CRITÉRIOS PARA PROJETOS DE SUBTIPOS DE ESTABELECIMENTOS DE SAÚDE INDÍGENA

1.1 Unidade Básica de Saúde Indígena

Atividades desenvolvidas:

1. Recepção ao usuário;

2. Acolhimento multiprofissional;

3. Ações de educação em saúde e de educação ambiental;

4. Realização de procedimentos médicos e de enfermagem;

5. Atendimento de urgências básicas;

6. Ações coletivas de saúde bucal;

7. Atendimento odontológico individual;

8. Acompanhamento dos tratamentos de longa duração;

9. Atenção aos agravos à saúde;

10. Ações do Programa Nacional de Imunizações;

11. Ações de Vigilância Alimentar e Nutricional;

12. Ações de Atenção Psicossocial;

13. Ações do Programa AIDS e DST;

14. Ações de prevenção e controle das hepatites virais;

15. Ações do Programa Nacional de controle da Tuberculose;

16. Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis;

17. Ações do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher;

18. Ações do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança;

19. Ações de hanseníase e doenças em eliminação;

20. Ações de controle de endemias;

21. Práticas de cuidados indígenas;

22. Outras ações de atenção básica preconizadas pelo Ministério da Saúde;

23. Coleta de material para exame;

24. Preparo e leitura de lâminas;

25. Armazenagem e dispensação de medicamentos;

26. Desinfecção e esterilização de materiais;

27. Ações de saneamento;

28. Execução do censo sanitário em sua área de abrangência;

29. Guarda de ferramentas e de material de manutenção do sistema de abastecimento de água;

30. Armazenamento temporário dos resíduos gerados no estabelecimento;

31. Armazenamento, conservação e aplicação de imunobiológicos;

32. Comunicação entre comunidades e estabelecimentos de saúde;

33. Registros de ações em saúde e manutenção de arquivo de prontuários;

34. Alimentação dos sistemas de informação;

35. Comunicação com a rede de referência de média e alta complexidade;

36. Ações de vigilância em saúde;

37. Ações administrativas e de organização dos serviços;

38. Realização de reuniões;

39. Ações de educação permanente em saúde.

Nota: Outras atividades não listadas acima podem ser previstas de acordo com a necessidade da região.

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE INDÍGENA TIPO I

ATIVIDADES

AMBIENTE

ÁREA MÍNIMA

MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS

OBSERVAÇÕES

ATENDIMENTO EM SAÚDE

4, 5, 9, 22

Sala de procedimentos

9,00m²

Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para instrumental,

Prever bancada com pia e lavatório

armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos (caixa básica), refletor parabólico de luz fria.

Apoio Administrativo

2, 11, 22, 28, 36, 37, 38, 39

Sala de apoio ao AIS

7,50m²

Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local e mesa para exames.

Prever instalação de um lavatório.

27, 28, 36, 37, 38, 39.

Sala de apoio ao AISAN

7,50m²

Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.

Prever acesso externo para uso exclusivo do agente indígena de saneamento.

29.

Depósito do AISAN

4,00m

Armários em quantidade de acordo com a demanda local.

Prever acesso externo para uso exclusivo do agente indígena de saneamento.

32

Sala de comunicação

4,00m

Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.

Prever dois acessos, um pelo interior e outro pelo exterior da edificação.

3, 6, 21, 22, 38, 39.

Varanda coberta

12,00m²-Dimensão mínima de 2,50m.

Escovódromo e mobiliário para a espera de usuários

 

 

Sanitário para público adaptado para deficientes físicos

2,55m²

 

 

 

Depósito para material de limpeza

2,00m²

 

Prever a instalação de um tanque

APOIO TÉCNICO

21

Sala para práticas de cuidados indígenas

7,50m²

 

Prever instalação de um lavatório. Este ambiente poderá ser suprimido caso não esteja de acordo com as necessidades e características culturais da localidade.

26

Central de Material Esterilizado Simplificado. Composto por:

Sala de lavagem e descontaminação com 4,80m² Sala de esterilização e estocagem com 4,80m²

Mobiliário: Autoclave e armários em quantidade de acordo com a demanda local.

A sala de lavagem e a sala de esterilização devem ser interligadas através de um guichê.

- Sala de lavagem e

Bancadas: Sala de lavagem e descontaminação: bancada com pia de lavagem e outra pia para despejo com tubulação de no mínimo

descontaminação

75 mm. Sala de esterilização e estocagem de material: bancada com cuba de no mínimo 30 cm de profundidade. Os materiais utilizados devem ser não porosos, anticorrosivos e antiaderentes.

- Sala de esterilização e estocagem

30.

Abrigo para resíduos sólidos

 

 

Cada local deve elaborar o seu Plano e Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde em conformidade com a RDC 306/2004 da ANVISA. Deverá ser previsto abrigo externo para os contenedores, com dimensões adequadas, ventilação natural e acesso restrito.

Notas:

I. Os ambientes descritos acima representam a programação mínima para os projetos arquitetônicos.

II. Havendo necessidade de acréscimo de ambientes, o DSEI deverá justificar tal modificação.

III. Caso necessário, prever uma área externa para embarque e desembarque de veículos de remoção.

IV. As unidades de saúde em aldeias com acesso fluvial deverão ser equipadas com portos de embarque e desembarque

V. Em caso de necessidade de pernoite por parte das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, devem ser previstos alojamentos com número de leitos suficientes para abrigar toda a equipe e outros profissionais da saúde em trânsito, devendo conter, no mínimo, banheiros masculinos e femininos, copa/cozinha, depósito para material de limpeza e área de serviço.

VI. Em caso de necessidade deverão ser previstos: depósito de combustível, sala de apoio logístico, sala para equipamento de geração de energia elétrica alternativa e alojamentos para usuários e acompanhantes. Estes ambientes deverão, preferencialmente, localizar-se separadamente da unidade de saúde.

VII. As edificações deverão seguir as normas técnicas vigentes.

VIII. As salas de atendimento em saúde devem estar localizadas em áreas que possam proporcionar o melhor conforto térmico possível.

IX. A Sala para práticas de cuidados indígenas poderá ser suprimida caso não esteja de acordo com as necessidades e características culturais da localidade

 

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE INDÍGENA TIPO II
ATIVIDADES AMBIENTE ÁREA MÍNIMA MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS OBSERVAÇÕES
ATENDIMENTO EM SAÚDE
2, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ,15, 16, 17, 18, 19, 21, 22. Quarto individual de curta duração com banheiro adaptado para deficientes físicos Quarto: 10m². Banheiro adaptado para deficientes físicos com 2,55m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, refrigerador para guarda de vacinas. Prever a instalação de um lavatório.
2, 7. Consultório odontológico 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balde porta detritos com pedal, conjunto odontológico, aparelho de raios-X odontológico, cadeira. Prever instalação de um lavatório e uma bancada com pia. Instalar pontos de água, esgoto e elétrica de acordo com os equipamentos. O compressor deve ser localizado externamente, dentro de um abrigo.
4, 5, 9, 21. Sala de procedimentos 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para Prever bancada com pia e lavatório.
instrumental, armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria.
APOIO ADMINISTRATIVO
1 Área de recepção e registro de pacientes 5,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
2, 11, 28, 36, 37, 38, Sala de apoio ao AIS 7,50m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local e mesa para exames. Prever a instalação de um lavatório.
27, 28, 36, 37, 38, 39 Sala de apoio ao AISAN 7,50m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever acesso externo para uso exclusivo do agente indígena de saneamento.
29. Depósito do AISAN 4,00m² Armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever acesso externo para uso exclusivo do agente indígena de saneamento.
32. Sala de comunicação 4,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever dois acessos, um pelo interior e outro pelo exterior da edificação.
1, 3, 6, 38, 39. Varanda coberta 12,00m² - Dimensão mínima de 2,50m. Escovódromo e mobiliário para a espera de usuários.  
  Copa 4,00m² Sem recomendações específicas  
  Sanitário masculino para público adaptado para deficientes físicos 2,55m²    
  Sanitário feminino para público adaptado para deficientes físicos 2,55m²    
  Depósito para material de limpeza 2,00m²   Prever a instalação de um tanque
APOIO TÉCNICO
21 Sala para práticas de cuidados indígenas 7,50m² Prever mobiliário de acordo com as características culturais da localidade. Prever a instalação de um lavatório. Este ambiente poderá ser suprimido caso não esteja de acordo com as necessidades e características culturais da localidade.
26. Central de Material Esterilizado Simplificado. Composto por:
- Sala de lavagem e
descontaminação
-Sala de esterelização e estocagem

Sala de lavagem e descontaminação com 4,80m²

Sala de esterilização e estocagem com 4,80m²

Mobiliário: Autoclave e armários em quantidade de acordo com a demanda local. A sala de lavagem e a sala de esterilização devem ser interligadas através de um guichê.
Bancadas: Sala de lavagem e descontaminação: bancada com pia de lavagem e outra pia para despejo com tubulação de no mínimo 75 mm. Sala de esterilização e estocagem de material: bancada com cuba de no mínimo
30 cm de profundidade. Os materiais utilizados devem ser não porosos, anticorrosivos e antiaderentes.
30. Abrigo para resíduos sólidos     Cada local deve elaborar o seu Plano e Gerenciamento de Resíduos de Serviços DE Saúde em conformidade com a RDC 306/2004 da ANVISA. Deverá ser previsto abrigo externo para os contenedores, com dimensões adequadas, ventilação natural e acesso restrito.

Notas:
I. Os ambientes descritos acima representam a programação mínima para os projetos arquitetônicos.
II. Havendo necessidade de acréscimo de ambientes, o DSEI deverá justificar tal modificação.
III. Caso seja necessário, poderá ser incluído no projeto uma Sala de Endemias, com área mínima de 6,00m², com lavatório e bancada com cuba. Esta sala deverá ser destinada para o preparo e leitura de lâminas (atividades 20 e 24).
IV. Prever uma área externa para embarque e desembarque de veículos de remoção.
V. As unidades de saúde em aldeias com acesso fluvial deverão ser equipadas com portos de embarque e desembarque
VI. Em caso de necessidade de pernoite por parte das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, devem ser previstos alojamentos masculino e feminino com número de leitos suficientes para abrigar toda a equipe e outros profissionais da saúde em trânsito, devendo conter, no mínimo, banheiros masculinos e femininos, copa/cozinha, depósito para material de limpeza e área de serviço.
VII. Em caso de necessidade deverão ser previstos: depósito de combustível, sala de apoio logístico, sala para equipamento de geração de energia elétrica alternativa e alojamentos para usuários e acompanhantes. Estes ambientes deverão, preferencialmente, localizar-se separadamente da unidade de saúde.
VIII. As edificações deverão seguir as normas técnicas vigentes.
IX. As salas de atendimento em saúde devem estar localizadas em áreas que possam proporcionar o melhor conforto térmico possível.
X. As salas de apoio técnico devem possuir um acesso restrito, evitando um fluxo de pacientes nas áreas próximas. Por se tratar de um ambiente onde são depositados materiais com possíveis agentes infecciosos, sua utilização deve ser exclusiva por parte dos funcionários da unidade.
XI. A Sala para práticas de cuidados indígenas poderá ser suprimida caso não esteja de acordo com as necessidades e características culturais da localidade

UNIDADE BÁSICA DE SAÚDE INDÍGENA TIPO III
ATIVIDADES AMBIENTE ÁREA MÍNIMA MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS OBSERVAÇÕES
ATENDIMENTO EM SAÚDE
2, 4, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ,15, 16, 17, 18, 19, 21, 22. Consultório indiferenciado 7,50m², com dimensão mínima de 2,20m Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para Prever a instalação de um lavatório.
instrumental, armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria.
2, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ,15, 16, 17, 18, 19, 21, 22. Quarto individual de curta duração com banheiro adaptado para deficientes físicos. Quarto: 10m². Banheiro adaptado para deficientes físicos com 2,55m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, armário vitrine com portas, Prever a instalação de um lavatório
balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, refrigerador para guarda de vacinas.
2, 7. Consultório odontológico 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balde porta detritos com pedal, conjunto odontológico, aparelho de raios-X odontológico, cadeira. Prever instalação de um lavatório e uma bancada com pia. Instalar pontos de água, esgoto e elétrica de acordo com os equipamentos. O compressor deve ser localizado externamente, dentro de um abrigo.
4, 5, 9, 21. Sala de curativos/suturas 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para Prever bancada com pia e lavatório.
instrumental, armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria.
4, 23. Sala de procedimentos 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para instrumental, armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, Prever bancada com pia e lavatório.
balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria.
10, 31 Sala de imunização 7,50m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, cadeira para vacinação, refrigerador para guarda de vacinas. Prever instalação de um lavatório e uma bancada com pia. Prever local para refrigerador e freezer
APOIO ADMINISTRATIVO
33, 34, 35, 37. Sala de apoio administrativo 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
1. Área de recepção e registro de pacientes 5,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
2, 11, 28, 36, 37. Sala de apoio ao AIS 7,50m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
27, 28, 36, 37 Sala de apoio ao AISAN 7,50m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever acesso externo para uso exclusivo do agente indígena de saneamento.
29. Depósito do AISAN 4,00m² Armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever acesso externo para uso exclusivo do agente indígena de saneamento.
3, 6, 21, 38, 39. Sala de atividades coletivas 12,00m² Sem recomendações específicas.  
25. Sala de armazenagem e distribuição de medicamentos 9,00m² Armários não apoiados nas paredes e em quantidade de acordo com a demanda local. A ventilação deve ser feita através de janelas com tela e/ou refrigeração. As prateleiras não devem estar encostadas nas paredes.
  Almoxarifado Dimensionar conforme necessidade local Sem recomendações específicas.  
32. Sala de comunicação 4,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever dois acessos, um pelo interior e outro pelo exterior da edificação.
1, 3, 6, 38, 39. Varanda coberta 12,00m²-  Dimensão mínima de 2,50m Escovódromo e mobiliário para a espera de usuários.  
  Área para guarda de macas e cadeira de rodas 4,00m² - Dimensão mínima de 2,0m Sem recomendações específicas Prever um vão livre de 1,20m para acesso.
  Sanitário masculino adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas  
  Sanitário feminino adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas  
  Sanitário masculino para funcionários adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas  
  Sanitário feminino para funcionários adaptado para deficientes físicos 2,55m Sem recomendações específicas  
  Depósito para material de limpeza 2,00m² Sem recomendações específicas  
  Copa 4,00m² Sem recomendações específicas  
APOIO TÉCNICO
21 Sala para práticas de cuidados indígenas 7,50m² Prever mobiliário de acordo com as características culturais da localidade. Prever instalação de um lavatório. Este ambiente poderá ser suprimido caso não esteja de acordo com as necessidades e características culturais dos indígenas.
26 Central de Material Esterilizado Simplificado.

Sala de lavagem e descontaminação com 4,80m²

Sala de esterilização e estocagem com 4,80m²

Mobiliário: Autoclave e armários em quantidade de acordo com a demanda local. A sala de lavagem e a sala de esterilização devem ser interligadas através de um guichê.
Composto por:
- Sala de lavagem e descontaminação
Bancadas: Sala de lavagem e descontaminação: bancada com pia de lavagem e outra pia para despejo com tubulação de no mínimo 75 mm. Sala de esterilização e estocagem de material: bancada com cuba de no mínimo
- Sala de esterilização e estocagem 30 cm de profundidade. Os materiais utilizados devem ser não porosos, anticorrosivos e antiaderentes.
30. Abrigo para resíduos sólidos     Cada local deve elaborar o seu Plano e Gerenciamento de Resíduos de Serviços DE Saúde em conformidade com a RDC 306/2004 da ANVISA. Deverá ser previsto abrigo externo para os contenedores, com dimensões adequadas, ventilação natural e acesso restrito.

Notas:
I. Os ambientes descritos acima representam a programação mínima para os projetos arquitetônicos.

II. Havendo necessidade de acréscimo de ambientes, o DSEI deverá justificar tal modificação.
III. Caso seja necessário, poderá ser incluído no projeto uma Sala de Endemias, com área mínima de 6,00m², com lavatório e bancada com cuba. Esta sala deverá ser destinada para o preparo e leitura de lâminas (atividade 20 e 24).
IV. Prever uma área externa para embarque e desembarque de veículos de remoção.
V. As unidades de saúde em aldeias com acesso fluvial deverão ser equipadas com portos de embarque e desembarque.
VI. Em caso de necessidade de pernoite por parte das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, devem ser previstos alojamentos masculino e feminino com número de leitos suficientes para abrigar toda a equipe e outros profissionais da saúde em trânsito, devendo conter, no mínimo, banheiros masculinos e femininos, copa/cozinha, depósito para material de limpeza e área de serviço.
VII. Em caso de necessidade deverão ser previstos: depósito de combustível, sala de apoio logístico, sala para equipamento de geração de energia elétrica alternativa e alojamentos para usuários e acompanhantes. Estes ambientes deverão, preferencialmente, localizar-se separadamente da unidade de saúde.
VIII. As edificações deverão seguir as normas técnicas vigentes.
IX. As salas de atendimento em saúde devem estar localizadas em áreas que possam proporcionar o melhor conforto térmico possível.
X. As salas de apoio técnico devem possuir um acesso restrito, evitando um fluxo de pacientes nas áreas próximas. Por se tratar de um ambiente onde são depositados materiais com possíveis agentes infecciosos, sua utilização deve ser exclusiva por parte dos funcionários da unidade.
XI. A Sala para práticas de cuidados indígenas poderá ser suprimida caso não esteja de acordo com as necessidades e características culturais da localidade.

1.2 Sede de Polo Base
Atividades desenvolvidas:
1.    Recepção ao usuário; 
2.    Acolhimento multiprofissional; 
3.    Ações de educação em saúde e de educação ambiental; 
4.    Realização de procedimentos médicos e de enfermagem; 
5.    Atendimento de urgências básicas; 
6.    Ações coletivas de saúde bucal; 
7.    Atendimento odontológico individual; 
8.    Acompanhamento dos tratamentos de longa duração; 
9.    Atenção aos agravos à saúde; 
10.    Ações do Programa Nacional de Imunizações; 
11.    Ações de Vigilância Alimentar e Nutricional; 
12.    Ações de Atenção Psicossocial; 
13.    Ações do Programa AIDS e DST; 
14.    Ações de prevenção e controle das hepatites virais; 
15.    Ações do Programa Nacional de controle da Tuberculose; 
16.    Ações Estratégicas para o Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis; 
17.    Ações do Programa de Assistência Integral à Saúde da Mulher; 
18.    Ações do Programa de Assistência Integral à Saúde da Criança; 
19.    Ações de hanseníase e doenças em eliminação; 
20.    Ações de controle de endemias; 
21.    Práticas de cuidados indígenas; 
22.    Outras ações de atenção básica preconizadas pelo Ministério da Saúde; 
23.    Coleta de material para exame; 
24.    Preparo e leitura de lâminas; 
25.    Armazenagem e dispensação de medicamentos; 
26.    Desinfecção e esterilização de materiais; 
27.    Ações de saneamento; 
28.    Execução do censo sanitário em sua área de abrangência; 
29.    Guarda de ferramentas e de material de manutenção do sistema de abastecimento de água; 
30.    Armazenamento temporário dos resíduos gerados no estabelecimento; 
31.    Armazenamento, conservação e aplicação de imunobiológicos; 
32.    Comunicação entre comunidades e estabelecimentos de saúde; 
33.    Registros de ações em saúde e manutenção de arquivo de prontuários; 
34.    Alimentação dos sistemas de informação; 
35.    Comunicação com a rede de referência de média e alta complexidade; 
36.    Ações de vigilância em saúde; 
37.    Ações administrativas e de organização dos serviços; 
38.    Análise e sistematização de dados; 
39.    Armazenamento e controle dos materiais de consumo necessários às ações do polo base e demais estabelecimentos da rede. 
40.    Realização de reuniões. 
41.    Ações de educação permanente. 
42.    Manter o paciente em repouso pós-aplicação. 
Nota: Outras atividades não listadas acima podem ser previstas de acordo com a necessidade da região.
 

SEDE DE POLO BASE TIPO I - ADMINISTRATIVO E ASSISTENCIAL
ATIVIDADES AMBIENTE ÁREA MÍNIMA MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS OBSERVAÇÕES
ATENDIMENTO EM SAÚDE
2, 4, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ,15, 16, 17, 18, 19, 21, 22. Consultório indiferenciado 7,50m², com dimensão mínima de 2,20m Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para instrumental, Prever a instalação de um lavatório.
armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria
2, 4, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ,15, 16, 17, 18, 19, 21, 22. Consultório indiferenciado 7,50m², com dimensão mínima de 2,20m Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para instrumental, Prever a instalação de um lavatório.
armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria.
2, 4, 8, 9, 10, 11, 12, 13, 14 ,15, 16, 17, 18, 19, 21, 22. Quarto individual de curta duração com banheiro adaptado para deficientes físicos Quarto: 10m². Banheiro adaptado para deficientes físicos com 2,55m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, armário vitrine com portas, Prever a instalação de um lavatório.
balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, refrigerador para guarda de vacinas.
2, 7. Consultório odontológico 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balde porta detritos com pedal, conjunto odontológico, aparelho de raios-X odontológico, cadeira. Prever instalação de um lavatório e uma bancada com pia. Instalar pontos de água, esgoto e elétrica de acordo com os equipamentos. O compressor deve ser localizado externamente, dentro de um abrigo.
4, 23. Sala de procedimentos 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para instrumental, Prever bancada com pia e lavatório.
armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria.
10, 31 Sala de imunização 7,50m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, cadeira para vacinação, refrigerador para guarda de vacinas. Prever instalação de um lavatório e uma bancada com pia. Prever local para refrigerador e freezer
42 Sala de observação 8,50m² por leito Cama hospitalar fawler com colchão, maca de transporte, suporte de hamper, suporte de soro de chão, balde porta detritos. Prever instalação de lavatório.
APOIO ADMINISTRATIVO
20, 36, 37, 38. Sala de administração e gerência 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
33, 37, 38. Sala de apoio administrativo 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
35. Sala para referência 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
34, 38. Sala para técnico SIASI 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
20, 36, 37, 38. Sala de técnicos em saneamento 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
1. Área de recepção e registro de pacientes 5,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
2, 11, 28, 36, 37 Sala de apoio ao AIS 7,50m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever este ambiente somente quando localizado em terras indígenas.
20, 27, 28, 36, 37. Sala de apoio ao AISAN 7,50m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever este ambiente somente quando localizado em terras indígenas.
Prever acesso externo para uso exclusivo do agente indígena de saneamento.
29. Depósito do AISAN 4,00m² Armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever este ambiente somente quando localizado em terras indígenas.
Prever acesso externo para uso exclusivo do agente indígena de saneamento.
3, 6, 21. Sala de atividades coletivas 12,00m² Sem recomendações específicas  
25, 39. Sala de armazenagem e distribuição de medicamentos 9,00m² Armários não apoiados nas paredes e em quantidade de acordo com a demanda local. A ventilação deve ser feita através de janelas com tela e/ou refrigeração. As prateleiras não devem estar encostadas nas paredes.
39. Almoxarifado Dimensionar conforme necessidade local Sem recomendações específicas  
32. Sala de comunicação 4,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever dois acessos, um pelo interior e outro pelo exterior da edificação.
  Sala de motoristas 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
2 Sala para Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 22,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
1, 3, 6. Varanda coberta 12,00m² - Dimensão mínima de 2,50m. Escovódromo e mobiliário para a espera de usuários.  
  Área para guarda de macas e cadeira de rodas 4,00m² - Dimensão mínima de 2,0m Sem recomendações específicas Prever um vão livre de 1,20m para acesso
  Sanitário masculino adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas  
  Sanitário feminino adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas  
  Sanitário masculino adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas  
  Sanitário feminino adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas  
  Depósito para material de limpeza 2,00m² Sem recomendações específicas Prever a instalação de um tanque
  Copa 4,00m² Sem recomendações específicas  
APOIO TÉCNICO
26. Central de Material Esterilizado Simplificado. Composto por:
- Sala de lavagem e descontaminação
Sala de lavagem e descontaminação com 4,80m² Mobiliário: Autoclave e armários em quantidade de acordo com a demanda local. A sala de lavagem e a sala de esterilização devem ser interligadas através de um guichê.
- Sala de esterilização e estocagem Sala de esterilização e estocagem com 4,80m² Bancadas: Sala de lavagem e descontaminação: bancada com pia de lavagem e outra pia para despejo com tubulação de no mínimo 75 mm. Sala de esterilização e estocagem de material: bancada com cuba de no mínimo
30 cm de profundidade. Os materiais utilizados devem ser não porosos, anticorrosivos e antiaderentes.
30. Abrigo para resíduos sólidos     Cada local deve elaborar o seu Plano e Gerenciamento de Resíduos de Serviços DE Saúde em conformidade com a RDC 306/2004 da ANVISA. Deverá ser previsto abrigo externo para os contenedores, com dimensões adequadas, ventilação natural e acesso restrito.

Notas:
I. Os ambientes descritos acima representam a programação mínima para os projetos arquitetônicos.
II. Havendo necessidade de diminuição ou acréscimo de ambientes, o DSEI deverá justificar tal modificação.
III. Caso seja necessário, poderá ser incluído no projeto uma Sala de Endemias, com área mínima de 6,00m², com lavatório e bancada com cuba. Esta sala deverá ser destinada para preparo e leitura de lâminas (atividades 20 e 24).
IV. Prever uma área externa para embarque e desembarque de veículos de remoção.
V. As unidades de saúde em aldeias com acesso fluvial deverão ser equipadas com portos de embarque e desembarque
VI. Em caso de necessidade de pernoite por parte das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, devem ser previstos alojamentos com número de leitos suficientes para abrigar toda a equipe e outros profissionais da saúde em trânsito, devendo conter, no mínimo, banheiros masculinos e femininos, copa/cozinha, depósito para ma terial de limpeza e área de serviço.
VII. Em caso de necessidade deverão ser previstos: depósito de combustível, sala de apoio logístico, sala para equipamento de geração de energia elétrica alternativa e alojamentos para usuários e acompanhantes. Estes ambientes deverão, preferencialmente, localizar-se separadamente da unidade de saúde.
VIII. As edificações deverão seguir as normas técnicas vigentes.
IX. As salas de atendimento em saúde devem estar localizadas em áreas que possam proporcionar o melhor conforto térmico possível.
X. As salas de apoio técnico devem possuir um acesso restrito, evitando um fluxo de pacientes nas áreas próximas. Por se tratar de um ambiente onde são depositados materiais com possíveis agentes infecciosos, sua utilização deve ser exclusiva por parte dos funcionários da unidade.

 

SEDE DE POLO BASE TIPO II - ADMINISTRATIVO
ATIVIDADES AMBIENTE ÁREA MÍNIMA MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTO OBSERVAÇÕES
APOIO ADMINISTRATIVO
20, 36, 37, 38. Sala de administração e gerência 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
33, 37, 38. Sala de apoio administrativo 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
35. Sala para referência 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
34, 38. Sala para técnico SIASI 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
20, 36, 37, 38. Sala de técnicos em saneamento 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
2 Sala para Equipe Multidisciplinar de Saúde Indígena 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 22,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
40, 41. Sala de atividades coletivas 12,00m² Sem recomendações específicas.  
25, 39. Sala de armazenagem e distribuição de medicamentos 9,00m² Armários não apoiados nas paredes e em quantidade de acordo com a demanda local. A ventilação deve ser feita através de janelas com tela e/ou refrigeração. As prateleiras não devem estar encostadas nas paredes.
39. Almoxarifado Dimensionar conforme necessidade local. Sem recomendações específicas.  
32, 35. Sala de comunicação 4,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever dois acessos, um pelo interior e outro pelo exterior da edificação.
  Sala de motoristas 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
29, 39. Depósito para material de saneamento 21,00m² Sem recomendações específicas. Dimensões mínimas de 3,00 x 7,00. Com acesso pela menor dimensão.
  Sanitário masculino para público adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Sanitário feminino para público adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Sanitário masculino para funcionários adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Sanitário feminino para funcionários adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Depósito para material de limpeza 2,00m² Sem recomendações específicas.  
  Copa 4,00m² Sem recomendações específicas.  
30. Abrigo para resíduos sólidos     Cada local deve elaborar o seu Plano e Gerenciamento de Resíduos de Serviços de Saúde em conformidade com a RDC 306/2004 da ANVISA. Deverá ser previsto abrigo externo para os contenedores, com dimensões adequadas, ventilação natural e acesso restrito.

Notas:
I. Os ambientes descritos acima representam a programação mínima para os projetos arquitetônicos.
II. Havendo necessidade de diminuição ou acréscimo de ambientes, o DSEI deverá justificar tal modificação.
III. As unidades de saúde em aldeias com acesso fluvial deverão ser equipadas com portos de embarque e desembarque.
IV. Em caso de necessidade de pernoite por parte das Equipes Multidisciplinares de Saúde Indígena, devem ser previstos alojamentos com número de leitos suficientes para abrigar toda a equipe e outros profissionais da saúde em trânsito, devendo conter, no mínimo, banheiros masculinos e femininos, copa/cozinha, depósito para material de limpeza e área de serviço.
V. Em caso de necessidade deverão ser previstos: depósito de combustível, sala de apoio logístico, sala para equipamento de geração de energia elétrica alternativa e alojamentos para usuários e acompanhantes. Estes ambientes deverão, preferencialmente, localizar-se separadamente da unidade de saúde.
VI. As edificações deverão seguir as normas técnicas vigentes.

1.3 Casa de Saúde Indígena (CASAI) Atividades desenvolvidas:
1. Recepção aos pacientes encaminhados e aos seus acompanhantes;
2. Acolhimento multiprofissional;
3. Alojamento dos pacientes;
4. Alimentação de pacientes e seus acompanhantes;
5. Alimentação de trabalhadores;
6. Assistência de enfermagem 24 horas;
7. Ações de assistência social;
8. Ações de atenção psicossocial;
9. Ações de vigilância alimentar e nutricional;
10.    Ações de incentivo ao lazer e à produção artesanal para pacientes e acompanhantes; 
11.    Ações coletivas de saúde bucal; 
12.    Ações de educação em saúde e educação ambiental; 
13.    Coleta de material para exames complementares de diagnóstico; 
14.    Desenvolvimento de práticas indígenas de cuidado; 
15.    Comunicação com a rede de referência de média e alta complexidade; 
16.    Comunicação entre comunidades e estabelecimentos de saúde; 
17.    Marcação e acompanhamento dos pacientes para consultas, exames e internações; 
18.    Armazenamento e dispensação de medicamentos; 
19.    Armazenamento e controle de material de consumo; 
20.    Planejamento, monitoramento, avaliação e registro das ações administrativas e de saúde; 
21.    Arquivo de prontuários de pacientes; 
22.    Alimentação dos sistemas de informação; 
23.    Ações de vigilância em saúde; 
24.    Realização de reuniões; 
25.    Ações de educação permanente; 
26.    Repouso dos profissionais plantonistas; 
27.    Repouso de pacientes e acompanhantes; 
28.    Lavagem de roupas de seus acompanhantes; 
29.    Lavagem de roupa de cama e outros tecidos de uso da CASAI; 
30.    Desinfecção e esterilização de materiais; 
31.    Ações de manutenção e limpeza do estabelecimento de saúde; 
32.    Alojamento para acompanhantes; 
33.    Transporte de usuários referenciados; 
34.    Embarque e desembarque de pacientes; 
35.    Oferta de serviço de segurança e de bombeiro civil; 
36.    Armazenamento temporário dos resíduos gerados no estabelecimento. 
 

CASA DE SAÚDE INDÍGENA - CASAI
ATIVIDADES AMBIENTE ÁREA MÍNIMA MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS OBSERVAÇÕES
ATENDIMENTO EM SAÚDE
3, 6, 14, 32. Enfermaria - adulto masculino com banheiro adaptado para deficientes físicos - Quarto de 1 leito: 10,00m²
- Quarto de 2 leitos: 14,00m²
- Enfermaria de 3 a 6 leitos: 6,00m² por leito.
Cama hospitalar fawler com colchão, maca para transporte, mesa de cabeceira, suporte de soro de chão, armário, balde porta detritos com pedal. Número máximo de leitos por enfermaria: 6. Distância entre leitos paralelos = 1m Distância entre leito e paredes: cabeceira = inexistente; pé do leito = 1,2m; lateral = 0,5m
- Banheiro adaptado para deficientes físicos 4,80m². As modificações para atender às características de cada etnia devem ser consideradas e justificadas pelo DSEI.
3, 6, 14, 32. Enfermaria - adulto feminina com banheiro adaptado para deficientes físicos - Quarto de 1 leito: 10,00m²
- Quarto de 2 leitos: 14,00m²
- Enfermaria de 3 a 6 leitos: 6,00m² por leito.
- Banheiro adaptado para deficientes físicos: 4,80m².
Cama hospitalar fawler com colchão, maca para transporte, mesa de cabeceira, suporte de soro de chão, armário, balde porta detritos com pedal. Número máximo de leitos por enfermaria: 6. Distância entre leitos paralelos = 1m Distância entre leito e paredes: cabeceira = inexistente; pé do leito = 1,2m; lateral = 0,5m
As modificações para atender às características de cada etnia devem ser consideradas e justificadas pelo DSEI.          
2, 3, 6, 7, 8, 9, 14. Quarto individual de curta duração com banheiro adaptado para deficientes físicos 10m² para quarto com 1 leito. Banheiro adaptado para deficientes físicos com 2,55m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, refrigerador para guarda de vacinas. Prever a instalação de um lavatório.
3, 6, 14. Quarto de isolamento com banheiro adaptado para deficientes físicos e antecâmara - Quarto de isolamento: 10,00m². Banheiro adaptado para deficientes físicos: 4,80m². Antecâmara: 1,80m² Antecâmara: armário para paramentação dos profissionais, e pia. Quarto de isolamento: cama hospitalar fawler com colchão, suporte de hamper, suporte de soro de chão, mesa para refeição, armário, balde porta detritos com pedal, régua de gases. Prever na antecâmara: lavatório, mobiliário para guarda de equipamentos de proteção individual (EPI) e visores na porta de acesso a antecâmara e ao quarto de isolamento.
6, 14. Sala de curativos/suturas 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para instrumental, armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria. Prever bancada com pia e lavatório.
6, 14, 13. Sala de procedimentos 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acoro com a demanda local, balança, mesa para exames, mesa auxiliar para instrumental, armário vitrine com portas, balde porta detritos com pedal, Prever bancada com pia e lavatório.
balança, negatoscópio, instrumentais cirúrgicos - caixa básica, refletor parabólico de luz fria.
6. Posto de enfermagem 6,00m² Mesa de trabalho, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever um posto para cada 30 leitos de enfermaria.
APOIO ADMINISTRATIVO
20, 23. Coordenação 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
20, 22, 23. Sala de apoio administrativo 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
15, 17. Sala para referência 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
1. Sala de recepção e registro de pacientes 12,00.m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
21. Sala de arquivo de prontuários 6,00m² Armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
26. Quarto para plantonista com banheiro Quarto - 9,00m²
WC - 3,60m²
Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
26, 33. Sala para motoristas 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
12, 24, 25. Sala de reunião e educação em saúde 12,00m² Sem recomendações específicas.  
18, 19. Sala para armazenamento e distribuição de medicamentos 9,00m² Armários não apoiados nas paredes e em quantidade de acordo com a demanda local. A ventilação deve ser feita através de janelas com tela e/ou refrigeração. As prateleiras não devem estar encostadas nas paredes.
19. Almoxarifado Dimensionar conforme necessidade local. Sem recomendações específicas. Seu dimensionamento e a presença de área coberta para carga e descarga deverão ser justificadas, considerando as
características específicas dos materiais a serem armazenados.
16. Sala de comunicação 4,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever dois acessos, um pelo interior e outro pelo exterior da edificação.
10, 11, 12, 14. Varanda coberta 12,00m² - Dimensão mínima de 2,50m. Escovódromo e mobiliário para a espera de usuários.  
  Área para guarda de macas e cadeira de rodas 4,00m² - Dimensão mínima de 2,0m Sem recomendações específicas. Prever um vão livre de 1,20m para acesso
4. Refeitório para pacientes e acompanhantes 1,00m² por comensal Sem recomendações específicas.  
5. Refeitório para trabalhadores 1,00m² por comensal Sem recomendações específicas.  
  Vestiário masculino para trabalhadores Área mínima de 3,60m² para até 6 funcionários. Acima disso, área mínima de 0,50m² por funcionário Sem recomendações específicas. Prever 1 bacia sanitária, 1 lavatório e 1 chuveiro para cada 10 funcionários.
  Vestiário feminino para trabalhadores Área mínima de 3,60m² para até 6 funcionários. Acima disso, área mínima de 0,50m² por funcionário. Sem recomendações específicas. Prever 1 bacia sanitária, 1 lavatório e 1 chuveiro para cada 10 funcionários.
  Sanitário masculino para público adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Sanitário feminino para público adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Sanitário masculino para trabalhadores adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Sanitário feminino para trabalhadores adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
31. Depósito para material de limpeza   Sem recomendações específicas. Prever a instalação de um tanque.
  Copa 4,00m² Sem recomendações específicas.  
  Sala do técnico em manutenção 7,50m² Sem recomendações específicas.  
APOIO TÉCNICO
30. Central de Material Esterilizado Simplificado. Composto por:
- Sala de lavagem e descontaminação

Sala de lavagem e descontaminação com 4,80m²

 

Sala de esterilização e estocagem com 4,80m²

Mobiliário: Autoclave e armários em quantidade de acordo com a demanda local. Autoclave e armários em quantidade de acordo com a demanda local.

 Sala de esterilização e estocagem
Bancadas: Sala de lavagem e descontaminação: bancada com pia de lavagem e outra pia para despejo com tubulação de no mínimo 75 mm. Sala de esterilização e estocagem de material: bancada com cuba de no
mínimo 30 cm de profundidade. Os materiais utilizados devem ser não porosos, anticorrosivos e antiaderentes.
29. Processamento de roupas Até 100 kg de roupa/dia=26 m², sendo este número maior, consultar a Resolução - RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002. Devem-se usar sempre máquinas de lavar de porta dupla ou de barreira, onde a roupa suja é inserida pela porta da máquina situada Prever:
- Sala para recebimento, pesagem, classificação e lavagem (área "suja") com DML e banheiro: 25% da área total.
- Sala de processamento composto, para: centrifugação,
do lado da sala de recebimento, pesagem e classificação por um operador e, depois de lavada, retirada do lado limpo através de outra porta. A comunicação entre as duas áreas é feita somente por visores e interfones.

secagem, costura, passagem, separação e dobragem das roupas (área limpa):, com DML: 45% da área total.

- Área para armazenagem e distribuição: 30% da área total.

4, 5. Cozinha para o preparo de refeições Até 200 refeições por turno, 0,45m² por refeição. Sendo este número maior, consultar a Resolução - RDC nº 50, de 21 de fevereiro de 2002.   - Despensa de alimentos e utensílios: Prever acondicionamento adequado a cada alimento (em temperatura ambiente, câmara para alimentos resfriados e congelados), conforme RDC 216 de 15 de setembro de 2004 ANVISA;
- Área para guarda de utensílios
- Áreas para pré-preparo, preparo e cocção de alimentos: Prever bancada com cuba.
- Áreas para porcionamento de dietas normais e especiais.
- Área de distribuição de alimentos e utensílios (copa e balcão).
- Área para recepção, lavagem e guarda de louças, bandejas e talheres: Prever bancada com cuba.
- Vestuário masculino e feminino exclusivo para profissionais da cozinha.
36. Abrigo para resíduos sólidos     Cada local deve elaborar o seu Plano e Gerenciamento de Resíduos de Serviços DE Saúde em conformidade com a RDC 306/2004 da ANVISA. Deverá ser previsto abrigo externo
para os contenedores, com dimensões adequadas, ventilação natural e acesso restrito.
APOIO ACOMPANHANTES
32 Alojamento para acompanhantes com banheiro 5,00m² por pessoa Camas, redes e armários de acordo com a demanda local. A área total do alojamento poderá ser dividida em função de separação por sexo e/ou etnia. As modificações devido as características específicas devem ser consideradas e justificadas pelos DSEIs.
26, 27. Redário Dimensionar conforme necessidade local Sem recomendações específicas. Área externa para redes.
4, 14. Área para preparo de alimentos pelos indígenas Dimensionar conforme necessidade local Sem recomendações específicas. Prever área coberta e espaço adequado para preparo de comidas indígenas.
28. Lavanderia para acompanhantes 12,00m² Tanques e máquinas de lavar roupa. Prever instalações para Tanques e máquinas de lavar roupa. Área coberta para secagem de roupas.

Notas:
I. Os ambientes descritos acima representam a programação mínima para os projetos arquitetônicos.
II. Havendo necessidade de diminuição ou acréscimo de ambientes, o DSEI deverá justificar tal modificação.
III. Prever uma área externa para embarque e desembarque de veículos de remoção.
IV. Em caso de necessidade poderão ser previstos sala para equipamento de geração de energia elétrica e sala pra segurança e bombeiro civil (atividade 35).
V. As edificações deverão seguir as normas técnicas vigentes.
VI. As salas de apoio técnico devem possuir um acesso restrito, evitando um fluxo de pacientes nas áreas próximas. Por se tratar de um ambiente onde são depositados materiais com possíveis agentes infecciosos, sua utilização deve ser exclusiva por parte dos funcionários da unidade.
1.4 Sede do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI).
 

 

SEDE DO DSEI
ATIVIDADES  AMBIENTE ÁREA MÍNIMA MOBILIÁRIO E EQUIPAMENTOS OBSERVAÇÕES
APOIO ADMINISTRATIVO
  Recepção/Espera 12,00m²    
  Gabinete 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  Secretaria Gabinete 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SERH Chefia 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SERH Secretaria 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SERH Técnicos 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SELOG Chefia 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SELOG Secretaria 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SELOG Técnicos 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  DIASI Secretaria 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  DIASI Chefia 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  DIASI Técnicos 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  DIASI Sala Reunião 12,00m² Mesa de reunião e armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SESANI Secretaria 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SESANI Chefia/Supervisores 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SESANI Técnicos 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local  
  SEOFI Chefia 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SEOFI Secretaria 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SEOFI Técnicos 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  Ouvidoria 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  SEAD 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  Arquivo Dimensionar de acordo com a necessidade local. Sem recomendações específicas.  
  Almoxarifado Dimensionar de acordo com a necessidade local. Sem recomendações específicas.  
  Transportes 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m². Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  CPL 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m².    
  CAF - Sala de estocagem de medicamentos Dimensionar de acordo com a necessidade local. Armários não apoiados nas paredes e em quantidade de acordo com a demanda local. A ventilação deve ser feita através de janelas com tela. As prateleiras não devem estar encostadas nas paredes.
  Trabalhador/ Equipamentos 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  Protocolo 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  Patrimônio 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  Copa 5,00m² Sem recomendações específicas.  
  Banheiro masculino para público adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Banheiro feminino para público adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Banheiro masculino para trabalhadores adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Banheiro feminino para trabalhadores adaptado para deficientes físicos 2,55m² Sem recomendações específicas.  
  Auditório Dimensionar de acordo com a demanda local Sem recomendações específicas.  
  CONDISI 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  Sala das equipes de Polo Base 5,50m² por pessoa, sendo a área mínima de 9,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local.  
  Depósito para material de limpeza 2,00m². Sem recomendações específicas. Prever a instalação de um tanque.
  Sala de comunicação 4,00m² Mesa de trabalho com cadeira, armários em quantidade de acordo com a demanda local. Prever dois acessos, um pelo interior e outro pelo exterior da edificação.

Notas:
I. Os ambientes descritos acima representam a programação mínima para os projetos arquitetônicos.
II. Havendo necessidade de diminuição ou acréscimo de ambientes, o DSEI deverá justificar tal modificação.
III. As edificações deverão seguir as normas técnicas vigentes.