RedeBra HPCS realizou primeiro encontro presencial de 2011
Grupos de trabalho apresentaram resultados e traçaram objetivos para as novas ações da Rede
A Rede Brasileira de História e Patrimônio Cultural da Saúde (RedeBra HPCS) reuniu 18 representantes das instituições-membro, no auditório da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), no dia 28 de março.
Entre as principais atividades realizadas, destacaram-se a validação dos formulários de cadastro online para pessoas físicas e jurídicas e a apresentação dos resultados obtidos pelos quatro grupos de trabalho (GTs): Adesão, Gestão de Fontes de Informação de Bens Arquitetônicos, Biografias de Personalidades da Saúde Pública e GT Bens Arquivísticos.
Os participantes puderam conhecer a Base de Acervo Digital de Boas Práticas de HPCS e o Planejamento de Comunicação Social que, além da proposta de ações, estratégias e práticas coletivas, sugeriu ao grupo a criação de um conselho editorial e equipe decorrespondentes entre as instituições parceiras.
Também foram criados três novos GTs: Biblioteca, Museus e Comunicação, para contemplar outros segmentos de atuação da RedeBra HPCS.
Para Danielle Gouveia (CGDI/SAA/SE/MS), que integra a Secretaria Executiva da Rede, a reunião foi muito positiva: “Conseguimos discutir e dar encaminhamento a várias questões pendentes. Ainda em abril, pretendemos disponibilizar no Portal os formulários que foram validados pelas instituições presentes. Essa será uma etapa importantíssima para o avanço e consolidação da RedeBra HPCS,“ enfatizou.
Os trabalhos foram coordenados por Yara Monteiro, pesquisadora do Instituto de Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo (IS-SES/SP) e Secretária-Executiva da RedeBra HPCS.
Fonte: Página da Coordenação-Geral de Documentação e Informação (CGDI/SAA/SE/MS)/Intranet do Ministério da Saúde.