Ministério da Saúde
Secretaria de Atenção à Saúde

CONSULTA PÚBLICA Nº 35, DE 18 DE OUTUBRO DE 2010

O Secretário de Atenção à Saúde, no uso de suas atribuições,

Considerando a importância do papel que desempenham os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas (PCDT) para a melhoria da qualidade da atenção à saúde, para a prescrição segura e eficaz, para a atualização e democratização do conhecimento, para a melhoria da qualidade da informação prestada aos doentes e para a melhoria dos processos gerenciais dos programas assistenciais;

Considerando a necessidade de se estabelecer critérios de diagnóstico e tratamento de enfermidades, e, observando ética e tecnicamente a prescrição médica, promover o uso racional dos medicamentos para o tratamento de doenças por meio de regulamentação de indicações e esquemas terapêuticos;

Considerando que os Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas são resultado de consenso técnico-científico e são formulados dentro de rigorosos parâmetros de qualidade, precisão de indicação e posologia;

Considerando a necessidade de estabelecer mecanismos de acompanhamento de uso e de avaliação de resultados, garantindo assim a prescrição segura e eficaz;

Considerando a necessidade de se promover ampla discussão desses Protocolos Clínicos e Diretrizes Terapêuticas, possibilitando a participação efetiva, na sua formulação, da comunidade técnico-científica, associações médicas, profissionais da saúde, associações depacientes, usuários e gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) e da população em geral;

Considerando a necessidade de estabelecer o Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas - Púrpura Trombocitopênica Idiopática; e

Considerando a Portaria SAS/MS nº 375, de 10 de novembro de 2009, que aprova o roteiro a ser utilizado na elaboração de PCDT, no âmbito da Secretaria de Atenção à Saúde - SAS, resolve:

Art. 1º Submeter à Consulta Pública o PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS - PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA, constante do Anexo deste Ato e o Termo de Esclarecimento e Responsabilidade dele integrante.

Parágrafo único. O Protocolo Clínico e o Termo de Esclarecimento e Responsabilidade, de que trata este Artigo, encontramse disponíveis, também, no sítio: www.saude.gov.br/sas - legislação.

Art. 2º Estabelecer o prazo de 30 (trinta) dias a contar da data da publicação desta Consulta Pública, para que sejam apresentadas sugestões, devidamente fundamentadas, relativas ao Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas de que trata o art. 1º desta Consulta Pública.

§1º As sugestões devem ser encaminhadas, exclusivamente, para o seguinte endereço eletrônico: pcdt.consulta2010@saude.gov.br, especificando o número da Consulta Pública e o nome do Protocolo no título da mensagem;

§2º As sugestões enviadas deverão, obrigatoriamente, estar fundamentadas em:

I. Estudos Clínicos de fase III - realizados no Brasil ou exterior; e

II. Meta-análises de Ensaios Clínicos.

Art. 3º Determinar que a Secretaria de Atenção à Saúde, por meio do Departamento de Atenção Especializada, coordene a avaliação das proposições apresentadas, elaborando a versão final consolidada do Protocolo Clínico e Diretrizes Terapêuticas ora submetido à Consulta Pública, para que, findo o prazo estabelecido no art. 2º deste Ato, seja aprovado e publicado, passando a vigorar em todo o território nacional.

Parágrafo único. O novo Protocolo passará a vigorar em todo o território nacional após a devida aprovação e publicação por meio de Portaria específica.

Art. 4º Esta Consulta Pública entra em vigor na data de sua publicação.

ALBERTO BELTRAME

ANEXO

PROTOCOLO CLÍNICO E DIRETRIZES TERAPÊUTICAS

PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA

1. METODOLOGIA DE BUSCA DA LITERATURA

Foi realizada busca de artigos nas bases de dados do Medline/Pubmed, Embase e Cochrane, na data de 31 de julho de 2010. Foram selecionados ensaios clínicos randomizados, meta-análises e revisões sistemáticas envolvendo o tratamento medicamentoso da púrpura trombocitopênica idiopática. Na ausência destes, foram utilizados estudos não controlados e séries de casos.

No Medline/Pubmed, foi utilizada a estratégia: "Purpura, Thrombocytopenic, Idiopathic"[Mesh] AND ("humans"[MeSH Terms] AND (Meta-Analysis[ptyp] OR Randomized Controlled Trial[ptyp])). Foram localizados 74 estudos, sendo 24 de interesse para a elaboração deste Protocolo.

No Embase, foi utilizada a estratégia 'idiopathic thrombocytopenic purpura'/exp AND 'drug therapy'/exp AND ([cochrane review]/lim OR [controlled clinical trial]/lim OR [meta analysis]/lim OR [randomized controlled trial]/lim OR [systematic review]/lim) AND [humans]/lim AND [embase]/lim. A busca identificou 94 estudos que foram analisados individualmente. Não foram identificados novos estudos em relação aqueles já identificados na busca na base de dados do PubMed.

Na biblioteca Cochrane, a partir do termo "idiopathic thrombocytopenic purpura", foi localizada uma revisão sistemática, utilizada para elaboração do protocolo.

Foi consultado ainda o "UpToDate", versão 18.2, no site http://www.uptodateonline.com em busca de outros estudos relevantes que pudessem não ter sido localizados nas estratégias anteriores. Por meio da bibliografia dessa base de dados, identificaram-se outros 18 estudos que foram julgados como relevantes para a elaboração do presente protocolo, principalmente no que tange a aspectos relacionados à epidemiologia, fisiopatologia, manifestações clínicas e prognóstico da doença.

2. INTRODUÇÃO

A púrpura trombocitopênica idiopática (PTI), também conhecida como púrpura trombocitopênica imunológica, auto-imune ou isoimune, é uma doença adquirida e geralmente benigna, de causa desconhecida, que se caracteriza por trombocitopenia (baixas contagens de plaquetas). Pode ser classificada de acordo com a faixa etária acometida, entre forma infantil ou adulta, e quanto ao tempo de evolução em aguda ou crônica.

A PTI é uma das causas mais comuns de plaquetopenia em crianças, com uma incidência anual em torno de 3 a 8 casos por 100.000 crianças, com um maior número de casos entre os 2 e 5 anos de idade e com um leve predomínio no sexo masculino(1). Dados de estudos epidemiológicos internacionais em adultos fornecem uma estimativa de incidência de 1,6 a 2,7 casos por 100.000 pessoas/ano e uma prevalência de 9,5 a 23,6 casos por 100.000 pessoas, com predominância no sexo feminino(2). Não há dados oficiais a respeito de sua incidência e prevalência na população brasileira.

Apesar da etiologia desconhecida, reconhece-se auto-anticorpos, geralmente da classe IgG, direcionados a antígenos da membrana plaquetária. Uma vez que a plaqueta apresenta um anticorpo aderido à sua membrana, é reconhecida por macrófagos localizados no baço e outras áreas de tecido reticuloendotelial, onde são destruídas, levando a um menor tempo de vida médio plaquetário e, conseqüentemente, a menores contagens de plaquetas circulantes(3).

Entre crianças e adolescentes, a apresentação clínica típica é a ocorrência de sangramentos em uma criança previamente saudável. Freqüentemente, há história de um processo infeccioso viral nas semanas anteriores ao início do quadro. Os sangramentos incluem petéquias, equimoses, sangramento mucoso (gengival, nasal, trato urinário e digestivo) e dependem das contagens de plaquetas, sendo mais comuns e clinicamente significativos quando as plaquetas estão abaixo de 20.000/mm3, mas, sobretudo, abaixo de 10.000/mm3. A ocorrência de sangramento intracraniano, uma complicação grave e potencialmente fatal, é rara em crianças, ocorrendo em cerca de 0,1% dos casos com plaquetas abaixo de 20.000/mm3 (4). A maioria das crianças acometidas (cerca de 70%) apresentam a forma aguda e autolimitada da doença, definida como a recuperação das contagens de plaquetas (acima de 150.000/mm3) em até 6 meses, mesmo na ausência de tratamento específico(5). O tratamento medicamentoso é direcionado para o controle precoce dos sintomas e para reduzir o risco de sangramentos graves, não afetando o prognóstico em longo prazo.

Na população adulta, ao contrário, as remissões espontâneas são infreqüentes, ocorrendo em menos de 10% dos casos. A apresentação clínica se caracteriza por sangramento na presença de plaquetopenia, sendo as mais comuns petéquias, equimoses, epistaxe, gengivorragia e menorragia. Sangramentos do trato gastrointestinal e genitourinário são pouco freqüentes, enquanto o sangramento intracraniano é raro. A gravidade dos sintomas também está associada com as contagens de plaquetas, sendo maior quando elas estão abaixo de 10.000/mm3. Os pacientes assintomáticos e com contagem plaquetária acima de 30.000/mm3 tendem a seguir um curso clínico favorável, sendo o tratamento restrito aos poucos casos que evoluem para trombocitopenia grave (contagens inferiores a 20.000/mm3). Séries de casos de pacientes com PTI acompanhados ao longo de vários anos demonstram que a morbi-mortalidade relacionada à doença é baixa, aproximando-se daquela da população em geral, ao passo que as complicações relacionadas ao tratamento não são desprezíveis(6,7). Tais dados sugerem que o tratamento deva ser reservado a pacientes com trombocitopenia grave e sintomática, uma vez que o risco de complicações decorrentes do tratamento pode ser até maior do que a do sangramento em si.

3. CLASSIFICAÇÃO ESTATÍSTICA INTERNACIONAL DE DOENÇAS E PROBLEMAS RELACIONADOS À SAÚDE (CID 10)

- D69.3 Púrpura trombocitopênica idiopática

4. DIAGNÓSTICO

O diagnóstico da PTI é de exclusão, com base na história clínica e exame físico, além de hemograma completo e esfregaço de sangue periférico. O diagnóstico é realizado quando houver(8):

- presença de trombocitopenia (menos de 150.000/mm3) isolada, sem alterações nas outras séries do hemograma e no esfregaço de sangue periférico; e

- ausência de outras condições clínicas que cursam com trombocitopenia, como infecções, doenças auto-imunes, neoplasias, efeito adverso de medicamentos, entre outras (vide Tabela 1).

Tabela 1. CAUSAS COMUNS DE TROMBOCITOPENIA

Pseudotrombocitopenia (relacionada ao EDTA)
GESTAÇÃO
Trombocitopenia gestacional
Pré-eclâmpsia
INFECÇÕES VIRAIS
HIV
Hepatites virais
Mononucleose infecciosa
HIPERESPLENISMO DEVIDO À HIPERTENSÃO PORTAL
Cirrose alcoólica
Esquistossomose
MIELODISPLASIA
PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA TROMBÓTICA/SÍNDROME HEMOLÍTICO-URÊMICA
COAGULAÇÃO INTRAVASCULAR DISSEMIDADA
MEDICAMENTOS (DIVERSOS)

Inexiste exame laboratorial específico para o diagnóstico. A dosagem de anticorpos anti-plaquetários não é recomendada devido à baixa acurácia diagnóstica. Pesquisa de anticorpos anti-HIV e anti-HCV devem ser solicitadas rotineiramente em adultos para o diagnóstico diferencial, uma vez que infecção crônica previamente assintomática pode se manifestar inicialmente com trombocitopenia. A realização de outros exames laboratoriais pode ser necessária, con-forme a situação clínica, a fim de excluir outras causas de plaquetopenia. Deve-se realizar avaliação da medula óssea (biópsia e aspirado) sempre que houver suspeita de neoplasias ou mielodisplasia como causa de plaquetopenia e quando houver anemia ou leucopenia associados à plaquetopenia.

O diagnóstico da PTI crônica baseia-se na persistência de plaquetopenia (menos de 150.000/mm3) por mais de seis meses do episódio inicial.

5. CRITÉRIOS DE INCLUSÃO

Deverão ser incluídos neste protocolo todos os pacientes com diagnóstico de PTI, independentemente da idade, que apresentem:

a) Contagem de plaquetas inferior a 20.000/mm3 ou

b) Contagem de plaquetas inferior a 50.000/mm3 na presença de sangramento.

Para o tratamento de PTI crônica refratária, serão incluídos os pacientes com todas as seguintes características:

a) Contagem de plaquetas inferior a 20.000/mm3 de forma persistente, por pelo menos três meses;

b) Ausência de resposta aos corticoides e imunoglobulina humana intravenosa; e

c) Ausência de resposta ou contra-indicação à esplenectomia.

6. CRITÉRIOS DE EXCLUSÃO

Deverão ser excluídos deste protocolo os pacientes com outras causas de plaquetopenia. A intolerância medicamentosa ou a contra-indicação de um ou mais dos medicamentos recomendados exclui o paciente dos seus respectivos usos.

7. CASOS ESPECIAIS

7.1. SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Define-se como emergência a presença de sangramento intracraniano ou a presença de sangramento mucoso (digestivo, genitourinário ou respiratório) com instabilidade hemodinâmica ou respiratória, em pacientes com PTI.

Inexistem estudos randomizados específicos desta situação clínica, sendo tratamento baseado em opinião de especialistas e consistindo de(9):

- transfusões de plaquetas: recomenda-se três vezes mais do que o usual, em vista da destruição rápida das plaquetas que ocorre na PTI (3 unidades para cada 10Kg de peso);

- corticoide em altas doses: metilprednisolona 30 mg/Kg por 3 dias em crianças e 1 g/dia por 3 dias em adultos; ou

- imunoglobulina humana intravenosa na dose de 1g/Kg por 1-2 dias (repete-se a dose no segundo dia se a contagem de plaquetas permanecer inferior a 50.000/mm3);

7. 2. PTI NA GESTAÇÃO

Na gestação, o diagnóstico de PTI é dificultado, uma vez que é uma enfermidade menos comum do que outras causas freqüentes de plaquetopenia, como a trombocitopenia gestacional, pré-eclâmpsia e síndrome HELLP (associação de hemólise, elevação de enzimas hepáticas e plaquetopenia que acontece na gravidez). Para o diagnóstico diferencial, recomenda-se a aferição da pressão arterial, avaliação de fragmentação eritrocitária no esfregaço periférico, dosagem de enzimas hepáticas e anti-HIV quando apropriado. Deve ser feito o diagnóstico diferencial com a trombocitopenia gestacional, uma vez que ambas as situações cursam com plaquetopenia isolada. Porém, a trombocitopenia gestacional, via de regra, cursa com contagens de plaquetas acima de 70.000/mm3 e raramente causa sangramentos significativos, inicia-se usualmente no terceiro trimestre e resolve-se após o parto.

O tratamento da PTI na gestação permanece motivo de debate em vista da carência de estudos. Revisão sistemática da Cochrane identificou apenas um ensaio clínico randomizado nessa situação, comparando betametasona com placebo, em que não houve diferença nas contagens de plaquetas do feto ao nascimento e na primeira semana de vida(10). Recomenda-se, que o tratamento seja instituído apenas quando houver indicação materna, utilizando-se prednisona, salvo se houver sangramentos significativos, quando imunoglobulina humana deve ser considerada. Utiliza-se também a imunoglobulina humana quando há falha ao tratamento com corticoides ou contra-indicação ao uso dos mesmos. Naquelas pacientes com PTI crônica e plaquetopenia persistente, sem resposta às medidas terapêuticas usuais, recomenda-se postergar, dentro do possível, a realização de esplenectomia, visto que parte das pacientes recupera as contagens após o parto.

No momento do parto, seja vaginal ou cesáreo, devem ser mantidas, idealmente, contagens de plaquetas superiores a 50.000/mm3, tendo em vista o risco de sangramento aumentado relacionado ao procedimento na presença de contagens menores.

8. TRATAMENTO

8.1. CRIANÇAS E ADOLESCENTES

O adequado tratamento de crianças e adolescentes com quadro agudo de PTI é ainda motivo de debate, já que não há evidências definitivas da superioridade do tratamento medicamentoso sobre a observação criteriosa(11). Entre os argumentos que sustentam a observação criteriosa está o fato de a maioria das crianças recuperam-se completamente de um quadro agudo de PTI independentemente da realização de qualquer tratamento(1,12) e de a maioria não apresentar sangramentos significativos mesmo com contagens de plaquetas inferiores a 10.000/mm3, com o evento mais temido, a hemorragia cerebral, ocorrendo muito raramente (0,1% a 0,5% dos casos)(13,14). Por outro lado, o tratamento medicamentoso eleva a contagem de plaquetas mais rapidamente, com potencial redução do período sob risco de sangramentos mais importantes(15). Contudo, o tratamento medicamentoso não reduz o risco de evolução para a forma crônica da doença(16).

Portanto, a observação criteriosa pode ser considerada como opção terapêutica inicial de crianças com quadro agudo de PTI sem evidência de sangramentos. Além disso, devem-se recomendar a restrição de atividades, sobretudo os esportes de contato, e de medicamentos com atividade antiplaquetária (por exemplo, AAS e antiinflamatórios não-esteroides). Entre as opções de tratamento medicamentoso estão os corticoides e as imunoglobulinas.

Estudo de custo-efetividade chinês, publicado por Chen et al (17), concluiu que o uso de corticosteroides foi mais custo-efetivo do que imunoglobulina humana e anti-D em crianças com PTI sem tratamento prévio. Contudo, limitações metodológicas do estudo e diferenças regionais entre os sistemas de saúde limitam a validade externa dos dados.

CORTICOIDES

Existem diversos esquemas relatados de tratamento com diferentes representantes dos glicocorticoides para crianças com PTI, utilizando doses baixas, moderadas e altas. Não há evidência suficiente para direcionar a escolha sobre um dos regimes disponíveis.

Em ensaio clínico randomizado realizado por Buchanan et al (18), foi comparado o uso de prednisona 2 mg/Kg durante 14 dias contra placebo no tratamento de crianças com PTI. O desfecho principal, contagem de plaquetas, foi aferido nos dias 1-2, 3-5, 7, 14, 21 e 28. Apenas no sétimo dia houve vantagem significativa no grupo que recebeu corticoide, que não se manteve nos demais momentos de avaliação.

Em outro estudo, Sartorius et al (19) comparou o uso de prednisolona 60 mg/m2/dia por 21 dias com o uso de placebo e observaram uma redução significativa do período de plaquetopenia com o uso do corticoide.

Bellucci et al (20) comparou o uso de baixas doses de corticoide (prednisona 0,25 mg/Kg/dia) com doses convencionais (prednisona 1 mg/Kg/dia) em crianças e adultos com PTI e não evidenciou diferenças após 21 dias de tratamento.

Os efeitos adversos dos corticoides incluem alterações do comportamento, distúrbios do sono, aumento do apetite e ganho de peso.

Os corticoides (prednisona, metilprednisolona e dexametasona) estão indicados no tratamento inicial de crianças com sangramentos sem repercussão clínica significativa, como por exemplo, petéquias, púrpura, epistaxe e gengivorragia leves.

IMUNOGLOBULINA HUMANA INTRAVENOSA

Diversos ensaios clínicos randomizados foram realizados para avaliar o uso de imunoglobulina humana intravenosa em crianças com PTI(15,21-31). Os principais estudos publicados até 2004 foram incluídos na revisão sistemática e meta-análise realizada por Beck et al32. Essa meta-análise incluiu 10 ensaios clínicos randomizados que compararam o uso de imunoglobulina humana intravenosa com o de corticosteroides em crianças (3 meses a 18 anos) com diagnóstico de PTI sem tratamento prévio. Os regimes de tratamento variaram de acordo com os estudos, tanto em relação ao uso de imunoglobulina humana quanto ao de corticosteroides. O desfecho principal foi a presença de contagem de plaquetas superior a 20.000/mm3 após 48h do início do tratamento. Os desfechos secundários foram o desenvolvimento de PTI crônica (definida como contagem de plaquetas inferior a 150.000/mm3 após 6 meses), presença de sangramento intracraniano e mortalidade.

Dos 10 estudos incluídos na meta-análise, seis permitiram a identificação do desfecho principal, totalizando 401 pacientes. Os dados demonstraram uma significativa redução relativa de risco de 26% em favor do grupo que recebeu imunoglobulina humana em relação ao grupo que recebeu corticoide, com um número necessário a tratar (NNT) de cinco pacientes. Análises de subgrupo sugerem que este benefício seja independente do regime de imunoglobulina humana ou corticoide utilizado. O desenvolvimento de PTI crônica ocorreu em 25% dos pacientes que receberam corticoides e em 18% dos pacientes que receberam imunoglobulina humana (p=0,04), com dados disponíveis de 9 estudos. Dados referentes a sangramento intracraniano e morte estavam disponíveis para 586 pacientes (9 estudos). Ocorreram dois casos de sangramento intracraniano no grupo que recebeu corticoide, com relato de boa recuperação ao evento e um episódio entre os pacientes que receberam imunoglobulina humana, tendo este representado o único óbito identificado.

Os efeitos adversos mais comuns da imunoglobulina convencional incluem náuseas, vômitos, cefaléia, febre e neutropenia.

Diante da potencial recuperação mais rápida da plaquetopenia, a imunoglobulina humana intravenosa está indicada nos casos de sangramento mucoso com maior repercussão clínica, como epistaxe e gengivorragia volumosas ou sangramento do trato digestivo ou urinário.

IMUNOGLOBULINA ANTI-D

A comparação do uso de imunoglobulina anti-D (50 mcg/Kg, repetida semanalmente conforme a necessidade) com imunoglobulina convencional (250 mg/Kg por 2 dias) em crianças com PTI crônica, contagem de plaquetas inferior a 30.000/mm3 e episódios recorrentes de sangramento foi motivo de estudo publicado por El Alfy et al (33). Após sete dias, não houve diferença entre os grupos em relação à presença de contagem de plaquetas superior a 50.000/mm3 (66,6% e 75%, respectivamente). Estudo semelhante, publicado por Tarantino et al31, comparou o uso de imunogobulina anti-D nas doses de 50 mcg/Kg e 75 mcg/Kg com o uso de imunoglobulina convencional (0,8 g/Kg) em crianças com PTI aguda sem tratamento prévio e com plaquetas menores de 20.000/mm3. O desfecho principal, contagem de plaquetas acima de 20.000/mm3 após 24h de tratamento, foi semelhante com imunoglobulina convencional (77%) e imunoglobulina anti-D na dose de 75 mcg/Kg (72%), que foram superiores à anti-D na dose de 50 mcg/Kg (50%; p=0,03). Um terceiro estudo comparando o uso de imunoglobulina anti-D (75 mcg/Kg) com imunoglobulina convencional (1g/Kg por 2 dias) em crianças com PTI aguda e contagem de plaquetas inferior a 20.000/mm3, sem tratamento prévio, foi publicado por Shahgholi et al30. A resposta ao tratamento após 72h foi superior no grupo que recebeu imunoglobulina convencional (98% vs 76%; p=0,017).

Tendo em vista que a imunoglobulina anti-D não apresenta vantagens clínicas sobre a imunoglobulina convencional, seu uso não é recomendado neste Protocolo.

Nos raros casos de crianças que evoluem para a forma crônica da doença, o tratamento deverá seguir as mesmas recomendações da forma crônica adulta. Um pequeno percentual de crianças com a forma crônica apresentará sangramentos persistentes e tratamentos repetidos. Nesses casos, deverá ser avaliado o risco/benefício da realização de esplenectomia. Tal procedimento é efetivo em melhorar a contagem de plaquetas e reduzir o risco de sangramento em cerca de 60% a 90% das crianças com PTI crônica1. Não há consenso sobre o momento ideal para indicar o procedimento. As principais diretrizes recomendam aguardar, se possível, 12 meses após o diagnóstico inicial para a sua realização. Previamente ao procedimento, há indicação de vacinação para Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae b e Neisseria meningitidis. As contagens de plaquetas devem estar superiores a 50.000/mm3 para realização do procedimento, estando freqüentemente indicado uso de imunoglobulina humana ou corticosteroides para elevação das contagens plaquetárias no pré-operatório.

8.2. ADULTOS

8.2.1. TRATAMENTO INICIAL

Conforme mencionado anteriormente, a história natural da PTI em adultos é bastante distinta da forma infantil, tendendo à forma crônica em cerca de 90% dos casos. Os estudos acerca do prognóstico e terapêutica são mais escassos em relação aos disponíveis para as crianças. Isso contribui para que muitos dados utilizados nos adultos acabem sendo inferidos dos resultados obtidos na forma infantil.

Estudo que avaliou os desfechos a longo prazo de adultos com PTI concluiu que a mortalidade dos pacientes não diferiu daquela encontrada na população em geral(7). A maioria dos pacientes (cerca de 85% da amostra estudada) apresentou uma evolução bastante favorável, com hospitalizações infreqüentes.

Os pacientes que se apresentam com plaquetopenia leve a moderada (acima de 30.000-50.000/mm3) e assintomática, tendem a ter um curso benigno da doença sem necessidade de tratamento(7,34). Estima-se que somente cerca de 20% desse grupo necessitará de algum tipo de tratamento nos anos seguintes. Esses dados sugerem que o tratamento medicamentoso deve ser reservado apenas para pacientes com trombocitopenia grave (menos de 20.000/mm3) ou presença de sangramentos.

CORTICOIDES

Não foram localizados estudos randomizados comparando a eficácia dos corticoides com placebo em adultos com PTI. O benefício obtido em crianças foi, por analogia, estendido aos adultos. Da mesma maneira que na forma infantil da doença, diversos esquemas de administração estão disponíveis, sem evidência clara de superioridade de um agente sobre os demais.

Um esquema posológico simples que pode ser utilizado ambulatoriamente é o uso de dexametasona 40 mg/dia por quatro dias consecutivos. Essa posologia foi estudada em estudos não randomizados (35) em adultos com primeiro episódio de PTI e contagens plaquetárias menores de 20.000/mm3, obtendo respostas favoráveis em mais de 85% dos casos.

Os corticoides estão indicados no tratamento inicial de adultos com plaquetopenia grave (menos de 20.000/mm3) assintomática ou na presença de sangramentos sem repercussão clínica significativa, como por exemplo, petéquias, púrpura, epistaxe e gengivorragia leves.

IMUNOGLOBULINA HUMANA INTRAVENOSA

Não foram localizados estudos randomizados comparando o uso de imunoglobulina humana com placebo no tratamento de adultos com PTI. Também não há consenso sobre a melhor posologia de uso de imunoglobulina. A comparação entre duas doses diferentes de imunoglobulina humana intravenosa (1g/Kg contra 2g/Kg, ambos em dois dias consecutivos) foi o motivo do ensaio clínico randomizado publicado por Godeau et al, envolvendo 18 adultos com PTI crônica, sem esplenectomia prévia, tendo como desfecho principal a contagem de plaquetas(36). A resposta foi considerada completa se a contagem de plaquetas fosse superior a 150.000/mm3 e parcial se acima de 50.000/mm3. Todos os pacientes responderam inicialmente ao tratamento (resposta completa em 13 e parcial em 5), sem diferença entre os grupos. Porém, após 90 dias, 11 pacientes retornaram suas contagens plaquetárias a valores semelhantes aqueles prévios ao tratamento, sendo considerados como tendo falhado ao tratamento. Novamente, não houve diferença entre os grupos em relação à falha terapêutica, embora o pequeno número de pacientes limite essa conclusão.

Em ensaio clínico randomizado, publicado por Jacobs et al (37), foi comparado o uso de corticoide oral (prednisona 1mg/Kg/dia) com uso de imunoglobulina humana intravenosa (400mg/Kg nos dias 1 ao 5) ou a combinação de ambas, tendo como desfecho principal contagem de plaquetas superior a 50.000/mm3 em 43 adultos com PTI sem tratamento prévio. A imunoglobulina humana, combinada ou não ao corticoide, não demonstrou superioridade em relação a monoterapia com corticoide.

Diferentes doses de imunoglobulina humana (0,5g/Kg e 1g/Kg no dia 1) foram comparadas em ensaio clínico randomizado publicado por Godeau et al(38), envolvendo 37 adultos com PTI. A resposta era avaliada no dia 4, sendo considerados respondedores os pacientes com plaquetas acima de 80.000/mm3 e pelo menos o dobro do valor inicial. A taxa de resposta foi significativamente maior no grupo que recebeu a dose de 1g/Kg (67% contra 24%; p=0,01). Não houve acompanhamento de longo prazo dos pacientes.

O mesmo autor publicou o maior ensaio clínico disponível em adultos, envolvendo 122 adultos com PTI e contagem de plaquetas inferior a 20.000 mm3, sem tratamento prévio(39). O estudo envolveu um desenho 2 x 2, em que os pacientes eram randomizados inicialmente entre receber imunoglobulina humana intravenosa (0,7g/Kg/dia nos dias 1 a 3) ou metilprednisolona (15mg/Kg/dia nos dias 1 a 3). Os pacientes eram então randomizados para receber prednisona (1mg/Kg/dia) ou placebo do dia 4 ao 21. O desfecho primário foi o número de dias com contagem de plaquetas superior a 50.000/mm3. O grupo tratado com imunoglobulina humana apresentou um número de dias com contagens de plaquetas superior a 50.000/mm3 significativamente maior do que o grupo que recebeu metilprednisolona. A taxa de resposta após três semanas foi semelhante entre os grupos (imunoglobulina versus metilprednisolona), mas o grupo da segunda randomização que recebeu prednisona via oral alcançou número significativamente maior de respostas clínicas. Após 1 ano de acompanhamento, mais da metade dos pacientes foram considerados como falha terapêutica, sem diferença entre os grupos. Não ocorreram óbitos ou sangramentos importantes durante o período de acompanhamento.

Diante da potencial recuperação mais rápida da plaquetopenia, a imunoglobulina humana intravenosa está indicada nos casos de sangramento mucoso com maior repercussão clínica, como epistaxe e gengivorragia volumosas, sangramento dos tratos digestivo ou urinário.

IMUNOGLOBULINA ANTI-D

O uso de imunoglobulina anti-D foi comparado com o uso de corticoides (prednisona 1 mg/Kg/dia por 14 dias) no tratamento inicial de adultos com PTI, em estudo conduzido por George et al(40), tendo como desfecho principal a necessidade de esplenectomia. O uso de imunoglobulina foi capaz de postergar a realização de esplenectomia em cerca de 3 meses, mas não reduziu o número absoluto de esplenectomias, logo, não havendo vantagem clínica significativa e não sendo recomendada neste Protocolo.

8.2.2. ESPLENECTOMIA

Naqueles pacientes com falha aos corticoides e imunoglobulina humana, a esplenectomia é a opção terapêutica de escolha. O fundamento terapêutico reside no fato do baço ser o principal responsável pela destruição plaquetária, além de conter cerca de 25% da massa linfoide envolvida na produção de anticorpos.

A esplenectomia é também a opção terapêutica à PTI aguda refratária e PTI crônica com necessidade de uso crônico de corticosteroides.

Revisão sistemática avaliando a resposta terapêutica da esplenectomia na PTI crônica demonstrou taxas de sucesso em curto prazo (até 24 semanas) de 92% e de longo prazo (5 anos) de 72%41.

Os riscos da esplenectomia incluem aqueles do procedimento cirúrgico em si e o maior risco de infecções subseqüentes. Os pacientes candidatos devem idealmente ser imunizados para Streptococcus pneumoniae, Haemophilus influenzae b e Neisseria meningitidis. Mielograma pré-operatório está indicado para afastar mielodisplasia. Contagens plaquetárias superiores a 50.000/mm3 devem ser atingidas para realização da cirurgia, podendo ser utilizada imunoglobulina humana ou corticosteroides em doses elevadas para elevação das contagens.

8.2.3. DOENÇA REFRATÁRIA

Inexiste consenso em relação à definição e tratamento da PTI refratária. Um comitê internacional de especialistas(42) a definiu como:

- presença de plaquetopenia persistente e grave (menos de 50.000/mm3),

- necessidade de tratamentos medicamentosos freqüentes para manter as contagens plaquetárias e

- falha à esplenectomia.

O benefício do tratamento medicamentoso da doença refratária não foi estabelecido por meio de estudos randomizados. Diante disso, a maior parte das recomendações deriva de estudos observacionais e opinião de especialistas.

Uma proporção dos pacientes considerados refratários responde aos tratamentos de primeira linha (corticoides e imunoglobulina). Porém, o uso crônico de corticoides ou repetidas doses de imunoglobulina expõem o paciente aos efeitos adversos desses medicamentos, com prejuízo em sua qualidade de vida(43).

A revisão sistemática publicada por Vesely et al (44) buscou avaliar a eficácia de agentes de diversas classes farmacológicas em pacientes com púrpura trombocitopênica idiopática refratária à esplenectomia. A revisão incluiu 90 estudos, envolvendo 656 pacientes e 22 estratégias terapêuticas. Foram incluídos na análise pacientes adultos (acima de 16 anos), com PTI diagnosticada há pelo menos 3 meses, submetidos à esplenectomia prévia e com plaquetometria inferior a 50.000/mm3. Os autores concluíram que o nível de evidência sobre a eficácia de qualquer um dos tratamentos era muito limitada, reforçando a necessidade de realização de estudos randomizados. Apesar da ausência de superioridade definida entre os medicamentos estudados, aqueles com maior número de pacientes tratados e com respostas clínicas mais claramente definidas foram a azatioprina, ciclofosfamida, danazol e vincristina.

A azatioprina foi o medicamento mais estudado, com um total de 109 pacientes tratados. Esses pacientes eram provenientes de 10 estudos observacionais diferentes, que, analisados conjuntamente, demonstraram haver resposta clínica completa, resposta parcial e ausência de resposta em, respectivamente, 18 (17%), 51 (47%) e 40 (36%). Quando avaliado o subgrupo de pacientes com contagens de plaquetas inferior a 30.000/mm3 (n=53), as taxas de resposta parcial e completa foram, respectivamente 66% e 19%. Já no subgrupo de pacientes com menos de 10.000 plaquetas (n=16), as taxas de resposta parcial e completa foram, respectivamente, 75% e 25%, não havendo pacientes não respondedores nas séries relatadas.

A ciclofosfamida foi utilizada num total de 83 pacientes preenchendo os critérios para inclusão na revisão sistemática. Esses pacientes eram provenientes de cinco estudos observacionais diferentes, que, analisados conjuntamente, demonstraram haver resposta clínica completa, resposta parcial e ausência de resposta em, respectivamente, 22 (27%), 29 (35%) e 32 (38%). Os resultados não foram discriminados em relação ao uso oral ou intravenoso. Quando avaliado o subgrupo de pacientes com contagens de plaquetas inferior a 30.000/mm3 (n=28), as taxas de resposta parcial e completa foram, respectivamente 29% e 39%. Já no subgrupo de pacientes com menos de 10.000 plaquetas (n=20), as taxas de resposta parcial e completa foram, respectivamente, 35% e 40%, com 25% dos pacientes não apresentando resposta ao tratamento.

O danazol foi estudado num total de 90 pacientes, provenientes de 11 estudos observacionais diferentes, que, analisados conjuntamente, demonstraram haver resposta clínica completa, resposta parcial e ausência de resposta em, respectivamente, 1 (1%), 53 (59%) e 36 (41%) pacientes. Quando avaliados os subgrupos de pacientes com contagens de plaquetas inferior a 30.000/mm3 (n=52) e 10.000/mm3 (n=15), as taxas de resposta parcial foram, respectivamente 71% e 93%. Não houve pacientes com resposta completa nesses subgrupos.

Já a vincristina foi avaliada em 103 pacientes, provenientes de 12 estudos observacionais diferentes, que, analisados conjuntamente, demonstraram haver resposta clínica completa, resposta parcial e ausência de resposta em, respectivamente, 9 (9%), 46 (45%) e 48 (46%) pacientes. Quando avaliados os subgrupos de pacientes com contagens de plaquetas inferior a 30.000/mm3 (n=34) e 10.000/mm3 (n=8), as taxas de resposta parcial foram, respectivamente 50% e 63%. No subgrupo de pacientes com contagens de plaquetas inferior a 30.000/mm3, a taxa de resposta completa foi 9%.

Estudo observacional publicado por Schiavotto et al42 buscou avaliar a resposta a três estratégias de tratamento em pacientes com PTI refratária ou contra-indicação à esplenectomia e corticoides. Os pacientes foram alocados de forma não randomizada para receber alcaloides da vinca (19 pacientes), azatioprina (11 pacientes) ou danazol (17 pacientes) e as taxas de resposta foram, respectivamente, 63%, 45% e 56%, sem diferença significativa entre os mesmos. Dois pacientes (18%) do grupo da azatioprina interromperam o tratamento em virtude de efeitos adversos, em comparação com 4 (21%) no grupo que recebeu alcaloides da vinca e 1 paciente (5,8%) no grupo tratado com danazol. Os autores concluíram que apesar de eficácia semelhante, os efeitos adversos limitam o uso da vincristina.

Estudo realizado por Maloisel et al(43) avaliou a resposta a danazol em pacientes com PTI crônica e refratária (n=27) e em pacientes com contra-indicação ou recusa a corticoides e esplenectomia (n=30). Foi utilizada dose inicial de 600 mg/dia, que poderia ser reduzida para até 200 mg/dia após 6 meses de tratamento se a remissão fosse mantida. A taxa de resposta global foi de 67%, sendo que 9 pacientes (16%) apresentaram remissão completa da doença. A resposta ao tratamento não diferiu entre os pacientes submetidos previamente à esplenectomia e não esplenectomizados. A duração média da resposta foi de 3 anos. Na maior parte dos pacientes houve boa tolerância ao tratamento, com efeitos adversos leves. Porém, nove pacientes (16%) abandonaram o uso de danazol em função de eventos adversos significativos, sendo os mais comuns a alteração de aminitransferases/transaminases (n=5) e hipertensão intracraniana (n=2).

Diante do exposto, recomenda-se que pacientes com PTI refratária sejam inicialmente tratados com azatioprina ou ciclofosfamida, visto a maior experiência com o seu uso e no controle de seus efeitos adversos. Na ocorrência de falha terapêutica, o paciente que vinha utilizando azatioprina deverá ser tratado com ciclofosfamida e aqueles em uso de ciclofosfamida, com azatioprina, salvo se houver contra-indicação. Casos de falha de ambos os agentes deverão ser tratados com danazol, com exceção de crianças e adolescentes prépúberes, em vista do potencial de virilização desse medicamento e segurança incerta nessa faixa etária. O uso da vincristina é reservado aos casos de falha terapêutica ou refratariedade aos demais agentes (azatioprina, ciclofosfamida e danazol) ou de crianças e adolescentes pré-púberes com refratariedade ou falha a ciclofosfamida e azatioprina.

8.3. FÁRMACOS

- Prednisona - comprimidos de 5 e 20 mg.

- Dexametasona -ampolas de 4 mg/ml e 10 mg/ml; comprimidos de 4 mg.

- Metilprednisolona - ampolas de 500 mg.

- Imunoglobulina humana intravenosa - ampolas com 0,5; 1,0; 2,5, 3; 5 e 6 g.

- Ciclofosfamida - drágeas de 50 mg.

- Azatioprina- comprimidos de 50 mg.

- Danazol- cápsulas de 50, 100, 200 mg.

- Vincristina - frasco-ampola de 1 mg/ml.

8.4 ESQUEMAS DE ADMINISTRAÇÃO

8.4.1.CRIANÇAS E ADOLESCENTES:

- Prednisona: 1 mg/kg/dia, via oral, com redução progressiva da dose após adequada resposta terapêutica

- Dexametasona: 20 mg/m2/dia (até 40 mg/dia), via oral ou intravenosa, durante 4-8 dias;

- Metilprednisolona: 30 mg/kg/dia, via intavenosa, durante três dias;

- Imunoglobulina humana intravenosa: 1 g/kg por dia, via intravenosa, durante 1-2 dias (repetir no segundo dia se a plaquetometria estiver menor do que 20.000/mm3);

- Azatioprina: 2 mg/kg/dia, via oral, diariamente;

- Ciclofosfamida: 50-100 mg/m2, via oral, diariamente;

- Vincristina: 1,4 mg/m2 (até dose máxima de 2mg), via intravenosa, uma vez por semana, por quatro semanas consecutivas a cada 6 semanas.

8.4.2 ADULTOS

- Prednisona: 1 mg/kg/dia, via oral, com redução progressiva da dose após adequada resposta terapêutica

- Dexametasona: 40 mg/dia, via oral ou intravenosa, durante 4-8 dias;

- Metilprednisolona: 30 mg/kg/dia ou 1.000 mg/dia, via intavenosa, durante três dias;

- Imunoglobulina humana intravenosa: 1 g/kg por dia, via intravenosa, durante 1-2 dias (repetir no segundo dia se a plaquetometria estiver menor do que 20.000/mm3);

- Azatioprina: 150 mg/dia, via oral, diariamente;

- Ciclofosfamida: 50-100 mg/m2 ou 150 mg, via oral, diariamente;

- Danazol: 400-800 mg/dia, via oral, diariamente;

- Vincristina: 1,4 mg/m2 (até dose máxima de 2mg), via intravenosa, uma vez por semana, por quatro semanas consecutivas a cada 6 semanas.

8.4.3. SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA

Ver o item 7.1.

8.5. TEMPO DE TRATAMENTO

Os principais determinantes do tempo de tratamento são a contagem de plaquetas e o esquema terapêutico utilizado.

Os corticoides devem ser utilizados pelo menor período possível, visando evitar o desenvolvimento de seus efeitos adversos. Deve ser considerada a suspensão se as contagens de plaquetas forem superiores a 30.000 mm3 e não ocorrerem novos sangramentos. Nesse caso, recomenda-se 14 a 21 dias de prednisona, 4 a 8 dias de dexametasona e três dias de metilprednisolona. Nos casos em que for necessário uso mais prolongado de prednisona, a dose deve ser reduzida gradualmente até a suspensão definitiva.

No caso da imunoglobulina humana intravenosa, recomendase dose única. Repete-se a dose no segundo dia se as plaquetas mantiverem-se abaixo de 20.000/mm3.

Pacientes com PTI crônica e refratária deverão receber tratamento com cada medicamento por pelo menos oito semanas para que a resposta terapêutica possa ser adequadamente avaliada, recomendando-se a manutenção do uso enquanto houver resposta terapêutica. Em pacientes com contagens de plaquetas acima de 30.000/mm3 por mais de 6 meses (dependendo do seu histórico prévio e do número de linhas terapêuticas utilizadas), pode-se considerar a suspensão temporária do tratamento.

8.6. BENEFÍCIOS ESPERADOS

O tratamento tem como objetivos:

- cessação dos sangramentos ativos;

- prevenção da ocorrência de sangramentos clinicamente significativos; e

- aumento da contagem total de plaquetas.

9. MONITORIZAÇÃO

Crianças e adolescentes com quadro agudo de PTI devem ter hemograma completo diário enquanto houver sangramento ativo ou a critério médico se contagens de plaquetas inferior a 10.000/mm3. Uma reavaliação clínica é sugerida após três semanas do quadro inicial, com nova contagem de plaquetas. Recomenda-se ainda uma avaliação entre 3-6 meses com novo hemograma completo, a fim de identificar os eventuais casos que evoluirão para a forma crônica. Aqueles pacientes que evoluírem para a forma crônica deverão ser monitorados da mesma forma proposta para os adultos.

Os adultos devem inicialmente ser monitorados com hemograma completo diário enquanto houver sangramento ativo ou a critério médico, se contagens de plaquetas inferior a 10.000/mm3. Deve ser repetido hemograma com plaquetas após três semanas e cerca de 3-6 meses do episódio inicial. Naqueles pacientes com contagens normais no acompanhamento, a solicitação de exames futuros ficará à critério do médico assistente, conforme evolução clínica. Para os pacientes que evoluem para a forma crônica, sugere-se avaliação médica e hemograma com plaquetas a cada 3-4 meses nos pacientes com quadro estável e contagens seguras (acima de 30.000/mm3) nos primeiros dois anos de acompanhamento, podendo-se espaçar as avaliações após esse período nos pacientes com evolução favorável.

Nos pacientes com a forma crônica refratária com indicação de tratamento por este PCDT, deverão realizar hemograma com plaquetas duas a três vezes por semana enquanto as plaquetas estiverem em contagens inferiores a 10.000/mm3. Quando as contagens estiverem entre 10.000 e 20.000/mm3, hemograma com plaquetas deve ser realizado semanalmente até que três contagens estáveis sejam obtidas, quando o exame pode ser espaçado para a cada duas ou três semanas a critério médico. Quando as contagens estiverem acima de 20.000/mm3, hemograma com plaquetas pode ser realizado inicialmente a cada quatro semanas, intervalo que pode ser ampliado para cada seis a oito semanas após três medidas estáveis.

Monitorização clínico-laboratorial adicional, independente do que foi citado para acompanhamento da doença, deve ser realizada nos pacientes em tratamento para PTI crônica e refratária, de acordo com o medicamento em uso, conforme descrito abaixo.

Pacientes em uso de azatioprina devem realizar dosagem de aminotransferases/transaminases hepáticas (AST/TGO e ALT/TGP) a cada 8 semanas. Se houver elevação de transaminases entre 3-5 vezes o valor de referência, recomenda-se redução da dose pela metade. Se houver elevação superior a cinco vezes o valor de referência, o medicamento deve ser suspenso. Também deve ser atentado para a ocorrência de leucopenia e neutropenia. Em pacientes com contagens de leucócitos entre 3.000-4.000/mm3, sugere-se observação com hemogramas pelo menos a cada duas semanas e, se persistência por quatro ou mais semanas, redução de 25% da dose. Se leucócitos entre 2.000-3000/mm3 ou neutrófilos entre 1.000-1.500/mm3, sugere-se redução de 50% na dose. Nos casos em que a contagem de leucócitos for menor do que 2.000/mm3 ou a de neutrófilos for menor do que 1.000/mm3, sugere-se a interrupção do uso do medicamento. Nos casos de suspensão, pode ser tentado o reinício com redução de dose em 50% (se já não realizada previamente). Nos casos necessitando duas ou mais suspensões por toxicidade, o mesmo deve ser interrompido de forma definitiva.

Pacientes em uso de ciclofosfamida devem realizar hemograma para avaliar ocorrência de leucopenia a cada duas semanas. Se a leucometria estiver abaixo de 2.500-3.500/mm3, deve ser realizada redução de 25% da dose. Na ocorrência de leucometria entre 2.000-2500/mm3, deve ser realizada redução de 50% na dose. O medicamento deve ser suspenso temporariamente se a contagem de leucócitos estiver menor do que 2.000/mm3, em vista do risco de infecções oportunistas. Nos casos de suspensão, pode ser tentado o reinício com redução de dose em 50% (se já não realizada previamente). Nos casos que necessitam de duas ou mais suspensões por toxicidade, o medicamento deve ser interrompido de forma definitiva. Dosagem de creatinina deve ser realizada mensalmente.

Pacientes em uso de danazol deverão realizar provas hepáticas (AST/TGO, ALT/TGP, fosfatase alcalina) e perfil lipídico (colesterol total, HDL e triglicerídeos) mensalmente, nos primeiros três meses e após a cada seis meses, e ultrassonografia abdominal anualmente. Na ocorrência de elevações entre 3-5 vezes o valor da normalidade das transaminases (AST/TGO e ALT/TGP), a dose de danazol deve ser reduzida em 25%. Elevações superiores a cinco vezes o valor da normalidade requerem interrupção do medicamento e reinício com dose 50% menor. Pacientes que apresentarem alterações em transaminases, devem ter seus níveis avaliados pelo me-nos a cada oito semanas até estabilização. Alterações no perfil lipídico devem inicialmente ser conduzidas com orientações dietéticas, ficando o tratamento medicamentoso reservado aos casos com alteração persistente ou a critério do médico assistente. O surgimento de lesão hepática suspeita de neoplasia em ecografia abdominal deve acarretar suspensão imediata do uso de danazol.

Pacientes em uso de vincristina deverão realizar hemograma a cada seis semanas para avaliar contagem de leucócitos. Em pacientes com contagens de leucócitos entre 3.000-4.000/mm3, sugerese observação com hemogramas pelo menos a cada duas semanas e, se persistência por quatro ou mais semanas, redução de 25% da dose. Se a leucometria estiver entre 2.000-3000/mm3 ou se a contagem de neutrófilos entre 1.000-1500/mm3, sugere-se redução de 50% na dose. Nos casos em que a contagem de leucócitos for menor do que 2.000/mm3 ou a de neutrófilos for menor do que 1.000/mm3, sugerese a suspensão do uso do medicamento. Nos casos de suspensão, pode ser tentado o reinício com redução de dose em 50% (se já não realizada previamente). Nos casos necessitando duas ou mais suspensões por toxicidade, o mesmo deve ser interrompido de forma definitiva. Os pacientes deverão ainda ser monitorizados clinicamente, a cada seis semanas, em relação à ocorrência de neuropatia periférica. Pacientes que apresentarem neuropatia periférica sensitiva ou motora deverão ser monitorizados a cada três semanas. Naqueles com alterações leves (sem qualquer repercussão na vida diária), a dose deverá ser reduzida em 25%; naqueles com grau moderado (repercussão leve nas atividades de vida diária) a dose deverá ser reduzida em 50%; pacientes com neuropatia grave, com limitação significativa nas atividades diárias, deverão ter o tratamento interrompido em definitivo.

10. REGULAÇÃO/CONTROLE/AVALIAÇÃO PELO GESTOR

Devem ser observados os critérios de inclusão e exclusão de doentes neste Protocolo, a duração e a monitorização do tratamento, bem como para a verificação periódica das doses de medicamento(s) prescritas e dispensadas e da adequação de uso. Doentes com púrpura trombocitopênica idiopática devem ser atendidos em serviços de Hematologia, para seu adequado diagnóstico, inclusão no protocolo de tratamento e acompanhamento.

11. TERMO DE ESCLARECIMENTO E RESPONSABILIDADE - TER

É obrigatória a cientificação do paciente, ou de seu responsável legal, dos potenciais riscos, benefícios e efeitos colaterais relacionados ao uso dos medicamentos preconizados neste Protocolo, o que deverá ser obrigatoriamente formalizado por meio da assinatura de Termo de Esclarecimento e Responsabilidade, quando utilizado medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica.

12. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

1. Kurtzberg J, Stockman JA, 3rd. Idiopathic autoimmune thrombocytopenic purpura. Adv Pediatr 1994;41:111-34.

2. Abrahamson PE, Hall SA, Feudjo-Tepie M, Mitrani-Gold FS, Logie J. The incidence of idiopathic thrombocytopenic purpura among adults: a population-based study and literature review. Eur J Haematol 2009;83:83-9.

3. Cooper N, Bussel J. The pathogenesis of immune thrombocytopaenic purpura. Br J Haematol 2006;133:364-74.

4. Buchanan GR, Adix L. Grading of hemorrhage in children with idiopathic thrombocytopenic purpura. J Pediatr 2002;141:683-8.

5. Zeller B, Rajantie J, Hedlund-Treutiger I, et al. Childhood idiopathic thrombocytopenic purpura in the Nordic countries: epidemiology and predictors of chronic disease. Acta Paediatr 2005;94:178-84.

6. Stasi R, Stipa E, Masi M, et al. Long-term observation of 208 adults with chronic idiopathic thrombocytopenic purpura. Am J Med 1995;98:436-42.

7. Portielje JE, Westendorp RG, Kluin-Nelemans HC, Brand A. Morbidity and mortality in adults with idiopathic thrombocytopenic purpura. Blood 2001;97:2549-54.

8. George JN. Clinical manifestations and diagnosis of immune (idiopathic) thrombocytopenic purpura in adults. In: Landaw SA, ed. 18.2 ed: UpToDate; 2010.

9. George JN. Treatment and prognosis of immune (idiopathic) thrombocytopenic purpura in adults. In: Landaw SA, ed.: UpToDate; 2010.

10. Marti-Carvajal AJ, Pena-Marti GE, Comunian-Carrasco G. Medical treatments for idiopathic thrombocytopenic purpura during pregnancy. Cochrane Database Syst Rev 2009:CD007722.

11. Tarantino MD, Buchanan GR. The pros and cons of drug therapy for immune thrombocytopenic purpura in children. Hematol Oncol Clin North Am 2004;18:1301-14, viii.

12. Medeiros D, Buchanan GR. Current controversies in the management of idiopathic thrombocytopenic purpura during childhood. Pediatr Clin North Am 1996;43:757-72.

13. Neunert CE, Buchanan GR, Imbach P, et al. Severe hemorrhage in children with newly diagnosed immune thrombocytopenic purpura. Blood 2008;112:4003-8.

14. Rosthoj S, Hedlund-Treutiger I, Rajantie J, et al. Duration and morbidity of newly diagnosed idiopathic thrombocytopenic purpura in children: A prospective Nordic study of an unselected cohort. J Pediatr 2003;143:302-7.

15. Blanchette V, Imbach P, Andrew M, et al. Randomised trial of intravenous immunoglobulin G, intravenous anti-D, and oral prednisone in childhood acute immune thrombocytopenic purpura. Lancet 1994;344:703-7.

16. Treutiger I, Rajantie J, Zeller B, Henter JI, Elinder G, Rosthoj S. Does treatment of newly diagnosed idiopathic thrombocytopenic purpura reduce morbidity? Arch Dis Child 2007;92:704-7.

17. Chen M, Zhang LL, Hu M, Gao J, Tong RS. Cost-effectiveness of treatment for acute childhood idiopathic thrombocytopenic purpura (ITP)--a systematic review. J Int Med Res 2008;36:572-8.

18. Buchanan GR, Holtkamp CA. Prednisone therapy for children with newly diagnosed idiopathic thrombocytopenic purpura. A randomized clinical trial. Am J Pediatr Hematol Oncol 1984;6:355-61.

19. Sartorius JA. Steroid treatment of idiopathic thrombocytopenic purpura in children. Preliminary results of a randomized cooperative study. Am J Pediatr Hematol Oncol 1984;6:165-9.

20. Bellucci S, Charpak Y, Chastang C, Tobelem G. Low doses v conventional doses of corticoids in immune thrombocytopenic purpura (ITP): results of a randomized clinical trial in 160 children, 223 adults. Blood 1988;71:1165-9.

21. Albayrak D, Islek I, Kalayci AG, Gurses N. Acute immune thrombocytopenic purpura: a comparative study of very high oral doses of methylprednisolone and intravenously administered immune globulin. J Pediatr 1994;125:1004-7.

22. Ancona KG, Parker RI, Atlas MP, Prakash D. Randomized trial of high-dose methylprednisolone versus intravenous immunoglobulin for the treatment of acute idiopathic thrombocytopenic purpura in children. J Pediatr Hematol Oncol 2002;24:540-4.

23. Benesch M, Kerbl R, Lackner H, et al. Low-dose versus high-dose immunoglobulin for primary treatment of acute immune thrombocytopenic purpura in children: results of a prospective, randomized single-center trial. J Pediatr Hematol Oncol 2003;25:797-800.

24. Blanchette VS, Luke B, Andrew M, et al. A prospective, randomized trial of high-dose intravenous immune globulin G therapy, oral prednisone therapy, and no therapy in childhood acute immune thrombocytopenic purpura. J Pediatr 1993;123:989-95.

25. Erduran E, Aslan Y, Gedik Y, Orhan F. A randomized and comparative study of intravenous immunoglobulin and mega dose methylprednisolone treatments in children with acute idiopathic thrombocytopenic purpura. Turk J Pediatr 2003;45:295-300.

26. Fujisawa K, Iyori H, Ohkawa H, et al. A prospective, randomized trial of conventional, dose-accelerated corticosteroids and intravenous immunoglobulin in children with newly diagnosed idiopathic thrombocytopenic purpura. Int J Hematol 2000;72:376-83.

27. Hedlund-Treutiger I, Henter JI, Elinder G. Randomized study of IVIg and high-dose dexamethasone therapy for children with chronic idiopathic thrombocytopenic purpura. J Pediatr Hematol On-col 2003;25:139-44.

28. Ozsoylu S, Sayli TR, Ozturk G. Oral megadose methylprednisolone versus intravenous immunoglobulin for acute childhood idiopathic thrombocytopenic purpura. Pediatr Hematol On-col 1993;10:317-21.

29. Rosthoj S, Nielsen S, Pedersen FK. Randomized trial comparing intravenous immunoglobulin with methylprednisolone pulse therapy in acute idiopathic thrombocytopenic purpura. Danish I.T.P. Study Group. Acta Paediatr 1996;85:910-5.

30. Shahgholi E, Vosough P, Sotoudeh K, et al. Intravenous immune globulin versus intravenous anti-D immune globulin for the treatment of acute immune thrombocytopenic purpura. Indian J Pediatr 2008;75:1231-5.

31. Tarantino MD, Young G, Bertolone SJ, et al. Single dose of anti-D immune globulin at 75 microg/kg is as effective as intravenous immune globulin at rapidly raising the platelet count in newly diagnosed immune thrombocytopenic purpura in children. J Pediatr 2006;148:489-94.

32. Beck CE, Nathan PC, Parkin PC, Blanchette VS, Macarthur C. Corticosteroids versus intravenous immune globulin for the treatment of acute immune thrombocytopenic purpura in children: a systematic review and meta-analysis of randomized controlled trials. J Pediatr 2005;147:521-7.

33. El Alfy MS, Mokhtar GM, El-Laboudy MA, Khalifa AS. Randomized trial of anti-D immunoglobulin versus low-dose intravenous immunoglobulin in the treatment of childhood chronic idiopathic thrombocytopenic purpura. Acta Haematol 2006;115:46-52.

34. Neylon AJ, Saunders PW, Howard MR, Proctor SJ, Taylor PR. Clinically significant newly presenting autoimmune thrombocytopenic purpura in adults: a prospective study of a population-based cohort of 245 patients. Br J Haematol 2003;122:966-74.

35. Cheng Y, Wong RS, Soo YO, et al. Initial treatment of immune thrombocytopenic purpura with high-dose dexamethasone. N Engl J Med 2003;349:831-6.

36. Godeau B, Lesage S, Divine M, Wirquin V, Farcet JP, Bierling P. Treatment of adult chronic autoimmune thrombocytopenic purpura with repeated high-dose intravenous immunoglobulin. Blood 1993;82:1415-21.

37. Jacobs P, Wood L, Novitzky N. Intravenous gamma-globulin has no advantages over oral corticosteroids as primary therapy for adults with immune thrombocytopenia: a prospective randomized clinical trial. Am J Med 1994;97:55-9.

38. Godeau B, Caulier MT, Decuypere L, Rose C, Schaeffer A, Bierling P. Intravenous immunoglobulin for adults with autoimmune thrombocytopenic purpura: results of a randomized trial comparing 0.5 and 1 g/kg b.w. Br J Haematol 1999;107:716-9.

39. Godeau B, Chevret S, Varet B, et al. Intravenous immunoglobulin or high-dose methylprednisolone, with or without oral prednisone, for adults with untreated severe autoimmune thrombocytopenic purpura: a randomised, multicentre trial. Lancet 2002;359:23-9.

40. George JN, Raskob GE, Vesely SK, et al. Initial management of immune thrombocytopenic purpura in adults: a randomized controlled trial comparing intermittent anti-D with routine care. Am J Hematol 2003;74:161-9.

41. Mikhael J, Northridge K, Lindquist K, Kessler C, Deuson R, Danese M. Short-term and long-term failure of laparoscopic splenectomy in adult immune thrombocytopenic purpura patients: a systematic review. Am J Hematol 2009;84:743-8.

42. Rodeghiero F, Stasi R, Gernsheimer T, et al. Standardization of terminology, definitions and outcome criteria in immune thrombocytopenic purpura of adults and children: report from an international working group. Blood 2009;113:2386-93.

43. Psaila B, Bussel JB. Refractory immune thrombocytopenic purpura: current strategies for investigation and management. Br J Haematol 2008;143:16-26.

44. Vesely SK, Perdue JJ, Rizvi MA, Terrell DR, George JN. Management of adult patients with persistent idiopathic thrombocytopenic purpura following splenectomy: a systematic review. Ann Intern Med 2004;140:112-20.

TERMO DE ESCLARECIMENTO E RESPONSABILIDADE

AZATIOPRINA, CICLOFOSFAMIDA, DANAZOL, IMUNOGLOBULINA HUMANA E VINCRISTINA.

Eu,___________________________________________ (nome do(a) paciente), declaro ter sido informado(a) claramente sobre os benefícios, riscos, contra-indicações e principais efeitos adversos relacionados ao uso do(s) medicamento(s) AZATIOPRINA, CICLOFOSFAMIDA, CICLOSPORINA, DANAZOL, IMUNOGLOBULINA HUMANA E VINCRISTINA indicado(s) para o tratamento da PÚRPURA TROMBOCITOPÊNICA IDIOPÁTICA.

Os termos médicos foram explicados e todas as minhas dúvidas foram resolvidas pelo médico __________________ (nome do médico que prescreve).

Assim declaro que:

Fui claramente informado(a) de que o medicamento que passo a receber pode trazer as SEGUINTES MELHORIAS:

- parada dos sangramentos ativos;

- prevenção da ocorrência de sangramentos importantes;

- aumento da contagem total de plaquetas.

Fui também claramente informado a respeito das seguintes CONTRA-INDICAÇÕES, POTENCIAIS EFEITOS ADVERSOS E RISCOS:

- não se sabe ao certo os riscos do uso da ciclosporina e imunoglobulina na gravidez, portanto, caso engravide, devo avisar imediatamente ao meu médico;

- a ciclofosfamida e vincristina não devem ser usadas durante a gestação pelo risco de má formação do feto.

- azatioprina: há riscos para o feto durante a gravidez, porém o benefício pode ser maior que o risco e isso deve ser discutido com seu médico;

- o uso do danazol é contra-indicado em gestantes ou mulheres planejando engravidar.

- os efeitos adversos mais comumente relatados para os medicamentos são:

- PARA AZATIOPRINA: diminuição das células brancas, vermelhas e plaquetas do sangue, náuseas, vômitos, diarréia, dor abdominal, fezes com sangue, problemas no fígado, febre, calafrios, diminuição de apetite, vermelhidão de pele, perda de cabelo, aftas, dores nas juntas, problemas nos olhos (retinopatia), falta de ar, pressão baixa.

- PARA CICLOFOSFAMIDA: náuseas, vômitos, perda de cabelo, risco aumentado de infecções, anemia, toxicidade para medula óssea, infecções na bexiga, risco de sangramento (redução do número de plaquetas);

- PARA DANAZOL: distúrbios da menstruação, ganho de peso, calorões, inchaço, escurecimento da urina, cansaço, sono, espinhas, aumento da oleosidade do cabelo e pele, náuseas, vômitos, alteração da voz,

- PARA IMUNOGLOBULINA: dor de cabeça, calafrios, febre, reações no local de aplicação da injeção que incluem dor, coceira e vermelhidão. Problemas renais também já foram relatados (aumento de creatinina e uréia no sangue, seguido de oligúria e anúria, insuficiência renal aguda, necrose tubular aguda, nefropatia tubular proximal, nefrose osmótica).

- PARA VINCRISTINA: queda de cabelo, formigamentos, dificuldades de coordenação dos movimentos, prisão de ventre, dor abdominal, cólicas, vômitos, diarreia, dificuldade para urinar, perda de peso, febre, dor de cabeça, feridas na boca.

- medicamentos estão contra-indicados em casos de hipersensibilidade (alergia) aos fármacos;

- o risco da ocorrência de efeitos adversos aumenta com a superdosagem.

Estou ciente de que este medicamento somente pode ser utilizado por mim, comprometendo-me a devolvê-lo caso não queira ou não possa utilizá-lo ou se o tratamento for interrompido. Sei também que continuarei ser atendido, inclusive em caso de eu desistir de usar o medicamento.

Meu tratamento constará do seguinte medicamento:

( ) azatioprina

( ) ciclofosfamida

( ) danazol

( ) imunoglobulina humana

( ) vincristina

Autorizo o Ministério da Saúde e as Secretarias de Saúde a fazer uso de informações relativas ao meu tratamento, desde que assegurado o anonimato.

Local: Data:
Nome do paciente:
Cartão Nacional de Saúde:
Nome do responsável legal:
Documento de identificação do responsável legal:
_____________________________________ Assinatura do paciente ou do responsável legal
Médico Responsável: CRM: UF:
___________________________
Assinatura e carimbo do médico Data:____________________

OBSERVAÇÃO: Este Termo é obrigatório ao se solicitar o fornecimento de medicamento do Componente Especializado da Assistência Farmacêutica (CEAF) e deverá ser preenchido em duas vias, ficando uma arquivada na farmácia e a outra entregue ao usuário ou seu responsável legal.

Nota 1: A administração endovenosa de metilprednisolona é contemplada pelo procedimento 0303020016 - PULSOTERAPIA I (POR APLICAÇÃO), da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais do SUS.

Nota 2: A administração endovenosa de vincristina pode ser contemplada pelo procedimento 03.03.02.006-7 - TRATAMENTO DE DEFEITOS DA COAGULAÇÃO, PÚRPURA E OUTRAS AFECÇÕES HEMORRÁGICAS, da Tabela de Procedimentos, Medicamentos, Órteses, Próteses e Materiais do SUS, que é compatível com o código D69.3 - Púrpura Trombocitopênica Idiopática, da CID-10.