicos que auxiliem na definição de conceitos e procedimentos específicos aos programas sob responsabilidade do Ministério da Saúde.

Art. 9º Esta Portaria entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 10. Fica revogada a Portaria nº 1.865/GM, de 11 de outubro de 2005, publicada no Diário Oficial da União nº 197, de 25 de outubro de 2005, seção 1, páginas 25 a 29.

JOSÉ GOMES TEMPORÃO

ANEXO I

Relação de Programas e Ações do Órgão:
36000 - Ministério da Saúde e respectivas unidades administrativas responsáveis:

Programas Unissetoriais

Programa: 1185 - Regulação e Fiscalização da Saúde Suplementar
Unidade Administrativa Responsável: Agência Nacional de Saúde Suplementar -ANS

Ação Unidade Administrativa Responsável
10LJ Aquisição do Edifício-Sede da Agência Nacional de Saúde Suplementar - ANS. ANS/ Gerência Geral de Administração
2004 Assistência Médica e Odontológica aos Servidores, Empregados e seus Dependentes. ANS/ Gerência de Recursos Humanos
2010 Assistência Pré-Escolar aos Dependentes dos Servidores e Empregados. ANS/ Gerência de Recursos Humanos
2012 Auxílio-Alimentação aos Servidores e Empregados. ANS/ Gerência de Recursos Humanos
2011 Auxílio-Transporte aos Servidores e Empregados. ANS/ Gerência de Recursos Humanos
4572 Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. ANS/ Coordenação de Desenvolvimento de Pessoas e do Trabalho
0354 Concessão de Empréstimos para Liquidação de Operadoras de Planos Privados de Assistência à Saúde (Lei nº 9.961, de 2000). ANS/ Gerência Geral de Administração
09HB Contribuição da União, de suas Autarquias e Fundações para o Custeio do Regime de Previdência dos Servidores Públicos Federais. ANS/ Gerência de Recursos Humanos
2272 Gestão e Administração do Programa. ANS/ Gerência Geral de Administração
4641 Publicidade de Utilidade Pública. ANS/ Gerência de Comunicação
4339 Qualificação da Regulação e Fiscalização da Saúde Suplementar. ANS/ Diretoria de Fiscalização
8727 Sistema de Informação para Saúde Suplementar. ANS/ Diretoria de Desenvolvimento Setorial

Programa: 1287 - Saneamento Rural Unidade Administrativa Responsável: Fundação Nacional de Saúde - FUNASA

Ação Unidade Administrativa Responsável
10GC (PAC) Implantação e Melhoria de Serviços de Saneamento em Escolas Públicas Rurais - "Saneamento em Escolas". FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
10LP (PAC) Abastecimento Público de Água para Comunidades Rurais Dispersas, Situadas às Margens do Rio São Francisco - Água para Todos. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
2272 Gestão e Administração do Programa. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
3921 (PAC) Implantação de Melhorias Habitacionais para Controle da Doença de Chagas. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
4641 Publicidade de Utilidade Pública. FUNASA/ Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde
7656 (PAC) Implantação, Ampliação ou Melhoria do Serviço de Saneamentoem Áreas Rurais, em Áreas Especiais (Quilombos, Assentamentos e Reservas Extrativistas) e em Localidades com População Inferior a 2.500 Habitantes para Prevenção e Controle de Agravos. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
7684 (PAC) Saneamento Básico em Aldeias Indígenas para Prevenção e Controle de Agravos. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública

ANEXO II

Programas Multisetoriais

Programa: 1436 - Aperfeiçoamento do Trabalho e da Educação na Saúde

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde - SGTES

Ação Unidade Administrativa Responsável
8629 Apoio à Educação Permanente dos Trabalhadores do SUS. SGTES/ Departamento de Gestão da Educação na Saúde
8630 Apoio à Melhoria da Capacidade de Gestão de Sistemas e Gerência de Unidades do SUS. SGTES/ Gabinete SGTES
8628 Apoio ao Desenvolvimento da Graduação, Pós-Graduação Stricto eLatu Sensu em Áreas Estratégicas para o SUS. SGTES/ Departamento de Gestão da Educação na Saúde
8541 Educação Profissional, Educação Permanente e Pós-Graduação em Saúde e em Ciência e Tecnologia em Saúde. FIOCRUZ/ Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação
8612 Formação de Profissionais Técnicos de Saúde e Fortalecimento das Escolas Técnicas/Centros Formadores do SUS. SGTES/ Departamento de Gestão da Educação na Saúde
2272 Gestão e Administração do Programa. SGTES/ Coordenação Geral de Planejamento
8631 Modernização e Qualificação do Trabalho no SUS. SGTES/ Departamento de Gestão e da Regulação do Trabalho em Saúde
6149a Residência de Profissionais de Saúde - SUS (Hospital Cristo Redentor S.A. - REDENTOR). SAS/ Grupo Hospitalar Conceição
6149b Residência de Profissionais de Saúde - SUS (Hospital Fêmina S.A.- FÊMINA). SAS/ Grupo Hospitalar Conceição
6149c Residência de Profissionais de Saúde - SUS (Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A. - CONCEIÇÃO). SAS/ Grupo Hospitalar Conceição
6149 Residência de Profissionais de Saúde - SUS. SAS/ Coordenação Geral de Planejamento

Programa: 1220 - Assistência Ambulatorial e Hospitalar Especializada

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Atenção à Saúde SAS

Ação Unidade Administrativa Responsável
7H87 (Emenda Parlamentar) Construção de Unidade Acoplada da Rede Sarah de Hospitais em Santa Maria - RS. GM/ Assessoria Parlamentar
7H99 (Emenda Parlamentar) Implantação de Hospital Geral Público de Alta Complexidade no Litoral Norte do Estado do Rio Grande do Sul. GM/ Assessoria Parlamentar
8535 (Regionalizada) Estruturação de Unidades de Atenção Especializada em Saúde. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
8761 (Regionalizada) Serviço de Atendimento Móvel de Urgência - Sa-mu 192. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
8933 (Regionalizada) Serviços de Atenção às Urgências e Emergências na Rede Hospitalar. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
8755 Aperfeiçoamento, Avaliação e Desenvolvimento de Ações e Serviços Especializados em Cardiologia-INC. SAS/ Instituto Nacional de Cardiologia
8758 Aperfeiçoamento, Avaliação e Desenvolvimento de Ações e Serviços Especializados em Oncologia - Inca. SAS/Instituto Nacional do Câncer
8759 Aperfeiçoamento, Avaliação e Desenvolvimento de Ações e Serviços Especializados em Traumatologia e Ortopedia - Into. SAS/ Instituto de Traumatologia e Ortopedia
4525 Apoio à Manutenção de Unidades de Saúde. GM/ Assessoria Parlamentar
6148 Assistência Médica Qualificada e Gratuita a Todos os Níveis da População e Desenvolvimento de Atividades Educacionais e de Pesquisa no Campo da Saúde - Serviço Social Autônomo Associação das Pioneiras Sociais. SAS/ Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas
8585 Atenção à Saúde da População para Procedimentos em Média e Alta Complexidade. OBS.: Crédito Extraordinário com valor de 5.500.000 somado ao valor total da LOA 2008. SAS/ Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas
4324 Atenção à Saúde das Populações Ribeirinhas da Região Amazônica Mediante Cooperação com a Marinha do Brasil. SAS/ Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas
6217.0637 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde - Hospital Cristo Redentor S.A. - REDENTO R . SAS/ Grupo Hospitalar Conceição
6217.0627 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares doMinistério da Saúde - Hospital Fêmina S.a. - FÊMINA. SAS/ Grupo Hospitalar Conceição
6217.0635 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde - Hospital Geral da Lagoa - RJ. SAS/ Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro
6217.0127 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde - Hospital Geral de Bonsucesso - RJ. SAS/ Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro
6217.0631 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde - Hospital Geral de Ipanema - RJ. SAS/ Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro
6217.0629 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde - Hospital Geral de Jacarepaguá - RJ. SAS/ Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro
6217.0633 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde - Hospital Geral do Andaraí - RJ. SAS/ Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro
6217.0123 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde - Hospital Geral dos Servidores - RJ. SAS/ Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro
6217.0627 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde - Hospital Nossa Senhora da Conceição S.A.- CONCEIÇÃO. SAS/ Grupo Hospitalar Conceição
6217 Atenção à Saúde nos Serviços Ambulatoriais e Hospitalares do Ministério da Saúde. SAS/ Departamento de Gestão Hospitalar no Estado do Rio de Janeiro
8934 Atenção Especializada em Saúde Bucal. SAS/ Departamento de Atenção Básica
20B0 Atenção Especializada em Saúde Mental. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
8736 Atenção Especializada em Saúde. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
110H Elaboração do Projeto de Integração das Instalações do Instituto Nacional do Câncer - Inca, no Rio de Janeiro/RJ. Obs.: Concluída em 2008. SAS/Instituto Nacional do Câncer
2272 Gestão e Administração do Programa. SAS/ Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas
1K09 Implantação da Nova Sede do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia - Into. SAS/ Intituto de Traumatologia e Ortopedia
7833 Implantação de Centros de Alta Complexidade em Oncologia -Cacon. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
4641 Publicidade de Utilidade Pública. GM/ Assessoria de Comunicação Social

Programa: 1293 - Assitência Farmacêutica e Insumos Estratégicos

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Ciência , Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE Programa: 1214 - Atenção Básica em Saúde Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

Ação Unidade Administrativa Responsável
4705 (Regionalizada) Apoio para Aquisição e Distribuição de Medicamentos Excepcionais. SCTIE/ Departamento de Assistência Farmacêutica
20AE (Regionalizada) Promoção da Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos na Atenção Básica em Saúde. SCTIE/ Departamento de Assistência Farmacêutica
20AH Apoio à Estruturação dos Serviços de Assistência Farmacêutica na Rede Pública. SCTIE/ Departamento de Assistência Farmacêutica
4370 Atendimento à População com Medicamentos para Tratamento dos Portadores de HIV/Aids e Outras Doenças Sexualmente Tr a n s m i s s í v e i s . SVS/ Gabinete SVS
2272 Gestão e Administração do Programa. SCTIE/ Departamento de Assistência Farmacêutica
7660 Implantação de Farmácias Populares. SCTIE/ Departamento de Assistência Farmacêutica
8415a Manutenção e Funcionamento das Farmácias Populares. FIOCRUZ/ Vice-presidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho
8415 Manutenção e Funcionamento das Farmácias Populares. OBS.: Crédito Extraordinário com valor de 10.221.626 somado ao valor total da LOA 2008. SCTIE/ Departamento de Assistência Farmacêutica
4368 Promoção da Assistência Farmacêutica e Insumos para Programas de Saúde Estratégicos. SCTIE/ Departamento de Assistência Farmacêutica

Programa: 1214 - Atenção Básica em Saúde

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

Ação Unidade Administrativa Responsável
8577 (Regionalizada) Piso de Atenção Básica Fixo. SAS/ Departamento de Atenção Básica
20AD (Regionalizada) Piso de Atenção Básica Variável - Saúde da Família. SAS/ Departamento de Atenção Básica
8735 Alimentação e Nutrição para a Saúde. SAS/ Departamento de Atenção Básica
8730 Atenção Básica em Saúde Bucal. SAS/ Departamento de Atenção Básica
20AI Auxílio-Reabilitação Psicossocial aos Egressos de Longas Internações Psiquiátricas no Sistema Único de Saúde (De Volta Pra Casa). SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
8581 Estruturação da Rede de Serviços de Atenção Básica de Saúde. SAS/ Departamento de Atenção Básica
8573 Expansão e Consolidação da Estratégia de Saúde da Família -Proesf. SAS/ Departamento de Atenção Básica
2272 Gestão e Administração do Programa. SAS/ Departamento de Atenção Básica
4641 Publicidade de Utilidade Pública. GM/ Assessoria de Comunicação Social
20B1 Serviços de Atenção à Saúde da População do Sistema Penitenciário Nacional. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas

Programa: 1201 - Ciência, Tecnologia e Inovação no Complexo da Saúde

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Ciência , Tecnologia e Insumos Estratégicos - SCTIE

Ação Unidade Administrativa Responsável
8641 Aperfeiçoamento e Inovação em Hemoderivados e em Biotecnologia. HEMOBRÁS/ Diretoria Técnica
20AJ Apoio a Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Doenças dos Trópicos - Ipepatro. SCTIE/ Departamento de Ciência e Te c n o l o g i a
8305 Atenção de Referência e Pesquisa Clínica em Patologias de Alta Complexidade da Mulher, da Criança e do Adolescente e em Doenças Infecciosas. FIOCRUZ/ Vice-presidência de Produção e Inovação em Saúde
20AQ Coleções Biológicas e Outros Patrimônios da Ciência e da Saúde no Brasil. FIOCRUZ/ Vice-presidência de Pesquisa e Laboratório de Referência
6179 Comunicação e Informações para a Educação em Saúde e em Ciência e Tecnologia. FIOCRUZ/ Vice-presidência de Ensino, Informação e Comunicação
10LF Construção da Nova Sede Administrativa do Centro de Pesquisas René Rachou, em Belo Horizonte/MG. FIOCRUZ/ Diretoria de Administração do Campus
10LE Construção da Nova Sede do Centro de Pesquisas Leônidas e Maria Deane, em Manaus/AM. FIOCRUZ/ Diretoria de Administração do Campus
1M36 Construção da Sede da Diretoria Regional da Fundação Oswaldo Cruz em Brasília. FIOCRUZ/ Diretoria de Administração do Campus
7676 Construção do Centro de Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. FIOCRUZ/ Diretoria de Administração do Campus
7680 Construção do Centro Integrado de Protótipos, Biofármacos e Reagentes para Diagnóstico (CIPBR). FIOCRUZ/ Diretoria de Administração do Campus
2B42 Cooperação Técnica Nacional e Internacional em Ciência e Tecnologia em Saúde. FIOCRUZ/ Vice-presidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho
11PJ Estruturação de Laboratórios de Pesquisas Biomédicas. FIOCRUZ/ Diretoria de Administração do Campus
2272 Gestão e Administração do Programa. SCTIE/ Departamento de Ciência e Te c n o l o g i a
7670 Implantação do Campus da Fundação Oswaldo Cruz em Jacarepaguá. FIOCRUZ/ Vice-presidência de Desenvolvimento Institucional e Gestão do Trabalho
8636 Inovação e Produção de Insumos Estratégicos para a Saúde. SCTIE/ Departamento de Economia da Saúde
7674 Modernização de Unidades de Saúde da Fundação Oswaldo Cruz. FIOCRUZ/ Diretoria de Administração do Campus
8315 Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico em Saúde. FIOCRUZ/ Vice-presidencia de Pesquisa e Laboratório de Referência
6146 Pesquisa em Saúde e Avaliação de Novas Tecnologias para o SUS. SCTIE/ Departamento de Ciência e Te c n o l o g i a
4360 Pesquisas Biomédicas no Centro Nacional de Primatas. SVS/ Centro Nacional de Primatas
4386 Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Medicina Tropical e Meio Ambiente no Instituto Evandro Chagas. SVS/ Instituto Evandro Chagas
4363 Pesquisas e Inovações Tecnológicas em Tuberculose e Outras Pneumopatias no Centro de Referência Hélio Fraga. SVS/ Centro de Referência Professor Hélio Fraga
2522 Produção de Fármacos, Medicamentos e Fitoterápicos. (Ação Padronizada em Conjunto com o Ministério da Defesa) FIOCRUZ/ Vice-Presidencia de Produção e Inovação em Saúde

Programa: 0016 - Gestão da Política de Saúde

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria Executiva - SE

Ação Unidade Administrativa Responsável
8705 Ampliação das Práticas de Gestão Participativa, de Controle Social e de Educação em Saúde. SGEP/ Departamento de Apoio e Gestão Participativa
8707 Ampliação e Fortalecimento da Participação e Mobilização Social em Defesa do SUS. SGEP/ Departamento de Apoio e Gestão Participativa
8619 Aperfeiçoamento, Implementação e Acompanhamento dos Processos de Planejamento e de Avaliação do Ministério da Saúde. SE/ Subsecretaria de Planejamento e Orçamento
8287 Aprimoramento, Implementação e Acompanhamento da GestãoDescentralizada do Sistema Único de Saúde. SE/ Departamento de Apoio à Descentralização
8708 Auditoria do Sistema Único de Saúde. SGEP/ Departamento Nacional de Auditoria
4572 Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. SE/Subsecretaria de Assuntos Administrativos
4572a Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. ANVISA/ Gerência Geral de Recursos Humanos
4572b Capacitação de Servidores Públicos Federais em Processo de Qualificação e Requalificação. FUNASA/ Departamento de Administração
6152 Cartão Nacional de Saúde. SE/ Departamentode Informática do SUS
8648 Desenvolvimento e Fortalecimento da Economia da Saúde para o Aperfeiçoamento do SUS. SE/ Gabinete da Secretaria Executiva
2B52 Desenvolvimento Institucional da Gestão Orçamentária, Financeira e Contábil de Fundos de Saúde. SE/ Diretoria-Executiva do Fundo Nacionalde Saúde
8580 Desenvolvimento Institucional e Modernização Administrativa para a Melhoria da Gestão. SE/Subsecretaria de Assuntos Administrativos
2016 Funcionamento do Conselho Nacional de Saúde. Conselho Nacional de Saúde
2272 Gestão e Administração do Programa. SE/ Gabinete da Secretaria Executiva
8721 Implementação da Regulação, Controle e Avaliação da Atenção à Saúde. SAS/ Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas
7666 Investimento para a Qualificação da Atenção à Saúde e Gestão do SUS. SE/ Gabinete da Secretaria Executiva
6881 Modernização e Desenvolvimento de Sistemas de Informação da Funasa. FUNASA/ Departamento de Planejamento e Desenvolvimento Institucional
8753 Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS. SGEP/ Departamento de Monitoramento e Avaliação da Gestão do SUS
6182 Ouvidoria Nacional de Saúde. SGEP/ Departamento de Ouvidoria-Geral do SUS
8715 Preservação, Organização, Disseminação e Acesso ao Conhecimento e ao Patrimônio Cultural da Saúde. SE/Subsecretaria de Assuntos Administrativos
4388 Serviço de Processamento de Dados do Sistema Único de Saúde -Datasus. SE/ Departamentode Informática do SUS
4380 Sistema Nacional de Informações em Saúde. SE/ Departamentode Informática do SUS

Programa: 1446 - Implementação da Política de Promoção da Saúde

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS

Ação Unidade Administrativa Responsável
2272 Gestão e Administração do Programa. SVS/ Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento
4641 Publicidade de Utilidade Pública. GM/ Assessoria de Comunicação Social
8706 Prevenção e Controle do Tabagismo. SVS/ Coordenação Geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis
8709 Promoção da Eqüidade em Saúde de Populações em Condições de Vulnerabilidade. SGEP/ Departamento de Apoio e Gestão Participativa
8696 Promoção de Práticas Corporais e Atividades Físicas. SVS/ Coordenação Geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Transmissíveis
8720 Saúde Ambiental. SVS/ Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde

Programa: 1312 - Promoção da Capacidade Resolutiva e da Humanização na Atenção à Saúde

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

Ação Unidade Administrativa Responsável
2272 Gestão e Administração do Programa. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
8739 Implementação da Política Nacional de Humanização - PNH. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
8762 Implementação de Ações e Serviços às Populações em Localidades Estratégicas e Vulneráveis de Agravo. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
6176 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde da Criança. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
6175 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde da Mulher. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
6181 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde da Pessoa com Deficiência. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
6178 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde da Pessoa Idosa. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
8527 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde da População Penitenciária. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
6177 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde do Adolescente e Jovem. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
8752 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde do Homem. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
6188 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde do Trabalhador. SVS/ Coordenação Geral de Vigilância Ambiental em Saúde
6233 Implementação de Políticas de Atenção à Saúde Mental. SAS/ Departamento de Ações Programáticas e Estratégicas
4641 Publicidade de Utilidade Pública. GM/ Assessoria de Comunicação Social

Programa: 1291 - Segurança Transfusional e Qualidade do Sangue e Hemoderivados

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Atenção à Saúde - SAS

Ação Unidade Administrativa Responsável
7690 (Regionalizada) Estruturação dos Serviços de Hematologia e Hemoterapia. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
6516 Aperfeiçoamento e Avaliação dos Serviços de Hemoterapia e Hematologia. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
4295 Atenção aos Pacientes Portadores de Doenças Hematológicas. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
2272 Gestão e Administração do Programa. SAS/ Departamento de Atenção Especializada
1H00 Implantação da Fábrica de Hemoderivados e Biotecnologia. HEMOBRAS/ Diretoria Técnica
1G99 Implantação do Laboratório para Produção de Hemoderivados, Hemocomponentes e Biotecnologia. HEMOBRAS/ Diretoria Administrativo Financeira
4641 Publicidade de Utilidade Pública. GM/ Assessoria de Comunicação Social

Programa: 1289 - Vigilância e Prevenção de Riscos Decorrentes da Produção e do Consumo de Bens e Serviços

Unidade Administrativa Responsável: Agência Nacional de Vigilância Sanitária ANVISA

Ação Unidade Administrativa Responsável
6174 Análise da Qualidade de Produtos e Insumos de Saúde. FIOCRUZ/ Instituto Nacional de Controle da Qualidade em Saúde
7694 Construção do Edifício-Sede da Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ANVISA/ Gerência-Geral de Gestão Administrativa e Financeira
12BH Construção do Laboratório Oficial para Análises e Pesquisas de Produtos Derivados de Tabaco. ANVISA/ Gerência de Produtos Derivados do Tabaco
20AB Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios para Execução de Ações de Vigilância Sanitária. ANVISA/ Núcleo de Assessoramento na Descentralização das Ações de Vigilância Sanitária
4641 Publicidade de Utilidade Pública. ANVISA/ Assessoria de Divulgação Institucional
8719 Vigilância Sanitária de Produtos, Serviços e Ambientes, Tecidos,Células e Órgãos Humanos. ANVISA/ Gerência-Geral de Tecnologia de Serviços de Saúde
6138 Vigilância Sanitária em Portos, Aeroportos, Fronteiras e Recintos
Alfandegados.
ANVISA/ Gerência-Geral de Porto,
Aeroportos, Fronteiras e Recintos Alfandegados
0181 Pagamento de aposentadorias e pensões - servidores civis ANVISA/ Gerência-Geral de Gestão
de Recursos Humanos
09HB Contribuição da União para a previdência dos servidores públicos públicos federais ANVISA/ Gerência-Geral de Gestão
de Recursos Humanos

Programa: 1444 - Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças e Agravos

Unidade Administrativa Responsável: Secretaria de Vigilância em Saúde - SVS

Ação Unidade Administrativa Responsável
20AC (Regionalizada) Incentivo Financeiro a Estados, Distrito Federal e Municípios para Ações de Prevenção e Qualificação da Atenção em HIV/Aids e Outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. SVS/ Gabinete SVS
20AL (Regionalizada) Incentivo Financeiro aos Estados, Distrito Federal e Municípios Certificados para a Vigilância em Saúde. SVS/ Gabinete SVS
6161 Aquisição, Acondicionamento e Distribuição de Insumos para Prevenção e Controle de Doenças. SVS/ Gabinete SVS
2272 Gestão e Administração do Programa. SVS/ Coordenação Geral de Planejamento e Orçamento
6031 Imunobiológicos para Prevenção e Controle de Doenças. SVS/ Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas
3994 Modernização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde - Vigisus. FUNASA/ Presidência da Funasa
3994a Modernização do Sistema Nacional de Vigilância em Saúde - Vigisus. SVS/ Gabinete SVS
6842 Produção de Informação em Estatísticas Vitais e Análise da Situação de Saúde. SVS/ Coordenação Geral de Informações e Análises Epidemiológicas
4365 Produção de Vacinas, Reagentes para Diagnóstico e Biofármacos. FIOCRUZ/ Vice-presidencia de Produção e Inovação em Saúde
4641 Publicidade de Utilidade Pública. GM/ Assessoria de Comunicação Social
8327 Serviço Laboratorial de Referência para o Controle de Doenças. FIOCRUZ/ Vice-presidencia de Pesquisa e Laboratorio de Referência
8701 Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública. SVS/ Coordenação Geral de Laboratórios de Saúde Pública
4382 Sistema Nacional de Vigilância Epidemiológica e Controle de Doenças. SVS/ Coordenação Geral de Doenças Tr a n s m i s s í v e i s
2689 Trabalho de Campo para Prevenção e Controle de Doenças. FUNASA/ Departamento de Administração
6235 Vigilância, Prevenção e Controle da Dengue. SVS/ Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Dengue
6185 Vigilância, Prevenção e Controle da Hanseníase. SVS/ Departamento de Vigilância Epidemiológica
6186 Vigilância, Prevenção e Controle da Malária. SVS/ Coordenação Geral do Programa Nacional de Controle da Malária
6184 Vigilância, Prevenção e Controle da Tuberculose. SVS/ Coordenação Geral de Doenças Endêmicas
8725 Vigilância, Prevenção e Controle das Doenças Imunopreveníveis. SVS/ Coordenação Geral do Programa de Imunizações
8543 Vigilância, Prevenção e Controle das Hepatites Virais. SVS/ Departamento de Vigilância Epidemiológica
6170 Vigilância, Prevenção e Controle de Doenças e Agravos Não Tr a n s m i s s í v e i s . SVS/ Coordenação Geral de Vigilância de Agravos e Doenças Não Tr a n s m i s s í v e i s
6160 Vigilância, Prevenção e Controle de Surtos, Epidemias, Calamidades Públicas e Emergências em Saúde. SVS/ Departamento de Vigilância Epidemiológica
8670 Vigilância, Prevenção e Controle em HIV/Aids e Outras Doenças Sexualmente Transmissíveis. SVS/ Gabinete SVS

ANEXO III

Ações sob responsabilidade do órgão: 36000 - Ministério da Saúde vinculadas a programas multisetoriais gerenciadas
por outros Ministérios

Programa: 0750 - Apoio Administrativo

Unidade Administrativa Responsável: Atividades Padronizadas

Ação Unidade Administrativa Responsável
2000 Administração da Unidade SE/ Subsecretaria de Assuntos Administrativos
2003 Ações de Informática SE/ Subsecretaria de Assuntos Administrativos
2010 Assistendoa pré-escolar SE/ Subsecretaria de Assuntos Administrativos
2011 Auxilio transporte SE/ Subsecretaria de Assuntos Administrativos
2012 Auxilio alimentação SE/ Subsecretaria de Assuntos Administrativos

Programa: 1336 - Brasil Quilombola

Órgão Responsável: Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial

Programa: 1138 - Drenagem Urbana e Controle de Erosão Marítima e Fluvial

Órgão Responsável: Ministério da Integração Nacional

Programa: 0681 - Gestão da Participação em Organismos Internacionais

Órgão Responsável: Ministério das Relações Exteriores - Secretaria-Geral das Relações Exteriores

Ação Unidade Administrativa Responsável
0221 Contribuição à Organização Mundial de Saúde - OMS. GM/ Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde
0218 Contribuição à Organização Pan-Americana de Saúde - Opas. GM/ Assessoria de Assuntos Internacionais de Saúde
0220 Contribuição à União Internacional contra o Câncer - UICC. SAS/ Instituto Nacional de Câncer
0219 Contribuição ao Centro Latino Americano e do Caribe de Informação em Ciências da Saúde - Bireme. SE/Subsecretaria de Assuntos Administrativos

Programa: 1036 - Integração de Bacias Hidrográficas

Órgão Responsável: Ministério da Integração Nacional

Ação Unidade Administrativa Responsável
10TA (PAC) Elaboração de Projetos de Saneamento nas Bacias Receptoras do São Francisco para Municípios com até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride). FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
10SV (PAC) Sistemas Públicos de Abastecimento de Água em Municípios das Bacias Receptoras do São Francisco com até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride). FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
10SK (PAC) Sistemas Públicos de Esgotamento Sanitário em Municípios das Bacias Receptoras do São Francisco com até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride). FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
10SL (PAC) Sistemas Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos em Municípios das Bacias Receptoras do Rio São Francisco com até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride). FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública

Programa: 0807 - Investimento das Empresas Estatais em Infra-Estrutura de Apoio

Órgão Responsável: Atividades Padronizadas

Ação Unidade Administrativa Responsável
3286 Instalação de Bens Imóveis. HEMOBRÁS/ Diretoria Administrativo Financeira
4103 Manutenção e Adequação de Ativos de Informática, Informação e Teleprocessamento. HEMOBRÁS/ Diretoria Administrativo Financeira
4102 Manutenção e Adequação de Bens Móveis, Veículos, Máquinas e Equipamentos. HEMOBRÁS/ Diretoria Administrativo Financeira

Programa: 0150 - Proteção e Promoção dos Povos Indígenas

Unidade Administrativa Responsável: Ministério da Justiça

Ação Unidade Administrativa Responsável
3869 Estruturação de Unidades de Saúde para Atendimento à População Indígena. FUNASA/ Departamento de Saúde Indígena
2272 Gestão e Administração do Programa. FUNASA/ Departamento de Saúde Indígena
8743 Promoção, Vigilância, Proteção e Recuperação da Saúde Indígena. FUNASA/ Departamento de Saúde Indígena
6140 Vigilância e Segurança Alimentar e Nutricional dos Povos Indígenas. FUNASA/ Departamento de Saúde Indígena

Programa: 8007 - Resíduos Sólidos Urbanos

Órgão Responsável: Ministério do Meio Ambiente

Ação Unidade Administrativa Responsável
10GG (PAC) (Regionalizada) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Manejo de Resíduos Sólidos em Municípios de até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride). FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
20AM (PAC) Implementação de Projetos de Coleta e Reciclagem de Materiais. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública

Programa: 0122 - Serviços Urbanos de Água e Esgoto

Órgão Responsável: Ministério das Cidades

Ação Unidade Administrativa Responsável
7652 (PAC) (Regionalizada) Implantação de Melhorias Sanitárias Domiciliares para Prevenção e Controle de Agravos. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
10GD (PAC) (Regionalizada) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Abastecimento de Água em Municípios de até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride). FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
10GE (PAC) (Regionalizada) Implantação e Melhoria de Sistemas Públicos de Esgotamento Sanitário em Municípios de até 50.000 Habitantes, Exclusive de Regiões Metropolitanas ou Regiões Integradas de Desenvolvimento Econômico (Ride). FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
20AF (PAC) Apoio ao Controle de Qualidade da Água para Consumo Humano. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
20AG Apoio à Gestão dos Sistemas de Saneamento Básico em Municípios de até 50.000 Habitantes. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública
6908 Fomento à Educação em Saúde Voltada para o Saneamento Ambiental. FUNASA/ Assessoria de Comunicação e Educação em Saúde
2272 Gestão e Administração do Programa. FUNASA/ Departamento de Engenharia de Saúde Pública

Programa: 0909 - Operações Especiais: Outros Encargos Especiais

Órgão Responsável: Atividades Padronizadas

Saúde Legis - Sistema de Legislação da Saúde